Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
RJ: Governo do Estado divulga 2,1 mil vagas de emprego formal, estágio e jovem aprendiz

RJ: Governo do Estado divulga 2,1 mil vagas de emprego formal, estágio e jovem aprendiz

dezembro 16, 2025

CompartilheO Governo do Estado divulga, esta semana, 2.130 oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz no Rio de Janeiro, captadas pela Secretaria de Trabalho e Renda. Por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) são oferecidas 733 posições com carteira assinada, distribuídas pelas regiões Metropolitana, Serrana e Médio Paraíba. Para quem busca estágio ou

Pesquisa da OAB-RJ aponta que 67% das advogadas vítimas de violência não denunciaram os agressores

Pesquisa da OAB-RJ aponta que 67% das advogadas vítimas de violência não denunciaram os agressores

dezembro 15, 2025

CompartilheUma pesquisa realizada pela Ouvidoria da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) revelou que 67,7% das advogadas que sofreram violência física ou psicológica não denunciaram seus agressores. O levantamento, intitulado “Ser Advogada Não me Salva”, contou com a participação de 989 profissionais do Direito.  Clique aqui para seguir

Virada no tempo com risco de temporais marca o início da semana no Rio

Virada no tempo com risco de temporais marca o início da semana no Rio

dezembro 15, 2025

CompartilheO início da semana será marcado por mudanças nas condições do tempo no Rio de Janeiro. Segundo o Climatempo, a instabilidade começa a se intensificar a partir do fim da manhã desta segunda-feira, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais em diferentes regiões do estado.  Clique aqui para seguir

MEI: como funciona a formalização e a contribuição ao INSS

MEI: como funciona a formalização e a contribuição ao INSS

dezembro 15, 2025

CompartilheA formalização como Microempreendedor Individual (MEI) oferece aos pequenos negócios uma série de benefícios, como a simplificação do pagamento de impostos e a regularização perante a Receita Federal. Além disso, ao se cadastrar, o empreendedor também se vincula à Previdência Social, o que garante uma rede de proteção em casos de acidente, prisão, falecimento ou

Prefeito Eduardo Paes decreta ponto facultativo para final do Intercontinental

Prefeito Eduardo Paes decreta ponto facultativo para final do Intercontinental

dezembro 15, 2025

CompartilheO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta segunda-feira (15) a decretação de ponto facultativo para os servidores municipais na próxima quarta-feira (17), a partir do meio-dia. A medida foi adotada em razão da final da Copa Intercontinental, disputada entre Flamengo e Paris Saint-Germain (PSG), marcada para as 14h (horário de Brasília).

Vasco elimina o Fluminense nos pênaltis e garante vaga na final da Copa do Brasil

Vasco elimina o Fluminense nos pênaltis e garante vaga na final da Copa do Brasil

dezembro 15, 2025

CompartilheO Vasco está na final da Copa do Brasil. A classificação foi confirmada na noite deste domingo, no Maracanã, após vitória vascaína por 3 a 1 nas penalidades máximas, depois de derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar. O goleiro Léo Jardim foi decisivo ao defender as cobranças de John Kennedy e Canobbio, garantindo

Niterói anuncia Réveillon com shows e fogos silenciosos

Niterói anuncia Réveillon com shows e fogos silenciosos

dezembro 14, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói divulgou a programação oficial do Réveillon 2026, que prevê atrações musicais, queima de fogos em seis pontos da cidade e um esquema integrado de segurança, limpeza urbana e mobilidade. O principal palco da virada será montado na Praia de Icaraí, onde a expectativa é reunir cerca de 400 mil pessoas. ✅Clique

Zagueiros decidem para o Flamengo que avança para a final da Copa Intercontinental

Zagueiros decidem para o Flamengo que avança para a final da Copa Intercontinental

dezembro 13, 2025

CompartilheO Flamengo venceu o Pyramids, do Egito, neste sábado (13), no Estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar, e garantiu vaga na final da Copa Intercontinental, onde enfrentará o Paris Saint-Germain. Léo Pereira e Danilo marcaram os gols da equipe brasileira, ambos após assistências de Arrascaeta. O resultado também confirmou o título rubro-negro da

Flamengo enfrenta o Pyramids do Egito pela semifinal da Copa Intercontinental; veja onde assistir

Flamengo enfrenta o Pyramids do Egito pela semifinal da Copa Intercontinental; veja onde assistir

dezembro 13, 2025

CompartilheO Flamengo entra em campo neste sábado (13), às 14h (horário de Brasília), para enfrentar o Pyramids, do Egito, pela semifinal da Copa Intercontinental. A partida será disputada no Estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Catar. A equipe comandada por Filipe Luís chega à semifinal após eliminar o Cruz Azul, do México, na fase

Suspeito de chefiar tráfico na Baixada Fluminense passou 15 dias em Paris, aponta Polícia

Suspeito de chefiar tráfico na Baixada Fluminense passou 15 dias em Paris, aponta Polícia

dezembro 12, 2025

CompartilheRafael da Silva Titara, conhecido como Galo e apontado pela Polícia Civil como integrante do Comando Vermelho e líder do tráfico na comunidade Az de Ouro — área situada entre Anchieta, no Rio, e Nilópolis, na Baixada Fluminense — viajou ao exterior e passou 15 dias na França, segundo informações das investigações. Ele é um

Anterior Próximos