Comitê de Chuvas RJ garante apoio logístico, auxílio humanitário e ações preventivas para minimizar impacto dos temporais

março 24, 2024

Compartilhe

Tecnologia, trabalho de integração e inteligência contribuem para pronta resposta em todos os municípios atingidos

Atenção integral aos municípios fluminenses, com trabalho integrado e de inteligência. Assim o Governo do Estado atua com uma força-tarefa, envolvendo diferentes secretarias e órgãos estaduais, para atender as cidades afetadas pelas fortes chuvas das últimas 48 horas. Com um efetivo de mais de 2 mil militares do Corpo de Bombeiros por dia, e 440 viaturas, foram resgatadas mais de 90 pessoas com vida em cerca de 100 ocorrências. Também foram mobilizados 730 equipamentos e maquinários para ajudar nas operações. As condições meteorológicas são acompanhadas em tempo real, em todo o estado, para monitorar as cidades que apresentam previsão de maior índice pluviométrico.

– O investimento que fizemos em tecnologia e nossas ações preventivas e de planejamento para atender às prefeituras e à população possibilitaram pronta resposta para minimizar os impactos e salvar vidas. Começamos esse trabalho há mais de 72 horas e estamos trabalhando incansavelmente, com reforços nas nossas equipes. De acordo com as previsões do Cemaden, deslocamos maquinário e profissionais para ajudar a população afetada e os municípios. Seguiremos trabalhando sem interrupção – pontuou o governador Cláudio Castro.

O trabalho do Corpo de Bombeiros conta com 40 militares especializados em salvamento em desastres, além de cães farejadores do canil da corporação para auxiliar nas buscas. Em Petrópolis, por exemplo, esse reforço com os cães foi primordial para resgatar, neste sábado (23/03), com vida, uma menina de quatro anos que que estava sob escombros por 16 horas no bairro Independência. O mesmo aconteceu em Teresópolis. Ao todo, foram contabilizadas oito mortes no estado, sendo quatro em Petrópolis, duas em Teresópolis, uma em Arraial do Cabo, e uma em Duque de Caxias.

Atuação em diferentes frentes

Entre os 730 equipamentos e maquinários disponíveis, estão caminhões, retroescavadeiras e tratores, além de 19 embarcações, que foram mobilizadas para atender os municípios fluminenses. E na Baixada Fluminense, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) colocou um total de 19 bombas para funcionamento emergencial – 13 no Canal do Outeiro, em Belford Roxo, e outras seis no Canal do Pilar, em Duque de Caxias.

Programa do INEA, o Limpa Rio, que realiza ações de prevenção em rios de todo o estado, trabalha, também, para reduzir os danos causados pelas chuvas que afetam o território fluminense desde sexta-feira. O programa, nos últimos dois anos, já realizou a limpeza e o desassoreamento de aproximadamente 2.592.400 metros cúbicos de sedimentos em 800 corpos hídricos em uma extensão de 613 quilômetros de extensão.

Auxílio Humanitário

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos montou uma base no Norte do estado para atender a região e também no Noroeste, onde há previsão de chuva forte nesta madrugada. Insumos foram transportados para essas localidades e serão liberados de acordo com a necessidade dos municípios. Ao todo, a pasta já distribuiu mais de 5.000 insumos e 2.400 quentinhas para os municípios de Petrópolis, Magé, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus de Itabapoana e Cachoeiras de Macacu.
O Governo do Estado também criou o Comitê SOS Chuvas para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas fortes tempestades. Integram a força-tarefa a Fundação Leão XIII, os programas RJ Para Todos e Segurança Presente, a Secretaria de Estado de Governo, além da Secretaria de Estado da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas e o RioSolidario.

O RioSolidario, além de ser um ponto de coleta, e contando com arrecadação da Fundação Leão XIII e doações de parceiros, destinou cerca de 5.800 itens como alimentos, água, kits de limpeza e higiene, fraldas infantis, leite em pó e colchonetes, para os municípios de Teresópolis e Magé neste sábado (23/03). Mais municípios serão contemplados nos próximos dias.

Reforço na saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) enviou medicamentos, como analgésicos e antibióticos, máscaras, luvas, catéteres, ataduras, seringas, agulhas, entre diversos outros insumos, para municípios afetados pelas chuvas. Equipes, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na pasta também foram enviadas para as cidades mais impactadas.

Pontos de apoio

Todas as escolas da Secretaria de Estado de Educação estão de prontidão para serem abertas a qualquer momento, caso seja necessário. Até o momento, um total de sete unidades estão acolhendo pessoas desabrigadas nos municípios de Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Campos dos Goytacazes. Ao todo, são 29 pessoas abrigadas em Duque de Caxias.

Previsão do tempo

As regiões Serrana e Norte registraram os maiores acumulados pluviométricos das últimas 24 horas. Na cidade de Petrópolis, o índice ficou acima de 300mm e permanece em risco hidrológico muito alto. Já Teresópolis, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Magé computaram 200mm, mas todos os municípios estão sendo monitorados.

