O MetrôRio iniciou, nesta segunda-feira (27), a instalação de equipamentos de biometria facial com o objetivo de prevenir o uso irregular do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e das gratuidades.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A Estação Central do Brasil foi a primeira a receber 25 equipamentos, e a medida será gradativamente estendida a todas as estações do metrô, ainda sem previsão de conclusão, conforme informou a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
A tecnologia já está presente em quase 100% das vans intermunicipais. Nos ônibus, a implantação começou em 2018, enquanto nas barcas um projeto-piloto foi iniciado há um mês na Estação Praça XV, e o processo seguirá para todo o sistema aquaviário.
De acordo com a Setram, somente neste ano, a biometria facial identificou 2,5 milhões de tentativas de fraude, resultando no bloqueio ou cancelamento de mais de 85 mil cartões por uso irregular do BUI.
“Além de ser uma ferramenta que incentiva o uso correto do cartão, a biometria reduz o prejuízo causado aos cofres públicos, destinando recursos para outras melhorias em prol da população – destacou a secretária de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.
O BUI é intransferível, sendo proibido emprestar, negociar ou vender créditos do cartão. Passageiros flagrados em situação irregular estão sujeitos à suspensão do benefício ou gratuidade. Usuários que utilizam vale-transporte fornecido pela empresa podem ser demitidos por justa causa e responder criminalmente por fraude.