Conservatório de Música de Niterói completa 110 anos

maio 28, 2024

Compartilhe

Apresentação do Grupo de Choro CMN, com participação de alunos da parceria com o Programa Aprendiz, marca as celebrações

O Conservatório de Música de Niterói (CMN) completa 110 anos de atividades na próxima quarta-feira (29). A celebração que marca a data e reafirma o compromisso secular da instituição com a música acontecerá na sede da do CMN (Rua São Pedro, 96, Centro de Niterói).

O Grupo de Choro CMN, coordenado pelo professor Leonardo Paiva, irá se apresentar na ocasião. O grupo é um dos conjuntos do Departamento de Prática de Conjunto do Conservatório de Música de Niterói. Os integrantes são a mistura perfeita entre os alunos do CMN e do Programa Aprendiz Musical. Uma parceira estabelecida pela Prefeitura Municipal de Niterói.

A linguagem do Choro, gênero tipicamente brasileiro, é estudada nessa disciplina em seus detalhes e complexidades: articulações, contrapontos, acentuações, morfologia e harmonias. No repertório da apresentação, serão apresentados sucessos como “Garota de Ipanema” (Tom Jobim), “Brasileirinho” (Waldir de Azevedo) e “Feira de Mangaio” (Sivuca).

Integram o grupo o professor Leonardo Paiva (violão e piano), João Vitor Carvalho Maia (violão e cavaquinho), Samir Yesting Arce Castilho (violino), Gabriela Santiago (piano) e Livia Ferreira da Costa Bernardes (vocal).

A Orquestra de Sopros do Programa Aprendiz – que oferece aulas de diversos instrumentos no local – também participará da celebração. A Orquestra é o grupo de referência do programa focado nos instrumentos das famílias das madeiras e metais. Sob a regência do professor e maestro Gabriel Dellatorre, os alunos desenvolvem suas habilidades orquestrais, bem como interpretam um repertório eclético do erudito ao popular, passando por belas marchas e dobrados até a música folclórica e contemporânea. Tendo sido revitalizada em 2023, esta orquestra acolhe cerca de 40 jovens de 11 a 24 anos.

Para o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói. André Diniz, é motivo de orgulho para a cidade ser a sede da instituição responsável pela formação de músicos durante mais de um século.

“É uma história muito relevante e o programa Aprendiz Musical faz parte dela, o que nos dá ainda mais satisfação. Desde o ano passado, quando oficializamos o fomento ao Conservatório de Música de Niterói e passamos a investir no custeio de aulas de música voltadas aos estudantes de escolas públicas municipais e jovens integrantes do Programa Aprendiz Musical, reconhecemos a importância da instituição para a cidade. E a função do poder público é incentivar tudo que há de bom na cultura da cidade, como o Conservatório de Música. A parceria com Aprendiz Musical nos traz um ganho imenso, com os alunos aprendendo a tocar cada vez melhor seus instrumentos”, considera André Diniz.

SOBRE O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE NITERÓI

Tombado pelo município em 06/05/1992, o Conservatório, além das aulas e cursos de instrumentos, canto, teoria musical e musicalização infantil, com frequência abriga em suas dependências recitais de canto e de música instrumental. A casa onde funciona o CMN é considerada uma das mais significativas edificações residenciais do entorno do Jardim São João. Sua arquitetura é bastante representativa dos primeiros anos do século XX, na área urbana central da cidade.

Ao longo de seus 110 anos de história, o CMN vem, ininterruptamente, desempenhando sua missão: a de ensinar, educar e preparar crianças, jovens e todos os cidadãos para vida musical, seja ela como profissional ou diletante. A história do CMN confunde-se com a história de Niterói e, como reconhecimento aos serviços que presta à cultura, a cidade deu o nome de dois de seus fundadores, Maestro Felício Toledo e José Botelho, a ruas da cidade.

Em 1913, renomados músicos niteroienses, como Felício Toledo, José de Castro Botelho, Hernani Bastos, Alice Amarante e Felix Cordiglia Lavalle fundaram a Sociedade Symphonica Fluminense, cuja missão era a difusão da música de concerto, conhecida também como música clássica ou erudita. Conectados por essa ideia, instrumentistas profissionais, professores de música, amantes das artes, jornalistas, intelectuais e homens públicos promoveram o início de um grande movimento musical: a criação de uma orquestra permanente na cidade, sediada no Theatro Municipal João Caetano – TMJC, a promoção de séries de concertos e recitais com artistas nacionais e estrangeiros.

Essa ebulição cultural revelou a necessidade de se criar uma escola de música, um espaço formal de ensino de excelência para os jovens talentos que, até então, precisavam deslocar-se para a cidade do Rio de Janeiro. Foi assim que, na Assembleia Geral da Sociedade Symphonica Fluminense de 25 de janeiro de 1914, realizada no TMJC, foi fundado a Escola de Música de Niterói.

Alguns anos depois, em 18 de fevereiro de 1923 (lei 1645/1919), a primitiva escola de música foi transformada em Conservatório de Música do Estado do Rio, sob a presidência do maestro Hernani Bastos. Em 1926, Bastos foi substituído pelo maestro Felício Toledo.

O novo instituto musical funcionou provisoriamente na sede da Escola Thecnica Fluminense, à rua Rio Branco, 65. O CMN ocupou também uma casa na XV de Novembro 56, além de usar algumas dependências da ‘Casa Verdi’, loja de instrumentos de Eduardo Luiz Gomes. Apesar de uma Lei estadual de 1936, que obrigava o Estado a “prover condignas instalações”, foi a prefeitura da cidade que abrigou o CMN desde então. Seja ocupando provisoriamente o prédio do Theatro Municipal João Caetano, seja a partir de 1948, no atual prédio, em regime de concessão.

Em 1934, o CMN criou a Orquestra de Cordas. Em 1952, em convênio com o governo estadual, a Orquestra Sinfônica de Niterói, com 62 membros. Esta veio ocupar a lacuna criada com o fim da Orquestra Symphonica Fluminense. Visando a cultura musical no Estado do Rio de Janeiro, seguindo o exemplo de escolas superiores de outras cidades, o CMN criou em 1954 o Curso de Aperfeiçoamento de Piano, ou seja, o curso de formação de professores.

Em 1964, em meio às comemorações de seus 50 anos de atividades, a prefeitura renovou a cessão gratuita da casa, garantindo como compensação 150 bolsas de estudos anuais. Em 1965, o CMN foi elevado à categoria de escola de nível superior, por meio de um convênio (Decreto nº 55.913/65) assinado com a UFERJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -, hoje UFF. O convênio foi encerrado em 1975, mas o CMN continuou a oferecer seus cursos superiores até a década de 2010.

Em 1994, o CMN fundou a Camerata Acadêmica, a princípio formada exclusivamente por seus alunos. Já sua Orquestra de Sopros, um dos conjuntos representativos do CMN, é formada por alunos do Cursos de Formação Musical e por músicos convidados. A Orquestra de Acordeões teve início no ano de 2012, com a ideia do professor Waldenir Duarte de reunir alunos e convidados para preservar a prática do instrumento e desenvolver a versatilidade do acordeon, tocando ritmos diversos, além do nosso tradicional forró.


Compartilhe
Moradores sofrem com ‘Rolezinhos’ de motos em novas áreas de Niterói

Moradores sofrem com ‘Rolezinhos’ de motos em novas áreas de Niterói

junho 14, 2024

Compartilhe Os moradores de Niterói voltam a enfrentar problemas com os ‘rolezinhos’ noturnos de motos. Anteriormente restritos à orla da Zona Sul, especialmente em São Francisco, esses eventos agora se espalharam para áreas como Badu, Pendotiba e a Região Oceânica, perturbando a tranquilidade da comunidade local. A insatisfação dos moradores é evidente nas redes sociais,

Polícia prende homem suspeito de maus-tratos a animais em Maricá

Polícia prende homem suspeito de maus-tratos a animais em Maricá

junho 14, 2024

Compartilhe A policiais civis da 82ª DP (Maricá) prenderam um homem suspeito de maus-tratos a animais em Araçatiba, em Maricá. A prisão ocorreu após a análise de imagens capturadas pelas câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), vinculado à Secretaria de Ordem Pública. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Ministro Alexandre Padilha realiza visita técnica em Maricá

