A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, realizou nesta quinta-feira (6) uma operação de fiscalização em ônibus municipais no Centro da cidade. A ação ocorreu em um ponto do trecho 3 do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), nas proximidades do Clube Tamoio, com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade do transporte público oferecido à população.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Durante a fiscalização, os agentes verificaram documentação, estado de conservação dos veículos, funcionamento de portas, bancos, iluminação, sinalização, campainha e plataforma elevatória para cadeirantes, além de itens de segurança como pneus, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, buzinas e sistema de freios.
Dois ônibus foram retirados de circulação — um por estar com o licenciamento vencido e outro por apresentar falha na plataforma elevatória. Em ambos os casos, o Consórcio São Gonçalo de Transportes foi autuado.
De acordo com a secretaria, 143 ações de fiscalização foram realizadas em 2025, resultando em 81 autos de infração e 58 veículos removidos para adequação.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, destacou que as ações são contínuas:
“Realizamos fiscalizações constantes, tanto nas ruas quanto nas garagens, para assegurar que a população tenha acesso a um transporte público seguro e eficiente. Sabemos que o ônibus é o meio de locomoção mais utilizado na cidade, por isso nosso compromisso é garantir um serviço de qualidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.