Criminosos expulsam empresa de internet de bairro em São Gonçalo

maio 7, 2025

Compartilhe

Uma equipe da empresa de internet Leste foi impedida de atuar nas proximidades da Avenida Plínio Gomes de Mattos Filho e da Rua Suécia, no bairro Rio do Ouro, em São Gonçalo, após ser abordada por criminosos armados. Segundo relatos, os indivíduos, que exibiam armas na cintura, afirmaram controlar diversas ruas da região e exigiram que os funcionários deixassem o local imediatamente. A empresa registrou a ocorrência na 75ª Delegacia de Polícia (Rio do Ouro).

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Moradores da área denunciam a ausência de segurança pública e relatam dificuldades em acessar serviços essenciais. Um comerciante, que preferiu não se identificar, expressou sua indignação:

“É um absurdo. A gente está completamente abandonado aqui. Não tem segurança, não tem patrulhamento. Quando a internet falha, não tem nem como consertar, porque as empresas têm medo de vir. Como é que a gente trabalha? Como as crianças estudam? A criminalidade está mandando e a gente fica no prejuízo. Já teve caso de técnico que foi embora no meio do serviço porque foi ameaçado. Parece que aqui não tem Estado”, desabafou o comerciante, que preferiu não se identificar.

De acordo com os moradores, não é a primeira vez que empresas prestadoras de serviço de internet são expulsas da região. Outros casos semelhantes já ocorreram, mas, até o momento, não houve ações efetivas das autoridades de segurança pública.

O especialista em segurança pública Eduardo Machado considera que o episódio reflete o avanço do controle territorial por facções criminosas em áreas com presença reduzida do poder público. Segundo ele:

“O que ocorre em Rio do Ouro é a consolidação de territórios dominados por facções criminosas, que impõem controle social e econômico sobre os moradores e serviços. Impedir a entrada de prestadoras de internet, gás, TV por assinatura ou energia é uma forma de reafirmar esse domínio e garantir que somente serviços ‘autorizados’ pelo crime operem ali, muitas vezes com pagamento de taxas ilegais. Sem uma resposta coordenada das forças de segurança, esse tipo de prática tende a se intensificar”, comentou.

Posicionamento das instituições
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao ser questionada sobre o episódio, declarou que atua na regulação e fiscalização dos serviços de telecomunicações, mas não possui poder de polícia para garantir a segurança física dos operadores em campo. A agência também repudiou qualquer tipo de intimidação contra prestadoras autorizadas e afirmou que acompanhará o caso junto às autoridades de segurança pública.

“repudia qualquer forma de intimidação contra prestadoras autorizadas e acompanhará o caso junto às autoridades de segurança pública”.

Já a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) se manifestou por meio de nota, destacando que episódios semelhantes se repetem em diferentes regiões do país:


“Infelizmente, casos como o de São Gonçalo se repetem em diferentes regiões do país, e isso coloca em risco não apenas as empresas e seus colaboradores, mas também o direito dos cidadãos ao acesso à informação e conectividade. É fundamental que as autoridades estaduais e federais tomem providências para garantir a segurança dos prestadores de serviço e a continuidade das operações”.

A situação vivida pelos moradores do bairro Rio do Ouro reflete um problema recorrente em áreas periféricas: o domínio de grupos criminosos sobre os serviços básicos. Enquanto o poder público não garante a segurança necessária, a população permanece refém de um cotidiano marcado pela insegurança e pela falta de acesso a direitos essenciais.


Compartilhe
Policia faz operação contra  expansão de facção criminosa na zona norte Rio

Policia faz operação contra expansão de facção criminosa na zona norte Rio

maio 21, 2024

Compartilhe A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (21) a “Operação Rota do Rio” com o objetivo de combater a expansão da maior facção criminosa do Rio de Janeiro para outros estados do país. Agentes foram mobilizados para cumprir 113 mandados de busca e apreensão em quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Pará.

