O fim de semana será marcado pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical próximo ao litoral da Região Sudeste. No Rio de Janeiro, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) alerta para ventos moderados a muito fortes, com rajadas que podem atingir entre 50 km/h e 100 km/h, entre 18h de sexta (7) e 6h de domingo (9).
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Durante o período, há risco de queda de árvores, interrupção de energia elétrica e estragos em estruturas leves. A Defesa Civil Municipal orienta a população a redobrar os cuidados e seguir as recomendações de segurança.
Em casa:
Feche bem janelas e portas para evitar canalização de ventos;
Mantenha cortinas fechadas e desligue aparelhos elétricos;
Evite deixar objetos soltos em locais altos;
Cuidado com o uso de velas em caso de falta de luz.
Na rua:
Evite ficar sob árvores, andaimes ou cabos elétricos;
Não estacione perto de placas e torres de transmissão;
Suspenda atividades ao ar livre e esportes no mar;
Não queime lixo ou acenda fogueiras.
Entenda o fenômeno
O ciclone extratropical é um fenômeno natural que provoca fortes ventos e chuvas. Desta vez, chama atenção pela proximidade com o continente e pela baixa pressão atmosférica, que aumenta a intensidade das rajadas.
Segundo a Climatempo, as regiões litorâneas e serranas — entre Angra dos Reis e Cabo Frio — devem registrar os ventos mais fortes, enquanto o interior do estado pode ter temporais localizados.
A previsão indica que os ventos diminuem no domingo, mas o tempo permanece instável e com temperatura amena, com máxima de 22°C na capital.