Governo do Rio entrega 214 novas viaturas à PM e anuncia concurso para 2026

maio 7, 2025

Compartilhe

O Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou, nesta terça-feira (6), 214 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar, dando início à distribuição de 758 veículos que serão incorporados ao patrulhamento até o final do semestre. A cerimônia ocorreu nos Arcos da Lapa e contou com a presença do governador Cláudio Castro, que também anunciou um novo concurso público para a PMERJ em 2026.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O governador ressaltou que o reforço da frota integra os esforços para modernizar a segurança pública no estado.

“Esta entrega reforça o nosso compromisso com uma polícia mais preparada, protegida e presente nas ruas”, afirmou Cláudio Castro. “Estamos investindo em tecnologia, infraestrutura e valorização dos nossos profissionais. Só na minha gestão, já entregamos mais de 1.700 viaturas e vamos incorporar 2 mil homens até 2026”, completou.

O novo lote entregue inclui 103 SUVs Renault Duster e 111 picapes Fiat Titano, ambos com pintura de quadriláteros, seguindo o padrão visual internacional adotado por forças de segurança. Ao final da distribuição, a frota contará com 414 Renault Duster, 220 Fiat Titano e 127 Toyota Corolla.

Desde 2022, o governo estadual adquiriu 1.714 viaturas, além de 956 veículos adicionais, 300 motocicletas, 30 blindados, 22 mil coletes balísticos, 3.400 capacetes, 600 fuzis, 500 pistolas de eletrochoque e 44 mil uniformes. Para 2025, está prevista a chegada de mais 470 motocicletas, 1.000 fuzis e um helicóptero Black Hawk blindado.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Menezes, a entrega das novas viaturas representa um marco significativo. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Menezes, É a maior entrega de viaturas já feita em apenas um ano. Os investimentos do governador têm gerado resultados positivos para a segurança pública e melhores condições de trabalho para os policiais”.

Além da modernização da frota, o governo investiu no aumento do efetivo policial. Entre 2021 e 2024, foram incorporados 2 mil policiais. Para 2025, está prevista a formação de mais 100 oficiais e até 4 mil soldados, dos quais 2 mil já foram convocados.

No campo estrutural, foram investidos R$ 170 milhões na reforma de unidades da PM e R$ 160 milhões em tecnologia. Desde 2021, o governo já aplicou mais de R$ 4 bilhões na área de segurança pública.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os investimentos têm refletido em melhorias nos índices de criminalidade. Em março de 2025, o estado registrou o menor número de roubos de veículos desde 1991, com uma queda de 38% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Também houve redução nos roubos de carga (-2,3%) e nos homicídios dolosos (-3,2%).

Além disso, a produtividade das operações policiais apresentou crescimento. Foram realizadas mais de 11 mil prisões em flagrante, recuperados 5.041 veículos (alta de 29%) e apreendidas 1.491 armas, incluindo 189 fuzis.

O governo estadual destaca que os investimentos contínuos e o reforço no efetivo são fundamentais para garantir mais eficiência no policiamento e reduzir os índices de criminalidade no estado.


Compartilhe
Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

agosto 22, 2024

Compartilhe O município de Maricá está um passo mais próximo de ter seu próprio campus universitário. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Fabiano Horta anunciou em suas redes sociais a assinatura de um termo de cooperação com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O acordo visa a criação de um campus da instituição na cidade, ampliando

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

agosto 22, 2024

Compartilhe Um grupo de manifestantes fechou, na tarde desta quinta-feira, parte da Avenida Marechal Rondon, nas proximidades do Viaduto Noel Rosa, sentido Centro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A manifestação ocorreu em um dos acessos ao Morro do São João, no bairro Engenho Novo. clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

agosto 22, 2024

Compartilhe Um visitante inusitado chamou a atenção em Copacabana nesta semana: Diferentão, um búfalo vindo de Minas Gerais, foi flagrado passeando pela orla na última terça-feira (20). Nesta quinta-feira (22), o animal continuou sua jornada, desta vez pelo Calçadão de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde rapidamente se tornou a principal atração. clique aqui para

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

agosto 22, 2024

Compartilhe Um dos principais nomes do tráfico de drogas em São Gonçalo, Paulo Gabriel Malafaia da Silva, conhecido como “GB do Catarina”, foi preso pela Polícia Civil em uma operação na última quarta-feira (21). clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: O suspeito foi encontrado em um luxuoso

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

agosto 21, 2024

Compartilhe A Polícia Militar descobriu que membros do Comando Vermelho (CV) estavam monitorando a frequência de rádio do 22º BPM (Maré) para se deslocar do Complexo do Alemão para o Complexo da Maré. A descoberta ocorreu durante uma operação em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando agentes suspeitaram de um grupo de

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

agosto 21, 2024

Compartilhe A casa na Gávea onde o poeta e compositor Vinicius de Moraes passou parte de sua juventude está à venda. O imóvel, localizado na Rua das Acácias, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi anunciado por R$ 3,9 milhões. Construída em 1930, a residência carrega uma rica história, ligada à vida do renomado

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

agosto 20, 2024

CompartilheApós ter ficado preso por anos, o ex-deputado estadual, que já presidiu a Alerj, Paulo Melo (MDB), voltou à política, dessa vez buscando a prefeitura de Saquarema, município em que mantém sua base eleitoral. Ele vai disputar em um cenário diferente, onde há uma alta aprovação da administração atual, que tenta emplacar a candidata Lucimar

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

agosto 20, 2024

Compartilhe Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou que solicitará à Justiça a transferência dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para presídios federais. A medida, segundo o governo estadual, visa dificultar o contato entre os líderes da organização e seus subordinados, enfraquecendo assim o comando da facção dentro do sistema prisional.

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

agosto 20, 2024

Compartilhe O fotógrafo carioca Bruno Dulcetti fez novamente um registro impressionante da lua cheia. Desta vez, ele conseguiu capturar a imagem de uma superlua azul parecendo “pousar” nos braços do Cristo Redentor, em uma foto tirada na manhã desta terça-feira (20), da Urca, na Zona Sul do Rio. clique aqui para seguir o canal “RJ

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

agosto 20, 2024

Compartilhe Seis ferros-velhos que operavam sem licença foram interditados nesta segunda-feira (19) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta liderada pelo Detran.RJ. A ação, que contou com a participação de policiais civis e militares, ocorreu nas proximidades da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Alcântara. clique aqui para