Vagas de empregoRio de JaneiroSaúde

Governo Federal lança edital do Mais Médicos com 161 Vagas para o Rio

Compartilhe

O Governo Federal lançou um novo edital do programa Mais Médicos com o objetivo de ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, estão disponíveis 3.174 vagas para inscrição a partir desta segunda-feira, 5 de maio, distribuídas pelas 27 unidades federativas. O prazo para inscrição vai até 8 de maio. A distribuição das vagas leva em consideração as regiões com menor proporção de profissionais por habitante, conforme aponta o estudo Demografia Médica 2025.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

No estado do Rio de Janeiro, estão previstas 161 vagas, distribuídas por 37 localidades. Deste total, 160 vagas contemplam 36 municípios, enquanto uma vaga está destinada ao Distrito Especial Litoral Sul, em Angra dos Reis. Entre as regiões com maior número de oportunidades está a capital fluminense, com 42 vagas. Além disso, 62 vagas distribuídas por 12 municípios estão localizadas em áreas de média e alta vulnerabilidade.

“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


A maioria das vagas contemplam municípios de pequeno porte (75,1%), seguidos por médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). Na distribuição regional, o Nordeste concentra 1.105 vagas, seguido pelo Sudeste com 945, Sul com 419, Norte com 397 e Centro-Oeste com 200 vagas.

“Mais uma vez, o Mais Médicos cumpre o papel de levar profissionais às áreas mais remotas e de maior vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que possibilita ofertas de formação para os médicos, que vão desde a especialização em Medicina de Família e Comunidade até o mestrado e doutorado em Saúde da Família. Isso significa melhor cuidado para a população e profissionais qualificados para a atenção primária”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço.

As vagas são destinadas a três perfis de profissionais: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), que prepara para situações de urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões de atuação.

O programa Mais Médicos busca garantir assistência a mais de 63 milhões de brasileiros, fortalecendo a atenção primária nas áreas de maior vulnerabilidade social. A meta do programa é alcançar 28 mil profissionais, e atualmente conta com cerca de 24,9 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios, abrangendo 77% do território nacional. Dentre essas localidades, 1,7 mil possuem altos índices de vulnerabilidade social.

Em 2024, o programa alcançou um marco histórico com o maior número de profissionais atuando nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), totalizando 601 médicos nessas regiões.

Em março, o Ministério da Saúde lançou um chamamento público para adesão e renovação de vagas, permitindo que 2.450 municípios e oito DSEIs participassem do cadastro reserva. A medida visa garantir agilidade na reposição de profissionais sempre que necessário, evitando lacunas no atendimento médico em localidades vulneráveis.

Vagas no estado do Rio de Janeiro
42 vagas: Rio de Janeiro

16 vagas: Belford Roxo

14 vagas: Rio Bonito

10 vagas: Maricá

9 vagas: Itaboraí

8 vagas: São Francisco de Itabapoana

7 vagas: Casimiro de Abreu, Campos dos Goytacazes

5 vagas: Niterói, Petrópolis

4 vagas: Rio das Ostras

3 vagas: Duque de Caxias

2 vagas: Volta Redonda, Paraty, Sapucaia, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri

1 vaga: Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Itaguaí, Itatiaia, Macaé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Friburgo, Paracambi, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Pedro da Aldeia, São João de Meriti, Seropédica, Trajano de Moraes

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)
1 vaga: DSEI Litoral Sul (Angra dos Reis)

O Governo Federal destaca que o novo edital do Mais Médicos visa fortalecer a rede de atenção básica, especialmente em regiões mais carentes, garantindo a presença de profissionais capacitados para atender às demandas locais.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %