Rio de JaneiroSegurança

Rio: Governo aciona Forças Armadas para a Cúpula do BRICS

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o emprego das Forças Armadas para atuar na segurança da Cúpula do BRICS, que será realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado nesta terça-feira (1º) e estabelece uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entre os dias 2 e 9 de julho.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

De acordo com o texto, as Forças Armadas atuarão em conjunto com os órgãos de segurança pública federais e estaduais com o objetivo de proteger os chefes de Estado, ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países-membros — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O decreto define áreas estratégicas de atuação, como o perímetro externo do Museu de Arte Moderna, Marina da Glória, Monumento Estácio de Sá e o Hotel Fairmont Copacabana, além dos hotéis que vão abrigar as delegações. Também haverá operações nas rotas de deslocamento das comitivas, no Aeroporto Internacional Tom Jobim e em áreas marítimas de interesse relacionadas ao evento.

A operação seguirá as diretrizes do Plano Estratégico Integrado de Segurança da Presidência Brasileira do BRICS 2025 e será coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também anunciou medidas específicas para o controle do espaço aéreo. Aeronaves que não tiverem autorização de voo ou entrarem em áreas restritas poderão ser interceptadas e, em casos extremos, abatidas. Pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos de 2016, a FAB utilizará mísseis acoplados a caças em operações de segurança. O número de aeronaves envolvidas não foi divulgado.

No total, 670 militares foram mobilizados para atuar na defesa aeroespacial durante o evento.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %