Governo recua em plano de reduzir tarifas de metrô e trem no Rio

novembro 12, 2025

Compartilhe

A secretária estadual de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, Priscila Sakalem, confirmou que não será possível implementar a redução das tarifas do metrô e do trem para R$ 4,70. A medida havia sido anunciada em maio pelo ex-secretário Washington Reis, mas dependia da assinatura do governador Cláudio Castro para ser efetivada.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Em ofício encaminhado à Subsecretaria de Comunicação e Publicidade, datado de 30 de outubro, Sakalem citou restrições orçamentárias do Estado como principal motivo para a decisão e determinou a suspensão de uma campanha publicitária — como motivo as restrições orçamentárias enfrentadas pelo Estado e pede para suspender uma campanha publicitária, orçada em R$ 15 milhões, que divulgaria a novidade.

Na ocasião do anúncio, Reis havia estimado que a redução de preços poderia gerar um aumento de 500 mil passageiros por dia nos transportes sobre trilhos. Segundo ele, o metrô, cuja passagem custa atualmente R$ 7,90, passaria de 650 mil para 900 mil usuários diários, enquanto o trem, hoje com tarifa de R$ 7,60, registraria crescimento de 358 mil para 600 mil passageiros. O impacto financeiro da medida havia sido calculado em R$ 500 milhões anuais a partir de 2026, com recursos provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (FECP).

Em abril deste ano, Washington Reis solicitou à Casa Civil e à Subsecretaria de Comunicação a criação da campanha “Tarifa RJ”, com o objetivo de divulgar o “valor mais justo e acessível” das tarifas. A proposta chegou a ser aprovada, e os recursos seriam distribuídos entre quatro agências responsáveis pela produção e execução de mídia. O processo, que estava parado desde julho, foi oficialmente interrompido por Sakalem no final de outubro, quando reiterou a inviabilidade da redução e recomendou a adoção de medidas administrativas para cancelar a divulgação.

Enquanto isso, o sistema aquaviário teve uma redução de preços em 2024, a partir de convênio firmado entre a Barcas Rio e a Prefeitura de Niterói. A linha Charitas passou de R$ 21 para R$ 7,70, e as linhas Arariboia, Cocotá e Paquetá tiveram a tarifa reduzida de R$ 7,70 para R$ 4,70.

Em nota, o governo do estado informou que “não desistiu da política pública de redução das tarifas dos transportes”, mas afirmou que a decisão “precisa levar em consideração a responsabilidade com as contas públicas diante de uma previsão de déficit orçamentário para 2026”. Segundo a nota, “foi solicitado à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana que realize estudos sobre como viabilizar a nova tarifa, avaliando o impacto sobre a atual realidade financeira do estado e projeções futuras”. Quanto à campanha publicitária, o governo informou que “os recursos não utilizados foram devolvidos e poderão ser utilizados em outras ações”.


O MetrôRio também se pronunciou sobre a decisão, afirmando que “considera fundamental a implementação de política tarifária que torne os modais sobre trilhos mais acessíveis à população fluminense”. A concessionária reforçou que o Rio tem a tarifa mais cara do Brasil, “justamente por ser o único sistema do país sem subsídio universal para seus passageiros”. Segundo a empresa, em outras cidades, o subsídio é superior a 50% do valor da tarifa técnica (custo da operação): “Caso no Rio de Janeiro fosse implementada semelhante medida, a tarifa pública seria inferior a R$ 4,00”. Por fim, o MetrôRio informou que “seguirá em contato com o governo estadual para a análise das melhores práticas e políticas com o intuito de contribuir para se alcançar uma solução de política tarifária que incentive o uso do transporte de alta capacidade”.

Por fim, o MetrôRio informou que segue em diálogo com o governo estadual para discutir alternativas que promovam uma política tarifária capaz de estimular o uso do transporte público de alta capacidade no estado.


Compartilhe

The Expert’s Guide to Surviving Long Haul Flights

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

The Tattoo Taboo for the Asian Woman

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Impossibly High Beauty Standards Are Ruining My Self Esteem

outubro 18, 2019

CompartilheImpossibly High Beauty Standards Are Ruining My Self Esteem In my excitement, I whipped out my iPhone for a photo opportunity the moment I got into my car after leaving the salon. I placed one hand on the steering wheel of my Volkswagen and used the other hand to take the photo. Then I looked

Adjusting to Your Home is no Different than a New Country

outubro 18, 2019

CompartilheI’ve been home from China for nearly three weeks now. While it hasn’t hit me that I’m not going back to China any time soon yet, there’s one thing that both countries have in common. Adjusting to each place can be difficult. First, there’s the jet lag There’s a twelve-hour difference between Michigan and China.

I Moved Across the Country and Never Looked Back

outubro 18, 2019

Compartilhe Whoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times,

No Fixed Abode: Quitting Home Ownership

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Developing Self-Control Through The Wonders of Intermittent Fasting

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

The Argument For Short Meditations

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Do You Want Stronger Friendships, a More Balanced Mindset?

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

The Next Big Thing in Fashion? Not Washing Your Clothes.

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Deixe um comentário