Deputado TH Joias é investigado por corrupção, tráfico e lavagem de dinheiro no RJ

setembro 3, 2025

Compartilhe

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil prenderam, na manhã desta quarta-feira (3), o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva (MDB), conhecido como TH Joias. O parlamentar é investigado por suspeita de tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e envolvimento na negociação de armas e acessórios para a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Inicialmente, agentes não encontraram o deputado em sua residência na Barra da Tijuca, mas ele foi localizado em outro condomínio de alto padrão no mesmo bairro. Ao todo, 18 pessoas eram alvo da operação, sendo que 14 já foram presas, incluindo:

Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão – apontado como um dos chefes do CV;

Gustavo Steel – delegado da Polícia Federal;

Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu – assessor parlamentar de TH;

Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias – deputado estadual.

Até a última atualização, as defesas dos investigados não haviam se manifestado. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informou que prestou apoio às autoridades responsáveis, enquanto o MDB anunciou a expulsão do parlamentar de seus quadros.

A ação desta quarta-feira integra duas operações de investigações paralelas: Operação Zargun (Justiça Federal) e Operação Bandeirante (Justiça Estadual).

Um dos alvos de busca foi a própria Alerj. Segundo a PF, foi identificado “A organização infiltrava-se na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais”, afirmou a PF.

Na frente federal, a PF cumpriu 18 mandados de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens avaliados em R$ 40 milhões, com ordens expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

As investigações indicam que o grupo teria importado armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendendo-os até mesmo para facções rivais. Além disso, apontam para a infiltração de integrantes da organização em órgãos públicos, a fim de obter acesso a informações sigilosas e garantir impunidade.

Os investigados responderão por organização criminosa, tráfico internacional de drogas e armas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Operação Bandeirante – Justiça Estadual

No âmbito estadual, a Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ denunciou TH Joias e outras quatro pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de uso restrito.

Segundo a denúncia, o grupo mantinha vínculos estáveis com o Comando Vermelho, atuando nos complexos da Maré, Alemão e em Parada de Lucas. A acusação descreve a intermediação de drogas, armas e equipamentos antidrone utilizados para dificultar operações policiais, além da movimentação de grandes quantias em espécie para financiar atividades criminosas.

A ação penal, proposta pelo procurador-geral de Justiça Antonio José Campos Moreira, resultou em quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, cumpridos na Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana.

Trajetória política e empresarial

TH Joias assumiu mandato na Alerj em junho de 2024, após a morte do deputado Otoni de Paula Pai. O primeiro suplente, Rafael Picciani, optou por permanecer na Secretaria de Esporte e Lazer do governo estadual, abrindo espaço para a posse de Thiego.

Antes da carreira política, o parlamentar se destacou como ourives e designer de joias, atividade iniciada na loja da família, em Madureira. Entre seus clientes, estão nomes como o funkeiro Poze do Rodo, o cantor L7 e o jogador Vini Jr.

A operação desta quarta foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro (Ficco/RJ), que reúne a PF, o Ministério Público Federal, a Polícia Civil do RJ e o MPRJ.

Nota da Alerj

“A Alerj tomou conhecimento na data de hoje da expedição de mandados de busca e apreensão em face do Deputado Estadual Thiego Santos, que foram cumpridos em seu gabinete.

As diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes. A Alerj segue acompanhando o caso.”

Nota do MDB

“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar.

TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros.”


Compartilhe
Tentativa de assalto a ônibus com PMs termina com suspeito morto no centro do Rio

Tentativa de assalto a ônibus com PMs termina com suspeito morto no centro do Rio

maio 17, 2024

Compartilhe Na noite desta quinta-feira, um ônibus transportando 28 policiais militares da 2ª Companhia do 33º BPM (Angra dos Reis) foi alvo de uma tentativa de assalto no Centro do Rio de Janeiro. O crime ocorreu por volta das 20h30, quando o coletivo estava parado em um sinal na Avenida Beira Mar. Três suspeitos se

Caminhão perde o freio e causa grave acidente na Alameda em Niterói

Caminhão perde o freio e causa grave acidente na Alameda em Niterói

maio 17, 2024

Compartilhe Um grave acidente de trânsito bloqueou a Alameda São Boaventura, no Fonseca, na manhã desta sexta-feira (17). Segundo informações, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo e colidiu com a traseira de um ônibus, resultando em pelo menos uma pessoa ferida. O acidente ocorreu por volta das 8h, perto da descida da

