A Prefeitura de Saquarema confirmou o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) como organizador do novo concurso público do município. A seleção deve ofertar 1.794 vagas distribuídas entre as áreas de Educação, Segurança e Saúde.
A informação aparece no Portal Nacional de Contratações Públicas e também no Diário Oficial do município, que publicou a dispensa de licitação no dia 4 de dezembro. O próximo passo é a assinatura de contrato, que autoriza o início dos trabalhos da banca.
Assim que isso acontecer, o Ibam assumirá todas as etapas principais do concurso, como inscrições, aplicação das provas e organização das etapas avaliativas. Os editais só serão divulgados após a contratação da instituição.
Distribuição das vagas
A previsão é que três editais sejam publicados, sendo:
Educação — 1.268 vagas
-
auxiliar de educação infantil, profissional de apoio e professores em diferentes formações
-
destaque para as 600 vagas de profissional de apoio ao estudante com deficiência
Segurança — 309 vagas
-
agente de Defesa Civil
-
guarda municipal
-
agente de trânsito
-
guarda-vidas, entre outros
Saúde — 217 vagas
-
oportunidades para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em diversas unidades
A maior parte das vagas será para nível médio (1.754). Apenas 40 são de nível superior. Haverá reserva para pessoas com deficiência.
Provas
A seleção deve contar com provas objetiva, prática e avaliação de títulos. Para a Guarda Municipal, ainda entram investigação social, teste físico e curso de formação.
A expectativa da prefeitura é de que o concurso atraia mais de 59 mil inscritos.
Histórico
Os concursos anteriores, realizados em 2022 e 2023, abriram mais de mil vagas e receberam cerca de 60 mil inscrições, sendo considerados os maiores da história da cidade.
Segundo o secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Ramalho, “o concurso de 2022 teve uma recepção muito boa por parte da população”. A gestão municipal acredita que a nova seleção terá procura semelhante.