Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Prefeitura e Polícia Civil realizam ação contra cobrança irregular em vagas públicas de Niterói

Prefeitura e Polícia Civil realizam ação contra cobrança irregular em vagas públicas de Niterói

agosto 26, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em parceria com a 79ª Delegacia de Polícia Civil, realizou na noite de sexta-feira (22) mais uma etapa da Operação Donos da Rua, no polo gastronômico de São Francisco, Zona Sul da cidade. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Tiroteio no Centro de Niterói deixa um preso e apreensões de armas e drogas

Tiroteio no Centro de Niterói deixa um preso e apreensões de armas e drogas

agosto 26, 2025

CompartilheUm homem de 22 anos foi preso após ser baleado durante um confronto com a Polícia Militar na comunidade da Chácara, no Centro de Niterói, na tarde desta segunda-feira (25). A ação, realizada pelo 12º BPM (Niterói), resultou também na apreensão de uma pistola, drogas e rádios transmissores. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ

Paralisação afeta seis linhas de ônibus no Rio; veja alternativas

Paralisação afeta seis linhas de ônibus no Rio; veja alternativas

agosto 26, 2025

CompartilheSeis linhas de ônibus operadas pela Viação Três Amigos tiveram a circulação interrompida na manhã desta terça-feira (26) na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio). ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu

Banana, aipim e tomate impulsionam economia e preservam tradições em Itaguaí, Maricá e Paty do Alferes

Banana, aipim e tomate impulsionam economia e preservam tradições em Itaguaí, Maricá e Paty do Alferes

agosto 25, 2025

Compartilhe Três produtos agrícolas se destacam como símbolos culturais e econômicos de municípios do estado do Rio de Janeiro: a banana de Itaguaí, o aipim de Maricá e o tomate de Paty do Alferes. Além de sua relevância na culinária e na geração de renda, esses alimentos carregam métodos de produção tradicionais e identidade própria,

Viatura da PM capota após ser atingida por carro na Linha Amarela

Viatura da PM capota após ser atingida por carro na Linha Amarela

agosto 24, 2025

CompartilheNa manhã deste domingo (24), uma viatura da Polícia Militar foi atingida por um carro em alta velocidade na Linha Amarela, na altura do Méier, Zona Norte do Rio. Segundo a corporação, o veículo policial estava estacionado próximo a um dos acessos da via no momento da colisão.  ✅ Clique aqui para seguir o canal

Rio: Acidente na Lagoa-Barra deixa dois feridos graves

Rio: Acidente na Lagoa-Barra deixa dois feridos graves

agosto 24, 2025

CompartilheNa madrugada deste domingo (24), um acidente envolvendo dois veículos deixou duas pessoas gravemente feridas na Autoestrada Lagoa-Barra, na altura de São Conrado, Zona Sul do Rio. As vítimas foram identificadas como Elivélton Santos, de 30 anos, e Carine Lima, de 27. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Polícia realiza prisão de adolescentes em Niterói

Polícia realiza prisão de adolescentes em Niterói

agosto 24, 2025

CompartilhePoliciais do 12º Batalhão da Polícia Militar realizaram, no sábado (23), a prisão de um homem e a apreensão de dois adolescentes na comunidade do Serrão, em Niterói. De acordo com a corporação, um dos menores tinha um mandado de busca e apreensão em aberto. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Saquarema inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Saquarema inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

agosto 23, 2025

CompartilheA Prefeitura de Saquarema inicia na próxima terça-feira (12/08) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as pastas de Agricultura, Direitos dos Animais e Defesa Civil, e tem como objetivo imunizar os pets a partir dos três meses de idade. Em

Maricá será palco do maior evento de capoeira profissional do mundo em setembro

Maricá será palco do maior evento de capoeira profissional do mundo em setembro

agosto 23, 2025

CompartilheEntre os dias 10 e 13 de setembro, Maricá vai se transformar na capital mundial da capoeira ao sediar a 10ª edição do Volta ao Mundo Bambas (VMB10), considerado o maior evento de capoeira profissional do planeta. A competição acontecerá na Arena da Barra e deve reunir mais de 500 capoeiristas de diferentes estados brasileiros,

Rocinha terá aulão de defesa pessoal para mulheres

Rocinha terá aulão de defesa pessoal para mulheres

agosto 23, 2025

CompartilheComo parte das ações do Agosto Lilás, campanha dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas e o Instituto Reação, promoverá uma aula gratuita de defesa pessoal

Anterior Próximos