Duas funcionárias do Cefet são mortas a tiros por colega dentro da unidade no Maracanã

novembro 28, 2025

Compartilhe

Duas funcionárias foram mortas a tiros na tarde desta sexta-feira dentro da unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Celso Suckow da Fonseca, no Maracanã, Zona Norte do Rio. As vítimas — a professora Allane de Souza Pedrotti Matos e a psicóloga Layse Costa Pinheiro — chegaram a ser socorridas e levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, mas não resistiram aos ferimentos.

✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Segundo o Corpo de Bombeiros, os disparos ocorreram por volta das 15h50. De acordo com relatos iniciais, o funcionário João Antônio Miranda Tello Ramos, que trabalhava na instituição, chegou pela manhã cumprimentando os colegas normalmente. À tarde, ele teria ido até a Diretoria de Ensino, onde efetuou os disparos contra as duas profissionais que atuavam no setor.

Após os tiros, o autor do ataque teria tirado a própria vida. O corpo do suspeito foi encontrado dentro da unidade. As aulas do turno da noite foram canceladas.

Ação policial e relatos de pânico

A Polícia Militar informou que agentes do 6º BPM (Tijuca) foram acionados após relatos de disparos no interior da instituição. Duas mulheres feridas foram encontradas e socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Durante buscas, os policiais localizaram o corpo do suspeito.

O episódio provocou correria e pânico entre alunos e funcionários. O estudante Jonatam Araújo, de 19 anos, relatou ter ouvido quatro disparos durante a aula. Ele contou que um policial orientou que todos permanecessem nas salas até a área ser esvaziada com segurança.

A aluna Maria Beatriz Albuquerque, de 18 anos, estava no pátio e acreditou inicialmente se tratar de uma obra. Ela só percebeu a gravidade da situação quando um colega avisou que se tratava de tiros.

Para Adrynni Emannuele, estagiária no Cefet há seis meses, o momento foi de desespero. Ela se abrigou na cantina até receber orientação para deixar o local.

Outra estudante, Mariah Emanoela da Silva, de 18 anos, contou que o colégio estava cheio devido a uma confraternização de fim de ano do 3º ano. Segundo ela, houve desorganização inicial e pedidos de ajuda, mas todos conseguiram deixar o prédio sem novos feridos.

O professor de física Hilário Rodrigues relatou que estava em sala com cerca de 25 alunos no 3º andar quando foi alertado por estudantes. Ele decidiu manter a turma em segurança dentro da sala até a chegada da PM. Segundo ele, não há treinamento específico para cenários desse tipo.

Quem eram as vítimas

Allane de Souza Pedrotti Matos, professora e coordenadora pedagógica do Cefet, tinha doutorado em Letras pela PUC-Rio, com parte da pesquisa realizada na University of Copenhagen, financiada pela Capes. Ela atuava na Coordenação de Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio e integrava diversas comissões acadêmicas e administrativas da instituição.

Layse Costa Pinheiro, psicóloga, era servidora pública federal desde 2014 e primeira colocada no concurso ingressado naquele ano. Formada pela Uerj, com especialização em Gestão de Pessoas, atuou na área de Psicologia Escolar desde 2017. Tinha mestrado iniciado em Psicologia Social na Uerj.

As circunstâncias do ataque seguem sendo investigadas pela Polícia Civil e pela direção do Cefet.


Compartilhe
Praias podem ser privatizadas; Senado volta a debater tema

Praias podem ser privatizadas; Senado volta a debater tema

maio 27, 2024

Compartilhe a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado discutirá nesta segunda-feira (27), a privatização das praias em uma audiência pública. O foco é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, que propõe a transferência da propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, atualmente sob domínio da Marinha, para estados, municípios e proprietários privados.

