CEDAERio de Janeiro

Cedae faz manutenção no Guandu e em São João da Barra

Compartilhe

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) iniciou nesta terça-feira (26) a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu, uma das principais estruturas de abastecimento de água do estado do Rio de Janeiro. O serviço começou à meia-noite e está previsto para terminar às 22h, afetando o fornecimento de água para mais de 10 milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

De acordo com a Cedae, o objetivo da intervenção é preparar o sistema para o verão, quando o consumo de água aumenta devido às altas temperaturas e à operação em capacidade máxima. O Sistema Guandu, que inclui a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e a Elevatória do Lameirão, abastece municípios como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

Além das atividades da Cedae, as concessionárias responsáveis pela distribuição de água nessas regiões – Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento – aproveitarão a paralisação para executar serviços próprios em suas redes. Mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento, estão envolvidos na manutenção, que inclui instalação de novos equipamentos, reparos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza de estruturas inacessíveis durante a operação normal.

A Cedae alerta que a operação do sistema será retomada gradativamente após a conclusão dos trabalhos, e recomenda aos consumidores a economia de água, especialmente em tarefas que possam ser adiadas.

Manutenção em São João da Barra

No Norte Fluminense, a Cedae também realiza nesta terça-feira (26) a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de São João da Barra. O serviço começou às 8h e está previsto para terminar às 17h, com a interrupção do abastecimento no município durante o período.

A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado em até 24 horas após o término da manutenção. Imóveis com caixas d’água ou cisternas devem sofrer menor impacto, mas a companhia orienta os moradores a armazenarem água e evitarem o uso em atividades não essenciais.

Clientes que precisarem de abastecimento emergencial podem solicitar caminhões-pipa pelo telefone 0800-282-1195.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %