Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Rio terá calorão e ventos fortes nessa segunda-feira, 06

Rio terá calorão e ventos fortes nessa segunda-feira, 06

outubro 6, 2025

CompartilheApós um início de semana marcado pelo calor e ventos fortes, o tempo muda nesta terça-feira (07) no Rio de Janeiro com a chegada de uma frente fria. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Segundo o Sistema Alerta Rio, a segunda-feira deve

Rio registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; caso é investigado em Niterói

Rio registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; caso é investigado em Niterói

outubro 4, 2025

CompartilheO Rio de Janeiro confirmou neste sábado (4) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A notificação foi feita em Niterói, na Região Metropolitana, e está sendo investigada. Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde à CNN, o caso aguarda o resultado de análises laboratoriais para confirmar ou descartar a contaminação. Até então, o

RJ: Firjan aponta aumento de 10% no número de roubos de carga no estado

RJ: Firjan aponta aumento de 10% no número de roubos de carga no estado

outubro 4, 2025

CompartilheO Panorama de Segurança Pública elaborado pela Firjan aponta um aumento de 10% no número de ocorrências de roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro, entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Foram 188 casos a mais que no mesmo período de 2024. Esse índice representa uma média de 8 ocorrências

Ministério da Saúde anuncia aquisição de antídotos contra intoxicação por metanol

Ministério da Saúde anuncia aquisição de antídotos contra intoxicação por metanol

outubro 4, 2025

CompartilheO ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (5), em Teresina (PI), a compra de 2.500 unidades de fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, geralmente associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Bondinho de Santa Teresa ganha destino esquecido há décadas

Bondinho de Santa Teresa ganha destino esquecido há décadas

outubro 4, 2025

CompartilheApós mais de cinco décadas, o bondinho de Santa Teresa retomará a ligação com o Trem do Corcovado, em trecho interrompido desde 1966. A obra, que inclui a recuperação da linha entre as estações Dois Irmãos e Silvestre, está em fase final e a previsão é de conclusão no próximo dia 27. Os testes operacionais

Corpos ‘mumificados’ encontrados em hospital do Rio

Corpos ‘mumificados’ encontrados em hospital do Rio

outubro 3, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu investigação para apurar irregularidades no tratamento de cadáveres no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte da capital. Durante diligências realizadas nesta sexta-feira (3), agentes da 23ª DP encontraram quatro corpos mumificados no necrotério da unidade de saúde. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Centro de Niterói vai ganhar novo bilhão em investimentos

Centro de Niterói vai ganhar novo bilhão em investimentos

outubro 3, 2025

CompartilheA revitalização do Centro de Niterói avança com a confirmação de um novo investimento privado de grande porte. Nesta quinta-feira (2), o prefeito Rodrigo Neves recebeu representantes da construtora Emccamp, empresa mineira com quase 50 anos de atuação no mercado imobiliário, e assinou o alvará que autoriza a construção de um novo empreendimento habitacional e

Maricá participa da Rio+Agro 2025 no Riocentro

Maricá participa da Rio+Agro 2025 no Riocentro

outubro 3, 2025

CompartilheA Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia Maricá Alimentos (AMAR), está presente na Rio+Agro 2025, considerada a maior feira agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. O evento ocorre até sexta-feira (3), no Riocentro, na Barra da Tijuca, reunindo expositores e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação no setor rural. ✅Clique aqui

Igrejas e comércios do Andaraí fecham após ameaças ligadas a cobrança de taxa de segurança

Igrejas e comércios do Andaraí fecham após ameaças ligadas a cobrança de taxa de segurança

outubro 3, 2025

CompartilheIgrejas e estabelecimentos comerciais no Andaraí, Zona Norte do Rio, suspenderam atividades nesta quinta-feira (2) após relatos de ameaças feitas por criminosos. Segundo moradores, os responsáveis exigiam o pagamento de valores que variavam a partir de R$ 1 mil para permitir o funcionamento dos locais. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Você está na lista? Veja quem deixa de pagar Imposto de Renda com a nova regra

Você está na lista? Veja quem deixa de pagar Imposto de Renda com a nova regra

outubro 3, 2025

CompartilheA Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 5 mil por mês. A proposta, considerada prioridade pelo governo federal, segue agora para apreciação no Senado. Caso seja aprovada até dezembro, a nova regra

Anterior Próximos