Suspeito de assalto em ônibus é jogado de viaduto no Centro do Rio

Suspeito de assalto em ônibus é jogado de viaduto no Centro do Rio

maio 27, 2024

Compartilhe Um assalto a um ônibus da linha 457, que faz o trajeto Abolição-Copacabana, resultou em um episódio violento na tarde de ontem, no centro do Rio de Janeiro. Matheus Germano Andrade Marques, de 24 anos, supostamente utilizou uma réplica de pistola para roubar passageiros enquanto o veículo passava pelo Túnel Santa Bárbara. Clique aqui

Marinha emite aviso de ressaca no litoral do Rio de Janeiro

Marinha emite aviso de ressaca no litoral do Rio de Janeiro

maio 27, 2024

Compartilhe A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca a partir da tarde desta terça-feira (28), a orla carioca poderá ser atingida por ondas de até 3 metros de altura. O alerta, que permanecerá válido até a manhã de quinta-feira (30), foi divulgado pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro. Clique aqui para seguir

RJ: Espião no PSOL monitorou políticos, afirma Ronnie Lessa

RJ: Espião no PSOL monitorou políticos, afirma Ronnie Lessa

maio 27, 2024

Compartilhe Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, revelou em uma delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que o plano de espionagem no PSOL não visava apenas a vereadora, mas também outros políticos do partido. Segundo Lessa, o paramilitar Laerte Silva de Lima e sua esposa, Erileide Barbosa

RJ: STF anula provas contra desembargador acusado de receber R$6 Milhões em propina

RJ: STF anula provas contra desembargador acusado de receber R$6 Milhões em propina

maio 25, 2024

Compartilhe O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as provas obtidas contra o desembargador Mário Guimarães Neto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão foi tomada porque as provas foram obtidas a partir de decisões da 7ª Vara Federal Criminal do

Polícia prende quatro acusados de roubo e latrocínio na Baixada Fluminense

Polícia prende quatro acusados de roubo e latrocínio na Baixada Fluminense

maio 25, 2024

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação na Baixada Fluminense que resultou na prisão de quatro homens acusados de roubo e latrocínio, crimes que estavam pendentes na Justiça. Entre os detidos, um dos principais alvos era um homem condenado a 17 anos de prisão por latrocínio, que estava foragido desde 2008.

Frente fria chega ao Rio trazendo temperaturas amenas e chuva para fim de semana

Frente fria chega ao Rio trazendo temperaturas amenas e chuva para fim de semana

maio 24, 2024

Compartilhe O Rio de Janeiro se prepara para a chegada de uma frente fria que promete trazer mudanças significativas no clima neste fim de semana. Nesta sexta-feira (24), o céu claro e as altas temperaturas darão lugar à nebulosidade, sem previsão de chuva. O Sistema Alerta Rio indica que o céu ficará nublado até o

Polícia Civil realiza buscas em sítio na região metropolitana do Rio para encontrar advogada Anic Herdy

Polícia Civil realiza buscas em sítio na região metropolitana do Rio para encontrar advogada Anic Herdy

maio 24, 2024

Compartilhe A Polícia Civil realizou buscas intensivas em um sítio no bairro Santa Efigênia, em Guapimirim, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na quinta-feira (23/05). A ação tinha como objetivo localizar a advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, desaparecida desde abril. Quatro suspeitos já foram presos em conexão com o caso, incluindo Lourival Correa

RJ: MPE e Freixo vão recorrer da decisão que absolveu Cláudio Castro

RJ: MPE e Freixo vão recorrer da decisão que absolveu Cláudio Castro

maio 24, 2024

Compartilhe O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) absolveu o governador Cláudio Castro da acusação de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. No entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e o ex-deputado Marcelo Freixo confirmaram que irão recorrer da decisão. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

TRE-RJ absolve Cláudio Castro e mantém mandato de governador

TRE-RJ absolve Cláudio Castro e mantém mandato de governador

maio 23, 2024

Compartilhe O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu nesta quinta-feira, por 4 a 3, pela absolvição do governador Cláudio Castro (PL), do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). O julgamento analisou as acusações de abuso de poder

Deixe um comentário