O programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O sistema, gerido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta atualmente com 600 bicicletas — sendo 568 para adultos e 32 para crianças — distribuídas em 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação da cidade.
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 453 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A cidade também se destaca por possuir a ciclovia mais movimentada do Brasil, localizada no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, que registrou mais de 1,8 milhão de passagens de bicicletas desde janeiro de 2024, com uma média de 140 mil passagens por mês.
No Dia Mundial da Bicicleta, o prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço da mobilidade sustentável em Niterói e o apoio de movimentos sociais e ciclo-ativistas na mudança cultural da cidade. “O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, afirmou.
Nos últimos 12 anos, Niterói ampliou sua malha cicloviária em mais de 450%, passando de cinco quilômetros, em 2013, para 86 quilômetros em 2025. Recentemente, a gestão municipal lançou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que conectará a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros, além da ampliação prevista para a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná.
Outro destaque é o sistema de monitoramento Contabike, composto por 11 totens distribuídos pelas ciclovias da cidade, que coletam dados em tempo real para subsidiar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.
O NitBike já possui mais de 115 mil usuários cadastrados e atualmente registra uma média de 6 mil viagens por dia. As estações estão instaladas no Centro e nos bairros de São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.
“O sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói. No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade. O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção”, afirmou Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura.