Estado do RioRio de Janeiro

Estado do Rio poderá ganhar mais dois hospitais oncológicos

Compartilhe

Durante agenda oficial em Pequim nesta sexta-feira (18/04), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, iniciou tratativas com a China Isotope and Radiation Corporation (CIRC), empresa especializada em medicina nuclear, radioterapia e produção de radiofármacos. O objetivo é viabilizar a aquisição de equipamentos de última geração para o Hospital de Oncologia de Nova Friburgo, na Região Serrana, além de estabelecer parcerias para capacitação técnica das equipes médicas.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Além da unidade em Nova Friburgo, o governador anunciou a construção de dois novos hospitais oncológicos, previstos para começar em 2025, nas regiões do Norte/Noroeste fluminense e de São Gonçalo. As novas unidades fazem parte do plano de ampliação e modernização da rede estadual de atendimento ao câncer.

— Nosso foco é fortalecer a estrutura da rede oncológica com tecnologia e qualificação profissional. As parcerias público-privadas são fundamentais para acelerar esse processo — afirmou Cláudio Castro.

A parceria com a CIRC também prevê o envio de especialistas chineses ao estado em maio para uma visita técnica, na qual será avaliada a demanda de equipamentos e serviços para o novo hospital. A empresa, referência global no setor, oferecerá ainda suporte técnico em radioproteção, detecção de radiação e consultoria nuclear.

Durante a reunião, também foi discutido o modelo de contrato TurnKey, no qual um único fornecedor assume todas as etapas do projeto – desde o planejamento e construção até a entrega dos equipamentos e treinamento das equipes.


O Governo do Estado do Rio de Janeiro vem realizando investimentos significativos na área oncológica. Em 2024, foram aplicados R$ 90 milhões para o Incentivo à Assistência Oncológica. Um dos principais avanços foi a ampliação da capacidade de diagnóstico do Rio Imagem Baixada, unidade inaugurada em julho de 2023 com capacidade para até 40 mil exames por mês. Em 2023, foram realizadas 75.281 mamografias, um aumento de 28,5% em relação ao ano anterior.

Com 90% das obras concluídas, o Hospital de Oncologia de Nova Friburgo recebeu investimento aproximado de R$ 75 milhões e contará com centro de imagem moderno e estrutura completa para o tratamento de pacientes. Já o Instituto do Câncer da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, atuará em complemento ao Rio Imagem, oferecendo 66 leitos, 20 consultórios e aparelho de PET Scan.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %