Niterói

Niterói prorroga inscrições para o Programa Aluguel Universitário

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói prorrogou até quinta-feira (10) o prazo de inscrições para o Programa Aluguel Universitário, considerado o maior auxílio municipal de moradia estudantil do país. A iniciativa oferece um benefício mensal de R$ 700 a mil estudantes de graduação e pós-graduação, matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas localizadas no município.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

As inscrições, que inicialmente se encerrariam nesta terça-feira (8), devem ser feitas pela plataforma Colab ou pelo site oficial do programa: niteroi.rj.gov.br/alugueluniversitario. Podem participar estudantes maiores de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos, regularmente matriculados em cursos presenciais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de ampliar o acesso à moradia para estudantes, o programa tem como objetivo estimular a permanência universitária na cidade e incentivar a ocupação residencial da região central de Niterói, que passa por um processo de reurbanização. Atualmente, a cidade abriga cerca de 70 mil universitários e ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de escolaridade, de acordo com dados do IBGE (2022).

A área de abrangência do benefício inclui o Centro e trechos dos bairros São Domingos e São Lourenço. Os estudantes contemplados deverão residir nesses locais e apresentar contrato de aluguel, que será verificado por meio de visitas domiciliares. O mapa com os limites da área válida está disponível na legislação que regulamenta o programa e será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.

“Estamos orgulhosos de lançar o Programa Aluguel Universitário, o maior projeto de aluguel e moradia para estudantes do Brasil. Comecei minha trajetória política na União dos Estudantes de Niterói, na década de 1990. Fico feliz de apoiar políticas públicas para a juventude. Em agosto, vamos selecionar mil estudantes e não vamos parar por aí. Através do incentivo ao estudo, vamos fortalecer a economia local e a revitalização da região central. Niterói avança com políticas inteligentes que fazem a diferença na vida das pessoas”, reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O benefício terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de renovação até o término do curso, respeitando o limite de dois anos além do tempo regular da graduação ou pós-graduação. A reprovação por faltas em qualquer disciplina poderá resultar na perda do auxílio, e o acúmulo com outros benefícios habitacionais de mesma natureza não será permitido.

Para o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, a iniciativa representa mais do que uma política de permanência estudantil: “Iniciativas como esse programa são transformadoras de vidas. Mais do que uma política de permanência estudantil, o Programa Aluguel Universitário é uma política para o sucesso dos alunos”, celebrou o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Claudio Lucas da Nóbrega.

A medida integra a estratégia da Prefeitura de Niterói para promover o desenvolvimento social e econômico, fortalecer a economia local e reduzir o tempo de deslocamento dos estudantes, favorecendo sua rotina acadêmica.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, João Pedro Boechat, o programa marca um avanço significativo: “Lançamos uma iniciativa inovadora, que surge como a maior política de auxílio moradia para estudantes do país. A Prefeitura acredita nos jovens”, afirmou o coordenador de políticas públicas para a juventude, João Pedro Boechat.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %