Jornalista é preso no Rio durante operação contra tráfico de drogas
Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná e Ministério Público daquele estado resultou na prisão de um jornalista envolvido com uma quadrilha de tráfico de drogas. Ricardo Lyra Ribeiro, CEO do “Jornal Corporativo”, foi detido sob acusação de gerenciar as contas bancárias e a contabilidade da organização criminosa, conforme apontaram as investigações.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
A força-tarefa paranaense mobilizou mais de 180 policiais para cumprir 11 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão em endereços distribuídos por cinco estados brasileiros. Segundo as autoridades, a quadrilha é responsável pela distribuição de drogas do Paraná para estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, movimentando mais de R$ 100 milhões em transações bancárias e em espécie ao longo de quatro anos, utilizando laranjas e empresas de fachada.
Os alvos da operação são investigados por crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico. A ação simultânea ocorreu em dez municípios, incluindo Toledo, Cascavel, e Pato Bragado no Paraná; Balneário Camboriú em Santa Catarina; Ribeirão das Neves em Minas Gerais; além dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na fase anterior da operação, iniciada em agosto de 2023, foram efetuadas 15 prisões, apreendidas 11 armas de fogo e confiscados cerca de R$ 25 milhões em bens móveis, imóveis e dinheiro. A investigação revelou que a droga era transportada em caminhões frigoríficos, escolhidos pela dificuldade de fiscalização devido ao rompimento do lacre comprometer o produto.
Os líderes da organização criminosa mantinham um estilo de vida luxuoso, com propriedades milionárias, viagens, carros de luxo e embarcações aquáticas, conforme apurou a polícia.