Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Rio: Zona Oeste ganha programa que une aprendizado, inclusão e envelhecimento ativo

Rio: Zona Oeste ganha programa que une aprendizado, inclusão e envelhecimento ativo

outubro 21, 2025

CompartilheA Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (21) o Programa EscolarIdade, uma iniciativa voltada à alfabetização de pessoas idosas. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV). ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Porto do Rio de Janeiro terá novo terminal arrendado voltado ao apoio offshore

Porto do Rio de Janeiro terá novo terminal arrendado voltado ao apoio offshore

outubro 21, 2025

CompartilheO Terminal RDJ07, localizado no Porto do Rio de Janeiro, será leiloado nesta quarta-feira (22), às 10h, na B3, em São Paulo. O empreendimento integra o segundo bloco de leilões portuários de 2025, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).   Com 56,8 mil metros quadrados

Lula confirma Guilherme Boulos em ministério e mexe nas peças do Planalto

Lula confirma Guilherme Boulos em ministério e mexe nas peças do Planalto

outubro 20, 2025

CompartilheO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos substituirá Márcio Macêdo, e sua nomeação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (21). ✅Clique aqui para seguir o canal

Rampas de parapente de Niterói devem reabrir com novidades após acidente fatal

Rampas de parapente de Niterói devem reabrir com novidades após acidente fatal

outubro 20, 2025

CompartilheAs rampas de parapente do Parque da Cidade, em Niterói, estão previstas para serem reabertas em novembro, após o fechamento determinado em agosto em razão do acidente que resultou na morte de Luan Calor e Vanessa Nascimento. A Prefeitura informou que a retomada das atividades será acompanhada de novas medidas de segurança e de um

Governo federal lança programa bilionário para reformar casas populares

Governo federal lança programa bilionário para reformar casas populares

outubro 20, 2025

CompartilheO presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança, nesta segunda-feira (20), às 15h30, o programa Reforma Casa Brasil, iniciativa que pretende disponibilizar R$ 40 bilhões em crédito para a reforma de moradias populares em todo o país. O projeto é desenvolvido pelos ministérios das Cidades e da Fazenda, em parceria com a Caixa Econômica Federal,

Mortos que “assinam” documentos: investigação revela fraudes em cartórios do Rio

Mortos que “assinam” documentos: investigação revela fraudes em cartórios do Rio

outubro 20, 2025

CompartilheCartórios do estado do Rio de Janeiro estão sendo investigados pela Polícia Civil e pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) por suspeita de fraudes em aberturas de firmas e reconhecimentos de certidões com assinaturas falsificadas. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as

Colisão em Irajá complica o trânsito na Avenida Brasil, sentido Zona Oeste

Colisão em Irajá complica o trânsito na Avenida Brasil, sentido Zona Oeste

outubro 19, 2025

CompartilheUm acidente envolvendo um carro e uma motocicleta provocou retenções na manhã deste sábado (19) na Avenida Brasil, na altura de Irajá, no sentido Zona Oeste do Rio de Janeiro. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! De acordo com informações da CET-Rio,

Rio entra em alerta: frente fria traz chuva, raios e queda nas temperaturas

Rio entra em alerta: frente fria traz chuva, raios e queda nas temperaturas

outubro 18, 2025

CompartilheO fim de semana na cidade do Rio de Janeiro será marcado por tempo instável, com previsão de chuva, ventos fortes e raios. De acordo com o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, a chegada de uma frente fria e a formação de um sistema de baixa pressão devem provocar mudanças significativas nas condições

Justiça volta atrás e devolve presidência da Câmara de Belford Roxo a Markinho Gandra

Justiça volta atrás e devolve presidência da Câmara de Belford Roxo a Markinho Gandra

outubro 18, 2025

CompartilheO ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconsiderou decisão anterior e determinou o retorno do vereador Markinho Gandra (União Brasil) ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
 ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Gandra

DHNSG prende segundo suspeito de ataque a policial civil em São Gonçalo

DHNSG prende segundo suspeito de ataque a policial civil em São Gonçalo

outubro 17, 2025

CompartilheA Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) prendeu, nesta quinta-feira (16), mais um suspeito envolvido na tentativa de latrocínio de um policial civil ocorrida em São Gonçalo. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O confronto ocorreu nas proximidades