Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Rio registra dia mais quente do verão e pode atingir 40°C no feriadão

Rio registra dia mais quente do verão e pode atingir 40°C no feriadão

janeiro 17, 2025

Compartilhe O Rio de Janeiro bateu o recorde de calor de 2025 nesta sexta-feira (17), com a temperatura máxima chegando a 37°C às 16h, na Vila Militar, Zona Oeste da cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 35,5°C, registrado no dia 3 de janeiro. ✅ Clique aqui para

Nova Iguaçu: Homem é morto ao tentar fugir de criminosos

Nova Iguaçu: Homem é morto ao tentar fugir de criminosos

janeiro 17, 2025

Compartilhe Na madrugada da última quinta-feira (16), Jhonatan da Rosa Costa, de 34 anos, foi morto a tiros enquanto tentava escapar de criminosos que invadiram seu imóvel em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo relatos da companheira da vítima, os assaltantes anunciaram o roubo e iniciaram os disparos quando Jhonatan tentou fugir. ✅ Clique aqui para

São Gonçalo: Polícia prende suspeito pela morte de motorista de aplicativo

São Gonçalo: Polícia prende suspeito pela morte de motorista de aplicativo

janeiro 17, 2025

Compartilhe Agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) prenderam, nesta sexta-feira (17), um traficante suspeito de envolvimento no assassinato do motorista de aplicativo José Paulo dos Santos, de 58 anos. O crime ocorreu em julho de 2024, na Favela do Pombal, localizada no bairro Porto Novo, em São Gonçalo, Região

Enel combate furto de energia em restaurante e banca de jornal em Niterói

Enel combate furto de energia em restaurante e banca de jornal em Niterói

janeiro 17, 2025

CompartilheUma operação realizada pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), a Polícia Civil e a Guarda Municipal, identificou e removeu ligações clandestinas de energia em um restaurante/lanchonete e uma banca de jornal na cidade de Niterói. ✅ Clique aqui para

Vila Isabel lidera ranking de tiroteios nos primeiros 15 dias de 2025

Vila Isabel lidera ranking de tiroteios nos primeiros 15 dias de 2025

janeiro 17, 2025

Compartilhe Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, desponta como o bairro com maior número de tiroteios registrados nos primeiros 15 dias deste ano, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. A região, que abriga o Morro dos Macacos, contabilizou nove confrontos armados, representando 15,5% dos 58 tiroteios ocorridos na Zona Norte neste período.

Polícia reforça segurança em ônibus ao longo da Avenida Brasil

Polícia reforça segurança em ônibus ao longo da Avenida Brasil

janeiro 17, 2025

Compartilhe Policiais militares do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) intensificaram, nesta semana, as ações de segurança no transporte público ao longo da Avenida Brasil. Por meio do Policiamento Transportado em Ônibus Urbano (PTOU), os agentes têm realizado abordagens em coletivos para coibir possíveis ações criminosas dentro dos veículos. ✅ Clique aqui para seguir o

Rio terá calor intenso e previsão de chuva nesta sexta-feira (17)

Rio terá calor intenso e previsão de chuva nesta sexta-feira (17)

janeiro 17, 2025

Compartilhe Os termômetros da cidade do Rio de Janeiro devem registrar temperaturas elevadas nesta sexta-feira (17), com máxima prevista de 38°C. Segundo o sistema Alerta Rio, as condições atmosféricas serão marcadas pelo calor intenso e pelo aumento da nebulosidade ao longo do dia. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Duque de Caxias: Polícia Civil prende dois homens e apreende adolescente por tráfico de drogas

Duque de Caxias: Polícia Civil prende dois homens e apreende adolescente por tráfico de drogas

janeiro 16, 2025

Compartilhe Agentes da 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elíseos) realizaram, nesta quarta-feira (15), uma operação que resultou na prisão de dois homens por tráfico de drogas e associação ao tráfico, além da apreensão de um adolescente por ato infracional relacionado aos mesmos crimes. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

São Gonçalo lança projeto esportivo gratuito com mais de 10 modalidades

São Gonçalo lança projeto esportivo gratuito com mais de 10 modalidades

janeiro 16, 2025

Compartilhe São Gonçalo está investindo no acesso ao esporte com o projeto “Esporte em Ação”, que já está em funcionamento desde outubro de 2024. A iniciativa busca atender cerca de 2 mil pessoas, a partir dos 6 anos de idade, em 20 núcleos localizados em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo atividades esportivas de forma gratuita.

Governo do Rio anuncia investimento de R$ 8 bilhões para enfrentamento de temporais

Governo do Rio anuncia investimento de R$ 8 bilhões para enfrentamento de temporais

janeiro 16, 2025

Compartilhe O estado do Rio de Janeiro receberá um aporte de R$ 8 bilhões para prevenir e mitigar os impactos das tempestades de verão, além de reforçar a resposta a desastres naturais. O plano, detalhado pelo governador Cláudio Castro na última quarta-feira (15), contempla obras de infraestrutura, reforço de equipes e investimentos em tecnologia. ✅ Clique