Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Homem é preso em Bangu por tentativa de homicídio há 15 anos atrás

Homem é preso em Bangu por tentativa de homicídio há 15 anos atrás

dezembro 20, 2025

CompartilhePoliciais civis da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) prenderam, nesta sexta-feira, um homem acusado de tentativa de homicídio contra um pedreiro, após uma discussão envolvendo o pagamento de um serviço. O suspeito foi localizado no bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após trabalho de inteligência e monitoramento realizado pela unidade

Sábado segue com previsão de chuva fraca no Rio; verão começa no domingo com sol e calor

Sábado segue com previsão de chuva fraca no Rio; verão começa no domingo com sol e calor

dezembro 20, 2025

CompartilheO sábado (21) no Rio de Janeiro deve permanecer com céu nublado a encoberto, além de previsão de chuva fraca entre a tarde e a noite. A temperatura máxima deve ficar próxima dos 30 °C, de acordo com o Sistema Alerta Rio. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e

Lapa lidera ranking de melhores bairros para encontros no Rio, aponta Happn

Lapa lidera ranking de melhores bairros para encontros no Rio, aponta Happn

dezembro 19, 2025

CompartilheA Lapa foi apontada como o bairro mais popular do Rio de Janeiro para encontros, de acordo com a Retrospectiva 2025 do aplicativo de relacionamentos Happn. O levantamento considera dados de uso da plataforma ao longo do ano e indica as regiões mais escolhidas pelos usuários para marcar encontros presenciais. Clique aqui para seguir o

Operação Galho Fraco: PF investiga desvio de verba envolvendo deputados

Operação Galho Fraco: PF investiga desvio de verba envolvendo deputados

dezembro 19, 2025

CompartilheA Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19) a Operação Galho Fraco, com o objetivo de aprofundar investigações sobre supostos desvios de recursos públicos provenientes de cotas parlamentares. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de busca

Rio define amarelo como cor padrão dos ônibus da capital

Rio define amarelo como cor padrão dos ônibus da capital

dezembro 19, 2025

CompartilheOs ônibus da cidade do Rio de Janeiro passarão a adotar uma nova padronização visual, com o amarelo como cor predominante, seguindo o padrão já utilizado nos BRTs e nos táxis da capital. A medida foi definida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e valerá para todos os veículos adquiridos pelas empresas que vencerem a

Com previsão de mais chuva, Petrópolis segue em estágio de atenção

Com previsão de mais chuva, Petrópolis segue em estágio de atenção

dezembro 19, 2025

CompartilheCom previsão de 20 milímetros de chuva ao longo do dia, o município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, permanece em estágio de atenção nesta sexta-feira. A medida ocorre em razão do elevado volume acumulado de água e do risco de deslizamentos, provocado pelo encharcamento do solo. Clique aqui para seguir o

Bilhete Único Intermunicipal tem aumento no valor a partir desta sexta-feira (19)

Bilhete Único Intermunicipal tem aumento no valor a partir desta sexta-feira (19)

dezembro 19, 2025

CompartilheO valor do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) será reajustado a partir desta sexta-feira, passando de R$ 8,55 para R$ 9,40. A atualização representa um aumento de 9,44% e foi autorizada por meio do Decreto nº 49.997/25. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Veículos com GNV podem ter desconto no IPVA 2026; prazo vai até o fim do mês

Veículos com GNV podem ter desconto no IPVA 2026; prazo vai até o fim do mês

dezembro 17, 2025

CompartilheProprietários de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) no estado do Rio de Janeiro têm até 31 de dezembro de 2025 para concluir a instalação do sistema e regularizar a documentação necessária a fim de garantir a alíquota reduzida do IPVA em 2026. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Sonho adiado! PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Sonho adiado! PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

dezembro 17, 2025

CompartilheO Flamengo ficou com o vice-campeonato da Copa Intercontinental após ser superado pelo Paris Saint-Germain nos pênaltis, na decisão disputada nesta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad bin Ali, no Catar. Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o Rubro-Negro acabou derrotado por 4 a 1 nas penalidades e adiou mais uma vez a

Temporal leva Petrópolis a suspender aulas; Angra dos Reis permanece em alerta

Temporal leva Petrópolis a suspender aulas; Angra dos Reis permanece em alerta

dezembro 17, 2025

CompartilheEm razão das fortes chuvas que atingem a Região Serrana, a Prefeitura de Petrópolis suspendeu as aulas em todas as redes de ensino do município. As unidades escolares que funcionam como pontos de apoio seguem abertas para acolher moradores de áreas de risco, conforme os protocolos da Defesa Civil. ✅Clique aqui para seguir o canal