Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

maio 25, 2025

Compartilhe

A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu milhares de participantes neste sábado (24). Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 300 mil pessoas participariam da caminhada.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A concentração teve início às 14h, na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade. De lá, os participantes seguiram em direção à Praça da Apoteose, no Sambódromo, também na região central. No local, cerca de 40 mil pessoas, segundo a organização, acompanham apresentações de diversos artistas da música gospel, com programação prevista até as 23h.

Entre os artistas escalados estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel. A cantora Sued Silva destacou a satisfação em participar pela primeira vez do evento no Rio de Janeiro, ressaltando sua relevância no cenário nacional.

A Marcha para Jesus foi reconhecida em 2023 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A realização é do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj), com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. O tema desta edição é “A Paz é Para Todos”.

De acordo com o presidente do Comerj, pastor Cláudio Duarte, a escolha do tema reflete a preocupação com a necessidade de paz e segurança pública no estado. “Somos um só povo, povo do Deus altíssimo. Vamos adorar, vamos engrandecer o nome do senhor e vamos ver a boa mão do nosso senhor agindo em prol do nosso estado”, afirmou o pastor Duarte no palco da Apoteose.

Incluído no calendário oficial do município desde 2011, o evento tem como objetivo promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes, além de estimular a reflexão sobre espiritualidade e unidade cristã. A primeira edição da Marcha para Jesus no Rio ocorreu em 1998. O evento foi oficializado nacionalmente em 2009 e, posteriormente, incluído na agenda oficial da cidade.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado implica o compromisso de preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas associadas ao evento.

Para viabilizar a realização da Marcha, a Prefeitura do Rio de Janeiro organizou uma operação integrada envolvendo sete órgãos e secretarias municipais. As ações de monitoramento, segurança, transporte, trânsito e limpeza se concentram nas Avenidas Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas e nas ruas do entorno.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) acompanha a movimentação com apoio de 70 câmeras e dois drones. Cerca de 100 operadores atuam em regime de plantão na Sala de Situação. Um layout exclusivo no videowall permite o monitoramento do deslocamento dos participantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) interditou vias no entorno desde a sexta-feira (23) para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. A operação conta com 74 agentes, entre guardas municipais, operadores de trânsito e apoiadores, que atuam na organização dos cruzamentos, orientação aos pedestres, fiscalização do estacionamento e bloqueios viários.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 130 garis e 16 fiscais, divididos em dois turnos, para realizar a limpeza da área externa do Sambódromo e das ruas do entorno. As equipes acompanharam o trajeto da caminhada, da Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados também participa da ação, promovendo atividades de conscientização e combate ao assédio e à violência contra as mulheres. A iniciativa inclui a distribuição de materiais informativos e a fixação de adesivos nos banheiros femininos, com QR Code que direciona ao site www.mulher.rio, com informações e pontos de atendimento.

Esquema de transporte

O transporte público foi reforçado para atender ao grande fluxo de pessoas. O VLT Carioca opera com esquema especial, partindo do Terminal Gentileza, na região portuária, e com integração para quem chega pela Central do Brasil, funcionando até as 23h.

A SuperVia disponibilizou trens extras após o encerramento do evento, com viagens para Japeri, Santa Cruz (interligado a Deodoro) e Saracuruna, todas partindo da estação Central do Brasil, que estará aberta para embarque até 22h15. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.

O MetrôRio opera até a meia-noite. A linha 2 funciona entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 fazem o trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 pode ser realizada no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo. A segurança e a operação nas estações do centro foram reforçadas. A concessionária orientou os usuários a utilizarem pagamento por aproximação ou adquirirem bilhetes com antecedência para evitar filas.


Compartilhe
Homem é detido em Niterói após série de furtos a comércios na Região Oceânica

Homem é detido em Niterói após série de furtos a comércios na Região Oceânica

setembro 3, 2024

CompartilheNesta segunda-feira (2), a equipe do Niterói Presente prendeu um homem de 24 anos acusado de realizar uma série de furtos a estabelecimentos comerciais na Avenida Ewerton da Costa Xavier, na Região Oceânica de Niterói. A investigação começou após a equipe receber, por meio de um grupo de mensagens de moradores, diversos vídeos que mostravam

RJ: Operação na Maré deixa três mortos e provoca tiroteios desde a madrugada

RJ: Operação na Maré deixa três mortos e provoca tiroteios desde a madrugada

setembro 3, 2024

Compartilhe Uma operação das forças de segurança no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou em três mortes por disparos de arma de fogo nesta terça-feira. A ação foi conduzida por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que chegaram à comunidade ainda

Botafogo enfrenta Fortaleza em duelo pela liderança do Brasileirão

Botafogo enfrenta Fortaleza em duelo pela liderança do Brasileirão

agosto 31, 2024

Compartilhe Neste sábado, o Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, será palco de um confronto decisivo na 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Valendo a liderança, Botafogo e Fortaleza se enfrentam às 21h (de Brasília), em um jogo que promete fortes emoções. O duelo será transmitido ao vivo pelos canais Sportv e Premiere. clique

Fim de semana de sol e calor intenso no Rio

Fim de semana de sol e calor intenso no Rio

agosto 31, 2024

Compartilhe O Rio de Janeiro terá um fim de semana típico de verão, com muito sol e temperaturas elevadas, atraindo cariocas e turistas para as praias. Mesmo antes da chegada da onda de calor que começa a influenciar o clima nacional na próxima segunda-feira (2), o sábado (31) e o domingo (1º) já prometem ser

DETRO-RJ suspende temporariamente a linha de ônibus Niterói – Saquarema via RJ-106

DETRO-RJ suspende temporariamente a linha de ônibus Niterói – Saquarema via RJ-106

agosto 30, 2024

Compartilhe A Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade do Rio de Janeiro, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO-RJ), anunciou a suspensão temporária da linha de ônibus Niterói – Saquarema, que opera via RJ-106. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nesta

Gonzalo Plata chega ao Rio para ser anunciado como novo reforço do Flamengo

Gonzalo Plata chega ao Rio para ser anunciado como novo reforço do Flamengo

agosto 30, 2024

Compartilhe O atacante Gonzalo Plata desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (30) para ser anunciado oficialmente como o mais novo reforço do Flamengo. Após fazer uma escala em São Paulo, o jogador chegou em solo carioca sem passar pela imprensa, se dirigindo diretamente a uma van que o aguardava, evitando assim o

RJ: Operação policial no complexo da Penha: Tiroteios, barricadas e escolas fechadas

RJ: Operação policial no complexo da Penha: Tiroteios, barricadas e escolas fechadas

agosto 30, 2024

Compartilhe Uma operação policial no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (30), foi marcada por intensos tiroteios e imagens de barricadas em chamas, que circulam nas redes sociais. A Polícia Militar realiza ações em várias comunidades da região, incluindo Morro da Fé e Morro do Sereno, áreas frequentemente alvo de disputas territoriais

Niterói: Rodrigo Neves não participa do debate para a prefeitura

Niterói: Rodrigo Neves não participa do debate para a prefeitura

agosto 29, 2024

Compartilhe O debate entre os candidatos à Prefeitura de Niterói, promovido pelo g1, na tarde desta quinta-feira (29), trouxe à tona questões centrais como educação, saúde, população em situação de rua e internação compulsória. Contudo, o evento também foi marcado pela ausência de Rodrigo Neves, candidato do PDT e representante do partido do atual prefeito,

Caso Marielle: Conselho de ética aprova cassação do deputado Chiquinho Brazão

Caso Marielle: Conselho de ética aprova cassação do deputado Chiquinho Brazão

agosto 28, 2024

Compartilhe O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 28, o parecer que recomenda a cassação do deputado federal Chiquinho Brazão (Sem Partido-RS), acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A decisão foi tomada por 15 votos favoráveis, com apenas um voto

Casos de Covid aumentam teste em posto de saúde do Rio

Casos de Covid aumentam teste em posto de saúde do Rio

agosto 28, 2024

Compartilhe Nas últimas semanas, a cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento significativo na procura por testes de Covid-19 nos postos de saúde. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de testes realizados cresceu mais de 50% em agosto, acompanhado por um aumento na taxa de positividade, que subiu