Foto: Uanderson Fernandes
Região MetropolitanaNiteróiSegurança Pública

Furtos de bicicleta dobraram em Niterói

Compartilhe

O cenário para os ciclistas de Niterói tem se tornado cada vez mais desafiador, especialmente nas áreas do Centro, Icaraí e Santa Rosa. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de furtos de bicicletas na cidade dobrou em abril de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Foram registrados 111 casos, um aumento significativo de 200% em relação aos 37 registros de abril de 2023. Esse crescimento representa uma média de quatro furtos diários. Analisando os primeiros quatro meses de 2024, a média diária de ocorrências é de aproximadamente 2,9, totalizando 277 casos, contra 98 no mesmo período de 2023 – um aumento de pouco mais de 182%.

As regiões mais afetadas são as áreas de atuação da 76ª DP (Niterói) e 77ª DP (Icaraí). Em um dos casos, em Icaraí, um entregador teve sua bicicleta furtada em menos de dois minutos enquanto realizava uma entrega na Hachiko Pet House.

“Essa (bicicleta) do mês passado foi a terceira que roubaram da gente. Infelizmente os entregadores nem sempre as travam com os cadeados. O último caso aconteceu na Rua Álvares de Azevedo, em plena luz do dia. As outras duas foram em 2023, uma na Mem de Sá e a outra no Ingá”, disse, Lucas Flach, um dos proprietários da empresa.

Na segunda-feira (27), policiais da 77ª Delegacia de Polícia Civil (Icaraí) prenderam no Centro do Rio o principal receptador de bicicletas furtadas em Niterói. Wellington Constantino Pimentel foi detido em sua residência na Praça XV, onde foram apreendidas 15 bicicletas roubadas.

Pimentel, com diversas anotações criminais por roubo e furto, foi localizado após uma longa investigação conduzida pelo setor de inteligência da unidade policial. As diligências continuam com o objetivo de identificar outros furtadores e receptadores de bicicletas em Icaraí e Santa Rosa.

As 15 bicicletas recuperadas foram levadas para a delegacia de Icaraí, e os proprietários que tiveram seus veículos furtados são orientados a comparecer à unidade com nota fiscal ou qualquer comprovação de propriedade. A polícia tem intensificado as abordagens e patrulhas através do Regime Adicional de Serviço (RAS).

A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) enfatiza a importância da colaboração da população, incentivando denúncias sobre essas práticas pelo Disque-Denúncia (21 2253-1177) ou, em casos urgentes, acionando as equipes pelo número 190 ou pelo aplicativo da polícia. Registros nas delegacias da Polícia Civil são essenciais para que as investigações resultem na identificação e prisão dos suspeitos.


Compartilhe

You may also like

Comments are closed.