Marcha para Jesus reúne milhares no centro do Rio de Janeiro

maio 25, 2025

Compartilhe

A 18ª edição da Marcha para Jesus, evento religioso que integra o calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu milhares de participantes neste sábado (24). Segundo estimativa dos organizadores, aproximadamente 300 mil pessoas participariam da caminhada.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A concentração teve início às 14h, na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade. De lá, os participantes seguiram em direção à Praça da Apoteose, no Sambódromo, também na região central. No local, cerca de 40 mil pessoas, segundo a organização, acompanham apresentações de diversos artistas da música gospel, com programação prevista até as 23h.

Entre os artistas escalados estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel. A cantora Sued Silva destacou a satisfação em participar pela primeira vez do evento no Rio de Janeiro, ressaltando sua relevância no cenário nacional.

A Marcha para Jesus foi reconhecida em 2023 como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A realização é do Conselho de Ministros do Estado do Rio de Janeiro (Comerj), com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. O tema desta edição é “A Paz é Para Todos”.

De acordo com o presidente do Comerj, pastor Cláudio Duarte, a escolha do tema reflete a preocupação com a necessidade de paz e segurança pública no estado. “Somos um só povo, povo do Deus altíssimo. Vamos adorar, vamos engrandecer o nome do senhor e vamos ver a boa mão do nosso senhor agindo em prol do nosso estado”, afirmou o pastor Duarte no palco da Apoteose.

Incluído no calendário oficial do município desde 2011, o evento tem como objetivo promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes, além de estimular a reflexão sobre espiritualidade e unidade cristã. A primeira edição da Marcha para Jesus no Rio ocorreu em 1998. O evento foi oficializado nacionalmente em 2009 e, posteriormente, incluído na agenda oficial da cidade.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado implica o compromisso de preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas associadas ao evento.

Para viabilizar a realização da Marcha, a Prefeitura do Rio de Janeiro organizou uma operação integrada envolvendo sete órgãos e secretarias municipais. As ações de monitoramento, segurança, transporte, trânsito e limpeza se concentram nas Avenidas Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas e nas ruas do entorno.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) acompanha a movimentação com apoio de 70 câmeras e dois drones. Cerca de 100 operadores atuam em regime de plantão na Sala de Situação. Um layout exclusivo no videowall permite o monitoramento do deslocamento dos participantes.

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) interditou vias no entorno desde a sexta-feira (23) para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes. A operação conta com 74 agentes, entre guardas municipais, operadores de trânsito e apoiadores, que atuam na organização dos cruzamentos, orientação aos pedestres, fiscalização do estacionamento e bloqueios viários.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mobilizou 130 garis e 16 fiscais, divididos em dois turnos, para realizar a limpeza da área externa do Sambódromo e das ruas do entorno. As equipes acompanharam o trajeto da caminhada, da Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí.

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados também participa da ação, promovendo atividades de conscientização e combate ao assédio e à violência contra as mulheres. A iniciativa inclui a distribuição de materiais informativos e a fixação de adesivos nos banheiros femininos, com QR Code que direciona ao site www.mulher.rio, com informações e pontos de atendimento.

Esquema de transporte

O transporte público foi reforçado para atender ao grande fluxo de pessoas. O VLT Carioca opera com esquema especial, partindo do Terminal Gentileza, na região portuária, e com integração para quem chega pela Central do Brasil, funcionando até as 23h.

A SuperVia disponibilizou trens extras após o encerramento do evento, com viagens para Japeri, Santa Cruz (interligado a Deodoro) e Saracuruna, todas partindo da estação Central do Brasil, que estará aberta para embarque até 22h15. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.

O MetrôRio opera até a meia-noite. A linha 2 funciona entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 fazem o trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 pode ser realizada no trecho entre Central do Brasil/Centro e Botafogo. A segurança e a operação nas estações do centro foram reforçadas. A concessionária orientou os usuários a utilizarem pagamento por aproximação ou adquirirem bilhetes com antecedência para evitar filas.


Compartilhe
Rio: Estudantes são acusados de vandalizar ônibus na Zona Norte

Rio: Estudantes são acusados de vandalizar ônibus na Zona Norte

abril 17, 2025

Compartilhe Policiais militares do 3° BPM (Méier) foram acionados após denúncias de que alunos da Escola Municipal Francisco Jobim, localizada no Méier, teriam danificado um ônibus da linha 232, na rua Intendente Cunha Menezes. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Além do

Bruno Henrique é relacionado para Flamengo x Juventude, mas começa no banco

Bruno Henrique é relacionado para Flamengo x Juventude, mas começa no banco

abril 16, 2025

Compartilhe Apesar de ter sido indiciado pela Polícia Federal por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados, o atacante Bruno Henrique foi relacionado normalmente para o confronto entre Flamengo e Juventude, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. O jogador se apresentou à concentração e mantém a rotina de treinos, mas será

Itaboraí conquista reconhecimento estadual pela terceira vez consecutiva no atendimento ao empreendedor

Itaboraí conquista reconhecimento estadual pela terceira vez consecutiva no atendimento ao empreendedor

abril 16, 2025

CompartilheO município de Itaboraí recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo de Referência em Atendimento do SEBRAE, consolidando-se como um dos destaques no apoio ao empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro. A premiação foi concedida em reconhecimento à qualidade dos serviços prestados pelo Centro do Empreendedor, vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia.

Niterói vai contratar 267 novos médicos até maio para reforçar a rede de saúde

Niterói vai contratar 267 novos médicos até maio para reforçar a rede de saúde

abril 16, 2025

CompartilheO prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou que a saúde do município receberá um reforço de 267 médicos até maio deste ano. A iniciativa tem como objetivo ampliar o atendimento nas unidades básicas de saúde e nas policlínicas, especialmente no Programa Médico de Família, que é referência na cidade. Durante uma visita à Policlínica Sérgio

Niterói: Homem é encontrado morto em árvore após possível tentativa de furto de cabos

Niterói: Homem é encontrado morto em árvore após possível tentativa de furto de cabos

abril 16, 2025

CompartilheUm homem foi encontrado morto na noite desta terça-feira (15), preso entre fios em uma árvore na Rua Desembargador Tolêdo Piza, no bairro Vital Brazil, Zona Sul de Niterói. Segundo informações preliminares, a morte teria ocorrido durante uma suposta tentativa de furto de cabos de energia elétrica. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental

Novo teatro: Rio de Janeiro ganhará um novo palco

Novo teatro: Rio de Janeiro ganhará um novo palco

abril 15, 2025

CompartilheO Rio de Janeiro está prestes a ganhar um novo espaço dedicado à cultura e ao entretenimento. Em fase final de obras, o Teatro Opus Città, que será inaugurado ainda no primeiro semestre de 2025, chega à Barra da Tijuca com a proposta de se tornar um dos principais palcos do país, oferecendo experiências marcantes

Rio de Janeiro lança novo programa de regularização fiscal

Rio de Janeiro lança novo programa de regularização fiscal

abril 15, 2025

CompartilheA Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o Programa Carioca em Dia 2025, uma excelente oportunidade para contribuintes regularizarem seus débitos tributários e não tributários com condições especiais. Instituído pelo Decreto nº 55.878/2025 e regulamentado no Edital PGM nº 32/2025, o programa visa facilitar a quitação de dívidas como ISS (Imposto Sobre Serviços), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e diversas taxas municipais.

Maricá anunciará novos projetos estruturantes no aniversário da cidade

Maricá anunciará novos projetos estruturantes no aniversário da cidade

abril 15, 2025

Compartilhe O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, participou nesta segunda-feira (14) de uma reunião de alinhamento para discutir os principais projetos estruturantes que serão apresentados no aniversário da cidade, comemorado no próximo dia 26 de maio. A agenda contempla iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano, social e econômico do município. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Polícia Civil desarticula mega organização criminosa que praticava crimes de ódio contra crianças e adolescentes na internet

Polícia Civil desarticula mega organização criminosa que praticava crimes de ódio contra crianças e adolescentes na internet

abril 15, 2025

CompartilhePoliciais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) realizam, nesta terça-feira (15/04), a “Operação Adolescência Segura”. O objetivo é desarticular uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Até o momento, dois suspeitos foram presos e três apreendidos.   –  A Polícia Civil

Anterior Próximos