A cidade de Niterói, reconhecida nacionalmente pelos avanços em saneamento básico, deverá alcançar 100% de tratamento de esgoto até dezembro de 2028. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) pela Prefeitura e pela Águas de Niterói, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município. O plano prevê investimentos superiores a R$ 300 milhões nos próximos três anos.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Atualmente, segundo o Instituto Trata Brasil, o município já trata 95,6% do esgoto gerado e possui 100% de cobertura de abastecimento de água. As novas obras vão priorizar as áreas incluídas no Programa Vida Nova no Morro, que atende 83 comunidades e aproximadamente 150 mil moradores.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, o objetivo é levar redes coletoras a todas as ruas, bairros e comunidades. “Saneamento é saúde, preservação ambiental e qualidade de vida para o cidadão”, destacou.
O diretor-executivo da concessionária, Bernardo Gonçalves, informou que 15 equipes iniciarão as obras nesta terça-feira (4), número que deve chegar a 60 frentes de trabalho até 2028. O projeto inclui a instalação de 250 quilômetros adicionais de rede coletora, integrados ao sistema já existente, que conta com mais de mil quilômetros de extensão e nove estações de tratamento de esgoto.
As primeiras intervenções ocorrerão nos bairros Engenhoca, Maceió, Largo da Batalha e Santa Bárbara. O plano também prevê a ampliação dos programas sociais, como a Tarifa Social de Água e Esgoto, que será estendida para mais de 20 mil famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único.
Além disso, a Prefeitura e a concessionária anunciaram o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para criação da Tarifa do Pequeno Comerciante, que oferecerá 50% de desconto na conta de água e esgoto para microempreendedores locais.
Com R$ 1,6 bilhão investido em saneamento ao longo dos últimos 26 anos, Niterói ocupa hoje o terceiro lugar no ranking nacional de saneamento básico. O novo plano marca mais um passo na meta de tornar o município 100% saneado e ambientalmente sustentável.