Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
MP apura suspeita de fraude em contratos da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo

MP apura suspeita de fraude em contratos da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo

julho 11, 2025

CompartilheO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (11), mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ex-integrantes da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo. A ação tem como objetivo reunir elementos para apurar supostas irregularidades em contratos públicos firmados pela pasta. ✅ Clique aqui para seguir

São Gonçalo: Avenida Presidente Kennedy recebe pavimentação do Projeto MUVI

São Gonçalo: Avenida Presidente Kennedy recebe pavimentação do Projeto MUVI

julho 11, 2025

CompartilheUm trecho da Avenida Presidente Kennedy, localizado entre a Rua Monteiro Lobato e a Avenida São Miguel, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, foi pavimentado nesta quarta-feira (9). A intervenção integra o trecho 4 do Projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Rio: Influenciadora é presa por maus-tratos e golpes em vendas online

Rio: Influenciadora é presa por maus-tratos e golpes em vendas online

julho 10, 2025

Compartilhe A influenciadora Gabriele Santos Silva foi presa em flagrante nesta quinta-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Procon-RJ, que apura crimes contra o consumidor relacionados à venda fraudulenta de tênis por meio de um site de e-commerce. A prisão ocorreu em Vila Velha, no Espírito

Governador Cláudio Castro nomeia Priscila Sakalem como secretária de Transporte

Governador Cláudio Castro nomeia Priscila Sakalem como secretária de Transporte

julho 10, 2025

Compartilhe O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou nesta quinta-feira (10/07) a advogada Priscila Sakalem como nova titular da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado. Ela assume o cargo anteriormente ocupado por Washington Reis. ✅ Clique aqui para seguir

Firjan manifesta preocupação com tarifas dos EUA

Firjan manifesta preocupação com tarifas dos EUA

julho 10, 2025

Compartilhe A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) expressou preocupação com a recente decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras, a partir de 1º de agosto. A medida se soma às tarifas já aplicadas em março deste ano, que estabeleceram alíquotas

Seis presos em operação da Polícia Civil na Baixada

Seis presos em operação da Polícia Civil na Baixada

julho 10, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quinta-feira (10), uma operação em Mesquita, na Baixada Fluminense, com o objetivo de combater a expansão territorial de uma das principais facções criminosas do estado. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e contou com o apoio de outras delegacias

MetrôRio abre inscrições para Programa de Estágio 2025

MetrôRio abre inscrições para Programa de Estágio 2025

julho 10, 2025

CompartilheO MetrôRio está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2025, oferecendo 13 vagas para estudantes de cursos técnicos e de graduação. A iniciativa busca atrair novos talentos que desejam iniciar a trajetória profissional ainda no próximo ano. Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de julho. ✅ Clique aqui para seguir o

Rio: MPRJ suspende exigência do cartão Jaé para idosos no transporte

Rio: MPRJ suspende exigência do cartão Jaé para idosos no transporte

julho 9, 2025

CompartilheA Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, a pedido do Ministério Público do Estado (MPRJ), a obrigatoriedade do uso do cartão Jaé por pessoas idosas no transporte público municipal. A decisão foi concedida durante o plantão judiciário da capital e determina que a Prefeitura do Rio só poderá exigir o novo bilhete eletrônico quando todos

Polícia Civil desmantela esquema de falsa portabilidade de crédito

Polícia Civil desmantela esquema de falsa portabilidade de crédito

julho 9, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Falsa Portabilidade, que tem como alvo um esquema de fraudes em empréstimos consignados. Até o momento, sete pessoas foram presas, incluindo Julia Garcia Domingues, filha do cantor Mr. Catra, falecido em 2018. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Nova Iguaçu amplia vacinação contra meningite com nova dose aos 12 meses

Nova Iguaçu amplia vacinação contra meningite com nova dose aos 12 meses

julho 9, 2025

CompartilheA Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra a meningite nas unidades de saúde da cidade. A partir deste mês, crianças de 12 meses passam a receber a vacina meningocócica ACWY, em conformidade com a nova diretriz do Ministério da Saúde. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Anterior Próximos