Servidores de hospitais federais em greve realizam ato no Rio

Servidores de hospitais federais em greve realizam ato no Rio

maio 20, 2024

Compartilhe Em greve desde o dia 15 deste mês, os servidores de saúde dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro realizaram um ato nesta segunda-feira em frente ao Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense. Os trabalhadores reivindicam recomposição salarial, a realização de concurso público e a reestruturação das unidades, que

Porta-Aviões dos EUA atraca no Rio e altera tráfego na Baía de Guanabara

Porta-Aviões dos EUA atraca no Rio e altera tráfego na Baía de Guanabara

maio 20, 2024

Compartilhe um porta-aviões dos Estados Unidos atracou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, provocando alterações no tráfego da Baía de Guanabara. Por determinação da Marinha do Brasil, a circulação de embarcações na baía foi interrompida entre 12h30 e 14h30. De acordo com a CCR Barcas, 14 viagens foram canceladas, afetando aproximadamente 3.300 passageiros. Clique aqui

Motorista de aplicativo é agredido em discussão de trânsito na Barra da Tijuca

Motorista de aplicativo é agredido em discussão de trânsito na Barra da Tijuca

maio 20, 2024

Compartilhe uma briga de trânsito na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, resultou na agressão de um motorista de aplicativo. O episódio aconteceu na tarde do último sábado (18), na pista sentido Zona Sul, foi registrado por uma câmera a bordo do veículo. Clique aqui para seguir o

Morre no Rio o Vereador Célio Lupparelli aos 77 Anos

Morre no Rio o Vereador Célio Lupparelli aos 77 Anos

maio 20, 2024

CompartilheFaleceu na tarde desta segunda-feira (20) no Rio de Janeiro o vereador Célio Lupparelli (PSD), aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada. O presidente da Câmara Municipal decretou luto oficial de três dias em homenagem ao parlamentar. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Lupparelli,

PM suspeito de homicídio se entrega à polícia no Rio de Janeiro

PM suspeito de homicídio se entrega à polícia no Rio de Janeiro

maio 20, 2024

Compartilhe O PM Edson Costa Ribeiro, procurado por suspeita de envolvimento na execução do colega de farda Daniel Mendonça Silva, se entregou nesta terça-feira (20) no 16º BPM (Olaria). Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Capital. Desde as primeiras horas da manhã, a Delegacia

RJ: Operação Lei Seca prende foragido da justiça e apreende armas e munições

RJ: Operação Lei Seca prende foragido da justiça e apreende armas e munições

maio 20, 2024

Compartilhe Durante a blitz feita na madrugada deste domingo (19/05), a equipe prendeu em flagrante um homem de 31 anos que estava foragido pelo crime de receptação. O veículo do suspeito foi parado para fiscalização na Rodovia Luiz Henrique Rezende Novaes, n° 176, (antiga estrada Rio-São Paulo) em Campo Grande. Na abordagem, o homem se

Detran-RJ inicia cobrança da taxa de emissão do CRLV de 2023

Detran-RJ inicia cobrança da taxa de emissão do CRLV de 2023

maio 20, 2024

Compartilhe A partir desta segunda-feira (20/5), os proprietários de veículos no Rio de Janeiro já podem pagar a taxa de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e) referente ao ano de 2023, no valor de R$ 76,77. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Prefeitura do Rio planeja criação de parque flutuante na Zona portuária

Prefeitura do Rio planeja criação de parque flutuante na Zona portuária

maio 20, 2024

Compartilhe O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (19/05) nas redes sociais o novo projeto Parque do Porto, que visa transformar a região portuária da capital fluminense. O destaque do projeto são as praças flutuantes, uma inovação que promete revitalizar a área. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Desaparecimento de advogada no RJ: Polícia e MP trabalham com hipótese de assassinato e ocultação de cadáver

Desaparecimento de advogada no RJ: Polícia e MP trabalham com hipótese de assassinato e ocultação de cadáver

maio 20, 2024

Compartilhe O desaparecimento da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, está sendo investigado como um possível caso de assassinato e ocultação de cadáver pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. A principal linha de investigação aponta para o envolvimento de um grupo criminoso que teria sequestrado a advogada