Niterói: Programa NitBike ultrapassa marca de 1 milhão de viagens

junho 3, 2025

Compartilhe

O programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O sistema, gerido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta atualmente com 600 bicicletas — sendo 568 para adultos e 32 para crianças — distribuídas em 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 453 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A cidade também se destaca por possuir a ciclovia mais movimentada do Brasil, localizada no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, que registrou mais de 1,8 milhão de passagens de bicicletas desde janeiro de 2024, com uma média de 140 mil passagens por mês.

No Dia Mundial da Bicicleta, o prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço da mobilidade sustentável em Niterói e o apoio de movimentos sociais e ciclo-ativistas na mudança cultural da cidade. “O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, afirmou.

Nos últimos 12 anos, Niterói ampliou sua malha cicloviária em mais de 450%, passando de cinco quilômetros, em 2013, para 86 quilômetros em 2025. Recentemente, a gestão municipal lançou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que conectará a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros, além da ampliação prevista para a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná.

Outro destaque é o sistema de monitoramento Contabike, composto por 11 totens distribuídos pelas ciclovias da cidade, que coletam dados em tempo real para subsidiar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.

O NitBike já possui mais de 115 mil usuários cadastrados e atualmente registra uma média de 6 mil viagens por dia. As estações estão instaladas no Centro e nos bairros de São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

“O sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói. No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade. O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção”, afirmou Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura.


Compartilhe
Corpo é avistado na Baía de Guanabara sem resgate

Corpo é avistado na Baía de Guanabara sem resgate

dezembro 18, 2024

Compartilhe Barqueiros que navegavam pela Baía de Guanabara avistaram um corpo boiando na altura do Vão Central, logo abaixo da Ponte Rio-Niterói na manhã desta quarta-feira (18). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros informaram

Prefeitura do Rio demite 20 funcionários da UPA da Cidade de Deus após morte de paciente à espera de atendimento

Prefeitura do Rio demite 20 funcionários da UPA da Cidade de Deus após morte de paciente à espera de atendimento

dezembro 18, 2024

Compartilhe A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro demitiu 20 funcionários da UPA da Cidade de Deus, na Zona Oeste, após a morte de José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, enquanto aguardava atendimento na unidade. Entre os dispensados estão médicos, enfermeiros e porteiros. O caso gerou grande repercussão após uma imagem

Crise na Saúde: MPRJ cobra soluções para atrasos e paralisação de serviços essenciais em Cabo Frio

Crise na Saúde: MPRJ cobra soluções para atrasos e paralisação de serviços essenciais em Cabo Frio

dezembro 18, 2024

Compartilhe A grave situação dos serviços de saúde de Cabo Frio foi tema de uma reunião virtual realizada na última terça-feira (17), convocada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O encontro reuniu representantes do governo municipal, como o secretário de Saúde, Bruno Alpacino, e o secretário de Fazenda, Vinícius Dias, para

Governo do Estado avança na construção do Parque RJ em São Gonçalo

Governo do Estado avança na construção do Parque RJ em São Gonçalo

dezembro 18, 2024

Compartilhe As obras do Parque RJ, que promete ser a maior área de lazer de São Gonçalo, atingiram 20% de execução, segundo informações do Governo do Estado. Localizado no bairro Boa Vista, o projeto é conduzido pela Secretaria de Estado das Cidades e já chama a atenção de quem passa pela BR-101, onde equipes trabalham

Polícia Civil deflagra operação contra aquisição ilegal de munições no Rio de Janeiro

Polícia Civil deflagra operação contra aquisição ilegal de munições no Rio de Janeiro

dezembro 18, 2024

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta quarta-feira (18), a “Operação Bala Fria”, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra um homem investigado por aquisição ilegal de munições. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e ocorreu em três bairros

Butantan solicita registro da 1ª vacina contra a dengue em dose única à Anvisa

Butantan solicita registro da 1ª vacina contra a dengue em dose única à Anvisa

dezembro 17, 2024

Compartilhe O Instituto Butantan deu mais um passo histórico na luta contra a dengue ao concluir o envio da documentação necessária para o registro de sua vacina, a Butantan-DV, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido, finalizado na segunda-feira (16), marca o encerramento de um processo de submissão contínua que permite o

São Gonçalo: Guarda Municipal prende três pessoas por tentativa de furto de cabos

São Gonçalo: Guarda Municipal prende três pessoas por tentativa de furto de cabos

dezembro 17, 2024

Compartilhe A Guarda Municipal de São Gonçalo prendeu, na madrugada desta terça-feira (17), três pessoas envolvidas em tentativas de furto de cabos em dois bairros da cidade. Os flagrantes foram possíveis graças ao monitoramento realizado pelas câmeras de segurança da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), que opera 24 horas por dia. ✅ Clique aqui

Governo do Rio lança projeto-piloto com ônibus a gás natural e biometano

Governo do Rio lança projeto-piloto com ônibus a gás natural e biometano

dezembro 17, 2024

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (16/12), o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que coloca ônibus movidos a gás natural e biometano em circulação em linhas intermunicipais. A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa e é fruto da parceria entre as secretarias de Transporte,

Diego Zeidan é o novo secretário de Habitação do Rio de Janeiro

Diego Zeidan é o novo secretário de Habitação do Rio de Janeiro

dezembro 17, 2024

Compartilhe O prefeito reeleito Eduardo Paes (PSD) anunciou nesta terça-feira (17) que Diego Zeidan, vice-prefeito licenciado de Maricá, será o novo secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro. Zeidan irá substituir Claudio Caiado, que decidiu retornar à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Operação na Rocinha mobiliza 400 policiais e deixa um morto e dois baleados

Operação na Rocinha mobiliza 400 policiais e deixa um morto e dois baleados

dezembro 17, 2024

Compartilhe Uma grande operação policial na comunidade da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, mobilizou cerca de 400 policiais militares na madrugada desta terça-feira (17). A ação, coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE) com apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), tem como objetivo combater o tráfico de