A previsão meteorológica do Cemaden aponta para céu nublado a encoberto com previsão de pancadas de chuva moderada a forte em todo o estado a qualquer momento, principalmente nas regiões Norte e Noroeste.

Apresentam risco hidrológico muito alto os municípios: Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Magé e Petrópolis. Já o risco geológico está muito alto nos seguintes municípios: Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Petrópolis, Magé e Teresópolis.


Compartilhe
Polícia Militar realiza grande apreensão de material em Cabo Frio

Polícia Militar realiza grande apreensão de material em Cabo Frio

agosto 22, 2025

CompartilhePoliciais do 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM) realizaram, na tarde desta sexta-feira (22), uma importante apreensão durante uma operação no bairro Monte Alegre, em Cabo Frio. Na ação, foram recolhidos diversos materiais que estavam sendo utilizados para o tráfico de drogas na região. A quantidade apreendida ainda está sendo contabilizada pelas equipes, mas

São João de Meriti recebe a 1ª edição da 10 Milhas Internacional

São João de Meriti recebe a 1ª edição da 10 Milhas Internacional

agosto 22, 2025

CompartilheNo dia 24 de agosto, São João de Meriti sediará a primeira edição da 10 Milhas Internacional, evento inédito no município e no Estado do Rio de Janeiro nesse formato. A corrida também celebra os 78 anos da cidade e reuniu grande adesão: as 5 mil vagas disponíveis foram preenchidas em 30 minutos. ✅ Clique aqui

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico na Baixada Fluminense

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico na Baixada Fluminense

agosto 22, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (22), a Operação Tríade na comunidade do Corte 8, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas, homicídios e recuperar veículos e cargas roubados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Duque de Caxias: Programa Cria RJ oferece vagas de capacitação

Duque de Caxias: Programa Cria RJ oferece vagas de capacitação

agosto 22, 2025

CompartilheO programa Cria RJ chega a Duque de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT/DC). A iniciativa conta com patrocínio da Light e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Niterói lança licitação para obras de requalificação da Alameda São Boaventura

Niterói lança licitação para obras de requalificação da Alameda São Boaventura

agosto 22, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói publicou, nesta sexta-feira (22), o edital de licitação para a requalificação da Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca. O projeto prevê intervenções voltadas à mobilidade urbana, segurança viária e melhoria da qualidade de vida na região. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

Prefeito em exercício do Rio publica decreto “proibindo” máquinas de aposta na cidade; entenda

Prefeito em exercício do Rio publica decreto “proibindo” máquinas de aposta na cidade; entenda

agosto 22, 2025

Compartilhe O prefeito em exercício do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere (PSD), publicou nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial do Município, um decreto que proíbe a emissão de alvarás de funcionamento para bares, lojas e outros estabelecimentos que instalarem equipamentos de apostas lotéricas, como totens, terminais de vídeo loteria (VLTs) e Smart POS. ✅ Clique aqui

Nova Iguaçu: Projeto de novo batalhão da PM tem avanço

Nova Iguaçu: Projeto de novo batalhão da PM tem avanço

agosto 21, 2025

CompartilheO projeto para a construção do novo Batalhão da Polícia Militar em Nova Iguaçu está em fase final de preparação. Avaliada em R$ 15 milhões, a obra já conta com R$ 5 milhões liberados pelo Governo do Estado para o processo de licitação, que deve ocorrer nas próximas semanas. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Maricá e Niterói recebem congresso mundial sobre Renda Básica

Maricá e Niterói recebem congresso mundial sobre Renda Básica

agosto 21, 2025

Compartilhe Maricá e Niterói serão sede, entre os dias 25 e 29 de agosto, do 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica (BIEN), considerado o principal evento internacional sobre o tema. A conferência reunirá representantes de mais de 40 países para debater experiências e estratégias voltadas à ampliação de sistemas de proteção social. ✅ Clique

Mulher dá à luz dentro de carro de aplicativo na Ponte Rio-Niterói

Mulher dá à luz dentro de carro de aplicativo na Ponte Rio-Niterói

agosto 21, 2025

CompartilheUma moradora de São Gonçalo deu à luz dentro de um carro de aplicativo, na madrugada de terça-feira (19), enquanto atravessava a Ponte Rio-Niterói. Patrícia Carneiro iniciou as contrações por volta das 3h, em casa, e seguia em direção à Maternidade Maria Amélia, no Centro do Rio, quando o parto ocorreu antes da chegada ao

Operação Asfixia realiza nova ação no Morro do Cavalão, em Niterói

Operação Asfixia realiza nova ação no Morro do Cavalão, em Niterói

agosto 21, 2025

CompartilheNa manhã desta quarta-feira (20), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Prefeitura de Niterói, em conjunto com o 12º Batalhão de Polícia Militar, realizou mais uma fase da Operação Asfixia, desta vez em um ferro-velho localizado no Morro do Cavalão. Esta foi a terceira intervenção no local desde o início da iniciativa, há