Homem é preso sob suspeita de assassinar pai e irmão em Cabo Frio

Homem é preso sob suspeita de assassinar pai e irmão em Cabo Frio

maio 16, 2024

Compartilhe Um homem foi preso na madrugada desta quarta-feira (15) no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, acusação de matar seu pai e seu irmão. O crime ocorreu por volta das 4 horas da manhã no condomínio Minha Casa Minha Vida, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. De acordo com informações da Prefeitura,

Luto no jornalismo esportivo brasileiro: Washington Rodrigues, o Apolinho, falece aos 87 anos no Rio de Janeiro

Luto no jornalismo esportivo brasileiro: Washington Rodrigues, o Apolinho, falece aos 87 anos no Rio de Janeiro

maio 16, 2024

Compartilhe O mundo esportivo perdeu uma de suas vozes mais marcantes com o falecimento de Washington Rodrigues, mais conhecido como Apolinho, nesta quarta-feira (15). Aos 87 anos, o radialista, repórter e jornalista esportivo lutava bravamente contra um câncer agressivo. Reverenciado como um dos principais repórteres da história do rádio, Washington comandava o icônico “Show do

Pai é preso por agredir o filho de 5 anos em Niterói

Pai é preso por agredir o filho de 5 anos em Niterói

maio 16, 2024

Compartilhe Um homem de 33 anos foi preso em flagrante por lesão corporal contra seu filho de apenas 5 anos, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A câmera de segurança, registou Nilson Vieira Júnior desferindo múltiplas chineladas na criança, que estava no chão. As imagens revoltantes circularam rapidamente entre os moradores locais após serem

Brasil mira no ouro e conquista o lugar mais alto do pódio neste domingo (12) no Tiro com Arco

Brasil mira no ouro e conquista o lugar mais alto do pódio neste domingo (12) no Tiro com Arco

maio 15, 2024

CompartilheA arqueira Sophia Baptista e o arqueiro Carlos Lázaro representaram o Brasil no último domingo, 12 de maio, e conquistaram o ouro na categoria Sub-18. Com a vitória, o Brasil soma 16 medalhas em disputas por equipes, individuais e qualificatórios para o Pan-Júnior 2025. Sophia venceu a mexicana Yareni Miranda por 6 a 2. O

Alerj gasta R$ 121 mil em catracas que nunca entraram em operação

maio 15, 2024

Compartilhe As catracas instaladas na entrada da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com o objetivo de controlar a frequência dos servidores nunca entraram em operação desde sua instalação em 2021. Apesar de possuírem tecnologia moderna, incluindo leitor de digital e liberação automática de acesso, essas catracas permanecem inativas, representando um investimento de mais

Criminosos são presos com 300kg de fios de cobre na Zona Sul do Rio

Criminosos são presos com 300kg de fios de cobre na Zona Sul do Rio

maio 15, 2024

Compartilhe Operação da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de cinco criminosos na Glória, Zona Sul do Rio, por envolvimento em roubo de fios de cobre. A ação policial ocorreu nesta terça-feira (14), na Avenida Augusto Severo. De acordo com informações fornecidas pelo 2° BPM (Botafogo), os suspeitos foram surpreendidos enquanto cortavam cabos da

Estado do Rio pode ter mais um governador cassado

Estado do Rio pode ter mais um governador cassado

maio 15, 2024

CompartilheO Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) agendou para sexta-feira, 17, a análise dos pedidos de cassação do mandato do governador Cláudio Castro (PL). Ele é acusado de supostos desvios ocorridos no Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade Estadual do Rio

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de lubrificantes na baixada fluminense

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de lubrificantes na baixada fluminense

maio 15, 2024

Compartilhe Polícia Civil fez uma operação nesta terça-feira (14), resultou no fechamento de uma fábrica clandestina de lubrificantes de automóveis em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O local, que abrigava a produção ilegal, também era utilizado para o armazenamento irregular de combustíveis. Sete pessoas foram presas em flagrante. A fábrica clandestina, situada em um