Clima/tempoNiteróiRegião MetropolitanaSegurança

Niterói mantém estágio de atenção devido às chuvas intensas

Compartilhe

Niterói permanece em estágio de atenção neste sábado (5) em razão das fortes chuvas que atingem a cidade. Segundo a Prefeitura, o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil segue acompanhando as condições meteorológicas, com previsão de altos acumulados de chuva até domingo. Até o momento, não houve acionamento de sirenes.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Durante reunião do Gabinete de Prevenção de Chuvas, a prefeita em exercício Isabel Swan destacou a importância da integração entre as equipes e o planejamento das ações emergenciais. “Tivemos um volume alto de chuva em pouco tempo. Organizamos os procedimentos para minimizar riscos e garantir um plano de ação eficiente para a cidade”, afirmou.

Nas últimas 12 horas, os maiores volumes de chuva foram registrados no Morro do Estado (91,4 mm), Maravista (79 mm), Várzea das Moças/Engenho do Mato (78,4 mm) e Rio do Ouro (77,6 mm). Já nas últimas 24 horas, os bairros com maiores acumulados foram Engenho do Mato (132,8 mm), Várzea das Moças (131 mm), Morro do Estado (123,4 mm), Maravista (113,8 mm) e Maria Paula (113,6 mm).


A Defesa Civil mantém plantão 24 horas para monitoramento meteorológico e emite alertas por meio de seus canais oficiais – sites, redes sociais, rádio – além de SMS (40199), aplicativo Alerta DCNIT e grupos no WhatsApp. A população deve ficar atenta às atualizações e orientações.

Como medida preventiva, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) antecipou o horário da coleta domiciliar, das 20h para as 18h, para evitar que resíduos sejam levados pelas águas e acabem entupindo ralos e galerias pluviais.

Recomendações da Defesa Civil:

Moradores de áreas de risco devem estar atentos a sinais de deslizamentos e prontos para se deslocar a locais seguros, se necessário;

Quem estiver em local seguro deve permanecer até que o aviso de chuva intensa seja encerrado;

Evite circular por áreas alagadas ou próximas a córregos, canais e rios com risco de transbordamento;

Durante ventos fortes ou tempestades com raios, evite ficar próximo a árvores, estruturas metálicas, redes elétricas, toldos, tapumes e áreas descampadas.

Em casos de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelos números 199 e (21) 2620-0199.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %