Deputado TH Joias é investigado por corrupção, tráfico e lavagem de dinheiro no RJ

setembro 3, 2025

Compartilhe

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil prenderam, na manhã desta quarta-feira (3), o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva (MDB), conhecido como TH Joias. O parlamentar é investigado por suspeita de tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e envolvimento na negociação de armas e acessórios para a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Inicialmente, agentes não encontraram o deputado em sua residência na Barra da Tijuca, mas ele foi localizado em outro condomínio de alto padrão no mesmo bairro. Ao todo, 18 pessoas eram alvo da operação, sendo que 14 já foram presas, incluindo:

Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão – apontado como um dos chefes do CV;

Gustavo Steel – delegado da Polícia Federal;

Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu – assessor parlamentar de TH;

Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias – deputado estadual.

Até a última atualização, as defesas dos investigados não haviam se manifestado. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informou que prestou apoio às autoridades responsáveis, enquanto o MDB anunciou a expulsão do parlamentar de seus quadros.

A ação desta quarta-feira integra duas operações de investigações paralelas: Operação Zargun (Justiça Federal) e Operação Bandeirante (Justiça Estadual).

Um dos alvos de busca foi a própria Alerj. Segundo a PF, foi identificado “A organização infiltrava-se na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais”, afirmou a PF.

Na frente federal, a PF cumpriu 18 mandados de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens avaliados em R$ 40 milhões, com ordens expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

As investigações indicam que o grupo teria importado armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendendo-os até mesmo para facções rivais. Além disso, apontam para a infiltração de integrantes da organização em órgãos públicos, a fim de obter acesso a informações sigilosas e garantir impunidade.

Os investigados responderão por organização criminosa, tráfico internacional de drogas e armas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Operação Bandeirante – Justiça Estadual

No âmbito estadual, a Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ denunciou TH Joias e outras quatro pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de uso restrito.

Segundo a denúncia, o grupo mantinha vínculos estáveis com o Comando Vermelho, atuando nos complexos da Maré, Alemão e em Parada de Lucas. A acusação descreve a intermediação de drogas, armas e equipamentos antidrone utilizados para dificultar operações policiais, além da movimentação de grandes quantias em espécie para financiar atividades criminosas.

A ação penal, proposta pelo procurador-geral de Justiça Antonio José Campos Moreira, resultou em quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, cumpridos na Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana.

Trajetória política e empresarial

TH Joias assumiu mandato na Alerj em junho de 2024, após a morte do deputado Otoni de Paula Pai. O primeiro suplente, Rafael Picciani, optou por permanecer na Secretaria de Esporte e Lazer do governo estadual, abrindo espaço para a posse de Thiego.

Antes da carreira política, o parlamentar se destacou como ourives e designer de joias, atividade iniciada na loja da família, em Madureira. Entre seus clientes, estão nomes como o funkeiro Poze do Rodo, o cantor L7 e o jogador Vini Jr.

A operação desta quarta foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro (Ficco/RJ), que reúne a PF, o Ministério Público Federal, a Polícia Civil do RJ e o MPRJ.

Nota da Alerj

“A Alerj tomou conhecimento na data de hoje da expedição de mandados de busca e apreensão em face do Deputado Estadual Thiego Santos, que foram cumpridos em seu gabinete.

As diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes. A Alerj segue acompanhando o caso.”

Nota do MDB

“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar.

TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros.”


Compartilhe
Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, recebe colar do Mérito Judiciário

Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, recebe colar do Mérito Judiciário

dezembro 8, 2023

Compartilhe O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro comemora, nesta sexta-feira (08) o Dia da Justiça. A principal solenidade foi a entrega do Colar do Mérito Judiciário. Entre os condecorados estava o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar. Neste ano a honraria foi entregue a 47 autoridades e personalidades

Rio abre contagem regressiva pra receber decisão mundial do maior torneio 1×1 de Breaking

Rio abre contagem regressiva pra receber decisão mundial do maior torneio 1×1 de Breaking

dezembro 8, 2023

CompartilheO Brasil se prepara para receber uma decisão histórica do principal campeonato mundial 1×1 de Breaking no ano em que a modalidade faz a sua estreia no maior evento multiesportivo do mundo! No dia 07 dezembro de 2024, a cidade do Rio de Janeiro sediará a final mundial do Red Bull BC One, na Jeunesse

