A Operação Segurança Presente começou 2025 com números expressivos. Entre janeiro e abril, o programa registrou um salto de 51% no número de registros gerados a partir de abordagens, que passaram de 3 mil para 4,5 mil. As prisões também cresceram: foram 1.219 no primeiro quadrimestre, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, os agentes realizaram 437 mil abordagens nos quatro primeiros meses do ano.
“O Segurança Presente é o maior programa de polícia de proximidade do país, amplamente aprovado pela população. É um programa que não apenas reduz os índices de criminalidade, como também passa uma sensação de segurança para as pessoas que circulam naquela região”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Os dados reforçam a consolidação da operação, que completa 11 anos em 2025. Com estratégias mais refinadas, integração com a sociedade e uso de tecnologia, os agentes têm atuado com mais precisão, mesmo mantendo praticamente o mesmo número de abordagens que no início de 2024.
“Os resultados são fruto de investimentos em tecnologia, inteligência e capacitação, que têm permitido identificar crimes com mais precisão e agir com mais eficiência”, destacou o secretário de Estado de Governo, André Moura.