A Embratur e a Prefeitura de Maricá (RJ) iniciaram tratativas para ampliar a visibilidade do município no mercado internacional de turismo. Em reunião realizada nesta terça-feira (15), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu o prefeito Washington Quaquá e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Antônio Grassi, com o objetivo de apresentar ferramentas e estratégias voltadas à atração de visitantes estrangeiros.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Durante o encontro, a equipe técnica da Embratur apresentou as plataformas de inteligência de dados desenvolvidas pela Agência, que podem auxiliar na formulação de políticas locais voltadas à promoção internacional do destino.
Segundo Freixo, Maricá reúne atributos naturais e culturais que reforçam seu potencial turístico. “No mercado norte-americano, por exemplo, cerca de 44% dos viajantes afirmaram que escolhem os destinos por verem em filmes e séries. Por meio da nossa parceria, a Nefllix criou até um catálogo de produções gravadas em nosso país e vem muito mais por aí”, disse.
O prefeito Washington Quaquá destacou os investimentos realizados no setor e a preparação da cidade para receber turistas internacionais.
“O investimento que Maricá está fazendo no turismo é muito grande e a gente sabe que é um grande destino, um grande potencial turístico que a gente tem ali no Brasil. Estamos confiantes de que nossa estratégia vai dar certo com base nos resultados do governo Lula e aqui da Embratur em relação ao crescimento do turismo do Brasil, que são espetaculares. Nós queremos pegar um pouco da aba aqui do conhecimento e da tecnologia que a Agência vem desenvolvendo para poder trazer os turistas para a Maricá”, afirmou.
O secretário Antônio Grassi ressaltou o desenvolvimento do setor audiovisual como uma das apostas da cidade. Segundo ele, eventos culturais e a promoção do município como cenário de produções são pilares da nova estratégia. “Estamos lançando a MARÉ (Maricá, arte, roteiros e experiências). Por meio deles, teremos uma série de agendas, como festivais de música, literatura, cinema etc. Estamos preparando muitos atrativos para a nossa cidade e acreditamos que, com a parceria da Embratur, vamos conseguir atrair público de muitos lugares. Além disso, temos um potencial enorme de ser cenário de produções culturais. Também queremos focar nisso”, afirmou.
Freixo destacou ainda a parceria vigente entre a Embratur e a Netflix, voltada à divulgação dos destinos brasileiros como cenários de filmes e séries. “No mercado norte-americano, por exemplo, cerca de 44% dos viajantes afirmaram que escolhem os destinos por verem em filmes e séries. Por meio da nossa parceria, a Nefllix criou até um catálogo de produções gravadas em nosso país e vem muito mais por aí”, disse.
Ao final do encontro, a Embratur se colocou à disposição para apoiar o município no uso de dados estratégicos e na participação em feiras e eventos internacionais voltados à promoção turística.