Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
PF prende presidente da Alerj por suposto vazamento de informações

PF prende presidente da Alerj por suposto vazamento de informações

dezembro 3, 2025

CompartilheO presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (3), durante uma reunião na própria sede da corporação. Ele é investigado por suspeita de ter vazado informações sigilosas da Operação Zargun, que resultou na prisão do então deputado estadual TH Joias.

Rio: Incêndio de grandes proporções atinge pavilhão da Ceasa e mobiliza sete quartéis

Rio: Incêndio de grandes proporções atinge pavilhão da Ceasa e mobiliza sete quartéis

dezembro 3, 2025

CompartilheUm incêndio de grandes proporções atingiu, na madrugada desta quarta-feira (3), um dos pavilhões da Ceasa, em Irajá, na Zona Norte do Rio. A central de abastecimento, considerada a maior do estado, teve ao menos 28 lojas afetadas pelas chamas. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as

Padrasto é preso em flagrante suspeito de matar enteado de 2 anos em Queimados

Padrasto é preso em flagrante suspeito de matar enteado de 2 anos em Queimados

dezembro 2, 2025

CompartilheUm homem foi preso em flagrante, na noite de segunda-feira, em Queimados, na Baixada Fluminense, sob suspeita de ter matado o enteado de 2 anos. A ação foi realizada por policiais da 55ª DP (Queimados), com apoio do 24º BPM. O suspeito, identificado como Paulo Cesar da Silva Santos, de 23 anos, foi detido momentos

Firjan Sesi realiza torneio de robótica em Nova Iguaçu; saiba como assistir ao evento

Firjan Sesi realiza torneio de robótica em Nova Iguaçu; saiba como assistir ao evento

dezembro 2, 2025

CompartilheA Escola Firjan Sesi de Nova Iguaçu realiza, nesta quarta e sexta-feira, das 9h às 17h, um torneio de robótica que reunirá cerca de 500 estudantes com idades entre 9 e 15 anos. O evento será aberto ao público, e as inscrições para assistir à competição podem ser feitas até o último dia no site

Carro usado em sequestro de jovem em Niterói é encontrado carbonizado na Baixada

Carro usado em sequestro de jovem em Niterói é encontrado carbonizado na Baixada

dezembro 2, 2025

CompartilheA Polícia Civil localizou, na tarde desta segunda-feira (1º), o veículo supostamente utilizado no sequestro de Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, ocorrido em 24 de novembro, no bairro de Itaipu, Região Oceânica de Niterói. O automóvel, completamente carbonizado, foi encontrado em Imbariê, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nas proximidades do local onde

Quanto custa almoçar no seu bairro? Estudo revela contraste no Rio

Quanto custa almoçar no seu bairro? Estudo revela contraste no Rio

dezembro 1, 2025

CompartilheA Urca registra o almoço mais caro do Rio de Janeiro, enquanto o Complexo do Alemão apresenta o menor valor médio por refeição, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), com base em dados da Alelo. A disparidade chega a 246,8%, o que representa uma diferença mensal de aproximadamente R$ 909,70 para quem

No sexto dia da Operação Barricada Zero, moradores relatam clima de tensão em Costa Barros

No sexto dia da Operação Barricada Zero, moradores relatam clima de tensão em Costa Barros

dezembro 1, 2025

CompartilheNesta segunda-feira (1º), a Operação Barricada Zero chegou ao seu sexto dia com ações das polícias Militar e Civil em comunidades de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, e em municípios da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense. As equipes atuam na retirada de barricadas instaladas por grupos criminosos, como o Comando Vermelho e

Trem do Samba celebra 30 anos neste sábado com shows gratuitos e programação especial

Trem do Samba celebra 30 anos neste sábado com shows gratuitos e programação especial

dezembro 1, 2025

CompartilheA 30ª edição do Trem do Samba será realizada neste sábado (6), com saída programada às 18h04 da Estação Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio. O evento, que integra o calendário oficial da cidade, contará com shows gratuitos distribuídos por quatro palcos e mais de 20 rodas de samba

MPRJ denuncia PMs por peculato e furto em megaoperação

MPRJ denuncia PMs por peculato e furto em megaoperação

dezembro 1, 2025

CompartilheO Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou seis policiais militares por crimes de peculato e furto supostamente cometidos durante a Megaoperação Contenção, realizada em 28 de outubro nos complexos da Penha e do Alemão. As acusações foram apresentadas em dois inquéritos distintos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Dezembro Vermelho: São Gonçalo faz ações de prevenção ao HIV e ISTs

Dezembro Vermelho: São Gonçalo faz ações de prevenção ao HIV e ISTs

dezembro 1, 2025

CompartilheA Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta segunda-feira (1º), a programação do Dezembro Vermelho, campanha voltada à prevenção e conscientização sobre HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A abertura ocorreu na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, das 9h às 12h, com distribuição de preservativos, autotestes de HIV, gel lubrificante e materiais informativos. ✅ Clique

Anterior Próximos