Governo do Rio inicia licitação do Maracanã nesta quinta-feira

Governo do Rio inicia licitação do Maracanã nesta quinta-feira

dezembro 6, 2023

CompartilheContrato de 20 anos resultará em investimentos de R$ 186 milhões O Governo do Estado inicia nesta quinta-feira (7 de dezembro) o processo de licitação para o contrato de concessão de gestão, exploração, operação e manutenção do Complexo do Maracanã, que inclui o Estádio Mário Filho e o Ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho). O contrato será

RJ: Secretaria de Trabalho e Renda oferece 2.873 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

RJ: Secretaria de Trabalho e Renda oferece 2.873 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz

dezembro 5, 2023

CompartilheMais de 60% das oportunidades exigem Ensino Médio completo A primeira semana de dezembro começa com a oferta de 2.873 oportunidades de emprego, estágio e jovem aprendiz no Estado do Rio. São 1.327 vagas para quem busca trabalho e 1.546 chances para quem ainda está terminando os estudos. A Secretaria de Estado de Trabalho e

Tanguá celebra o encerramento do Circuito da Laranja Mountain Bike 2023 neste domingo

Tanguá celebra o encerramento do Circuito da Laranja Mountain Bike 2023 neste domingo

dezembro 5, 2023

CompartilheLocalizada no leste metropolitano do estado, a cidade de Tanguá está pronta para sediar, neste domingo (10), a aguardada etapa de encerramento do prestigiado ranking XCM 2023 de Mountain Bike. Organizada pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, a competição abrangerá emocionantes disputas nas modalidades XCM, Gravel, E-Bike e Kids. Os participantes

RJ: Governo do Estado contrata Fundação Getúlio Vargas e retoma concurso para soldados da Polícia Militar

RJ: Governo do Estado contrata Fundação Getúlio Vargas e retoma concurso para soldados da Polícia Militar

dezembro 3, 2023

CompartilheProcesso seletivo será retomado ainda no mês de dezembro. Datas de novas etapas serão divulgadas posteriormente O processo seletivo para preencher duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar do Rio de Janeiro será retomado este mês, após a contratação da Fundação Getúlio Vargas para realizar o concurso. A

Governo do Rio de Janeiro começa a pagar piso da enfermagem a partir desta sexta-feira (1/12)

Governo do Rio de Janeiro começa a pagar piso da enfermagem a partir desta sexta-feira (1/12)

novembro 29, 2023

CompartilheValores retroativos de maio a setembro serão depositados de uma só vez para os profissionais de saúde das categorias contempladas O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), fará o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras que atuam nas unidades públicas estaduais,

Força-tarefa do Governo do Estado interdita 11 ferros-velhos em Nova Iguaçu

Força-tarefa do Governo do Estado interdita 11 ferros-velhos em Nova Iguaçu

novembro 29, 2023

CompartilheOperação Procedência Segura, coordenada pelo Detran.RJ, tem o objetivo de coibir o roubo de veículos e a comercialização de peças de automóveis roubados Onze ferros-velhos situados às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, foram fechados, nesta quarta-feira, durante a Operação Procedência Segura, realizadas pela força-tarefa do Governo do Estado que reúne o Detran.RJ,

Estado do Rio oferece mais de 3.500 vagas de emprego e estágio na última semana de novembro

Estado do Rio oferece mais de 3.500 vagas de emprego e estágio na última semana de novembro

novembro 28, 2023

CompartilheMaioria das vagas divulgadas pela Secretaria de Trabalho e Renda é do setor de Serviços As regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana do Estado do Rio de Janeiro estão com uma oferta de 2.044 vagas de emprego nesta última semana de novembro – 70,6% do total são do setor de serviços e a maioria exige

Licenciamento RJ: Placas final 6, 7, 8 e 9 têm até dia 30 para pagar o licenciamento

Licenciamento RJ: Placas final 6, 7, 8 e 9 têm até dia 30 para pagar o licenciamento

novembro 28, 2023

CompartilheAndar sem o licenciamento atualizado é considerado infração gravíssima; Zapay oferece a possibilidade de parcelamento Novembro de 2023 – O Licenciamento garante a regularidade do veículo para trafegar em vias públicas. Os motoristas devem ficar atentos, pois não licenciar o veículo no prazo estabelecido é considerado infração gravíssima e, além da multa, pode acarretar perda de sete pontos