O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reuniu-se na segunda-feira (11) com representantes do setor naval para discutir investimentos e incentivos destinados à retomada das atividades na área. Participaram do encontro empresários, executivos de estaleiros, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Roberto Aderny, e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Entre as iniciativas apresentadas está um projeto de lei que prevê descontos para quitação de dívidas tributárias de empresas do setor, além da dragagem do Canal de São Lourenço, ação que permitirá a navegação de embarcações de maior porte. Embora a obra seja de responsabilidade federal, a Prefeitura assumiu a execução, com o objetivo de fortalecer o segmento e gerar empregos.
De acordo com o prefeito, a dragagem deve ser concluída até o início de 2026 e o projeto de refinanciamento de dívidas já foi encaminhado à Câmara Municipal, com expectativa de votação até o fim do mês. O texto prevê descontos de até 100% sobre juros e multas de débitos de IPTU, TCIL e ISSQN, além de parcelamento em até 240 meses. A estimativa é arrecadar mais de R$ 300 milhões, apoiando a recuperação econômica, inclusive de empresas em falência ou recuperação judicial.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, afirmou que Niterói tem potencial para liderar a retomada do setor no país e que estão sendo firmadas parcerias para capacitação de mão de obra local.
Durante o encontro, Sérgio Bacci anunciou que a Transpetro pretende licitar 25 navios e 20 barcaças até 2026, destacando que estaleiros de Niterói podem participar das encomendas. A presidente do estaleiro Mac Laren, Gisela Mac Laren, informou que a empresa está construindo um grande dique na Ilha da Conceição. Já o CEO do estaleiro Mauá, Miro Arantes, ressaltou que o projeto de refinanciamento é fundamental para companhias em processo de recuperação judicial.
Bacci afirmou que as novas encomendas devem dobrar a frota da Transpetro e reforçou a intenção de ampliar a participação dos estaleiros de Niterói nas licitações. Empresários presentes ressaltaram que as medidas discutidas podem contribuir para a retomada da produção e para a geração de empregos na região.
“Isso significa dobrar a frota da Transpetro, e estamos trabalhando duro para que isso aconteça. Espero que na próxima licitação mais estaleiros participem. Além desses navios, eu tenho 20 barcaças para serem construídas, e acredito que vários estaleiros daqui de Niterói podem participar também. No que depender da Transpetro, o prefeito Rodrigo Neves pode contar com a gente”, disse Sérgio Bacci.