Rio: Fiscalização apreende mais de uma tonelada de alimentos impróprios no estado
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ descartaram mais de uma tonelada de alimentos impróprios para consumo durante fiscalizações realizadas entre os dias 24 e 31 de março. Somente nesta segunda-feira (31), os agentes identificaram 485,4 kg de produtos inadequados, como costela, salsicha, coxa e sobrecoxa de frango, em um supermercado localizado no bairro Barro Vermelho, em São Gonçalo. O responsável pelo estabelecimento foi encaminhado à polícia para prestar esclarecimentos.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Além dos alimentos impróprios, os fiscais encontraram diversas irregularidades no local, incluindo a presença de vetores na área de manipulação de alimentos, produtos armazenados diretamente no chão, pisos quebrados e chão rugoso.
Outras operações ocorreram em Nova Iguaçu e na capital. No primeiro mercado autuado, os agentes constataram a ausência de tela de proteção na área externa, lixeiras sem pedal, pisos e revestimentos de parede danificados e produtos mal armazenados. Entre os itens descartados estavam 21,6 kg de molho de tomate, alguns estourados e infestados por baratas; 5,5 kg de doce de cocada branca com leite; 4,5 kg de doce de goiaba; 2,5 kg de doce de abóbora com coco; e 2,7 kg de doce de mamão.
No segundo mercado, os fiscais identificaram 10 botijões de GLP na área da padaria, em desacordo com as normas do Corpo de Bombeiros (CBMERJ), que exigem aprovação prévia para esse tipo de armazenamento.
Já no terceiro estabelecimento inspecionado, os agentes flagraram paletes e estrados de madeira em todas as câmaras frias, além de cozinha suja, chão rugoso na área de resfriamento e acúmulo de água no chão. As operações continuam para garantir a segurança alimentar dos consumidores.