Ministro Alexandre Padilha realiza visita técnica em Maricá

junho 13, 2024

Compartilhe O Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estará em Maricá no próximo sábado, dia 15 de junho, às 9h,  para uma visita técnica de grande importância. O encontro será realizado no Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar), localizado no Espraiado, dentro da Fazenda Pública Joaquín Piñero. Clique aqui para seguir

Policiais do programa segurança presente prende dois menores por roubo de celulares na Barra da Tijuca

Policiais do programa segurança presente prende dois menores por roubo de celulares na Barra da Tijuca

junho 11, 2024

Compartilhe Policiais do programa Segurança Presente efetuaram a prisão em flagrante de dois menores de 16 anos, suspeitos de roubar dois celulares na Praça Euvaldo Lodi, na Barra da Tijuca. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Os agentes do Barra Presente foram acionados por um motoboy, que

Detran-RJ implementa projeto piloto em Niterói para fortalecer a segurança nos emplacamentos

Detran-RJ implementa projeto piloto em Niterói para fortalecer a segurança nos emplacamentos

junho 11, 2024

Compartilhe O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) iniciou um projeto piloto no posto de Niterói, visando aumentar a segurança no serviço de emplacamento de veículos. Utilizando inteligência artificial, o projeto busca evitar clonagem de carros e motocicletas, além de outras fraudes. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Criminosos fecham Linha Vermelha e Avenida Brasil em represália a operação da PM na Maré; vias já estão parcialmente liberadas

Criminosos fecham Linha Vermelha e Avenida Brasil em represália a operação da PM na Maré; vias já estão parcialmente liberadas

junho 11, 2024

Compartilhe Na manhã desta terça-feira, durante uma operação da Polícia Militar no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, criminosos bloquearam a Avenida Brasil e a Linha Vermelha em resposta à ação policial. Ônibus foram incendiados, gerando pânico entre os motoristas que transitavam pelos principais acessos à cidade. Clique aqui para seguir o canal “RJ

Operação policial na Maré combate roubo de veículos; Moradores relatam tiroteios intensos

Operação policial na Maré combate roubo de veículos; Moradores relatam tiroteios intensos

junho 11, 2024

Compartilhe A Polícia Militar realiza nesta terça-feira, 11, uma operação nas comunidades do Complexo da Maré para combater uma quadrilha especializada em roubo de veículos. a madrugada, moradores relatam ouvir intensos tiroteios, e muitos não conseguiram sair de casa. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: A ação

RJ: Polícia prende suspeitos de monitorar vítima executada em disputa do jogo do bicho

RJ: Polícia prende suspeitos de monitorar vítima executada em disputa do jogo do bicho

junho 11, 2024

Compartilhe Fernando Marcos Ferreira Ribeiro, conhecido como Fabinho, foi morto à luz do dia na Tijuca em abril do ano passado. Nesta terça-feira (11), a Delegacia de Homicídios da Capital cumpriu três mandados de prisão preventiva contra suspeitos de monitorar e repassar informações para a execução de Fabinho em 6 de abril de 2023. Clique

Hemorio oferece transporte gratuito para doadores de sangue

Hemorio oferece transporte gratuito para doadores de sangue

junho 11, 2024

Compartilhe Em uma iniciativa para reforçar os estoques de sangue durante a campanha Junho Vermelho, o Hemorio, Banco de Sangue da rede de saúde estadual, lançou a ação “Rota Solidária” em parceria com empresas de transporte. Entre os dias 10 e 14 de maio, doadores de sangue poderão usufruir de passagens gratuitas, facilitando a mobilidade

RJ entrega mais de 9,3 mil novas unidades do Cartão Recomeçar

RJ entrega mais de 9,3 mil novas unidades do Cartão Recomeçar

junho 11, 2024

CompartilheO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entrega, a partir desta terça-feira (11/06) até a próxima sexta-feira (14/06), o Cartão Recomeçar para as famílias atingidas por temporais em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Queimados. Nesta sexta etapa, serão disponibilizados mais de 9,3