Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Polícia investiga morte de criança de 2 anos na Baixada Fluminense

Polícia investiga morte de criança de 2 anos na Baixada Fluminense

janeiro 16, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando a morte de B. L. S., uma criança de apenas dois anos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A mãe e o padrasto da vítima são apontados como os principais suspeitos do crime, que chocou a comunidade local. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Corpo de Bombeiros do RJ abre inscrições para concurso com 50 vagas de Oficial Combatente

Corpo de Bombeiros do RJ abre inscrições para concurso com 50 vagas de Oficial Combatente

janeiro 16, 2025

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura das inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), oferecendo 50 vagas para o cargo de Oficial Combatente. Os candidatos aprovados iniciarão sua carreira com vencimentos de aproximadamente R$ 4.200 e, ao final do Curso de Formação de Oficiais (CFO), receberão

Rio oferece mais de 1.785 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz nesta semana

Rio oferece mais de 1.785 vagas de emprego, estágio e jovem aprendiz nesta semana

janeiro 14, 2025

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda e em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), a abertura de 1.785 vagas de emprego formal, estágio e jovem aprendiz nesta semana. A maior parte das oportunidades (84,7%) concentra-se na Região Metropolitana, com destaque

Governo do Rio oferece programação gratuita durante o verão

Governo do Rio oferece programação gratuita durante o verão

janeiro 14, 2025

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou uma ampla programação gratuita para o verão, com colônias de férias, shows e atividades esportivas e de bem-estar destinadas a todas as idades. O cronograma, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, busca atender à população fluminense e atrair turistas. ✅ Clique aqui para seguir

Rio: Investigação revela décadas de crimes no controle do camelódromo

Rio: Investigação revela décadas de crimes no controle do camelódromo

janeiro 14, 2025

Compartilhe Ao longo dos últimos 30 anos, investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apontaram que o camelódromo da cidade é alvo de disputas violentas pelo controle de sua administração. Organizações criminosas, com a participação de agentes públicos, extorquem comerciantes, vendem produtos roubados ou falsificados e corrompem policiais e

Rio: Operação desarticula quadrilha que fabricava e vendia anabolizantes clandestinos

Rio: Operação desarticula quadrilha que fabricava e vendia anabolizantes clandestinos

janeiro 14, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, realizou nesta terça-feira (14) a “Operação Kairos” para desmantelar uma quadrilha especializada na fabricação e venda de anabolizantes clandestinos. A ação ocorreu simultaneamente no Rio de Janeiro e em Brasília,

Nova Iguaçu: Incêndio atinge fábrica após explosão

Nova Iguaçu: Incêndio atinge fábrica após explosão

janeiro 14, 2025

Compartilhe Um incêndio atingiu uma fábrica de lubrificantes localizada na Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense na madrugada desta terça-feira (14). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Segundo informações de um funcionário da Tasa Lubrificantes, as chamas começaram por

Sequestro de ônibus gera tensão na Zona Norte do Rio

Sequestro de ônibus gera tensão na Zona Norte do Rio

janeiro 13, 2025

Compartilhe Dois ônibus foram sequestrados nas proximidades do Centro Universitário Celso Lisboa, em Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro. Os veículos, que operavam nas linhas 239 (Água Santa x Castelo) e 383 (Realengo x Praça da República), foram utilizados como barricadas na Avenida Marechal Rondon, bloqueando a passagem e gerando transtornos na região.

São Gonçalo inicia recadastramento de vendedores autônomos nesta segunda-feira

São Gonçalo inicia recadastramento de vendedores autônomos nesta segunda-feira

janeiro 13, 2025

Compartilhe A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Ordem Pública, deu início nesta segunda-feira (13) ao recadastramento dos comerciantes autônomos que atuam na cidade. O primeiro grupo convocado para atualizar seus dados junto à Subsecretaria de Fiscalização de Posturas é o de trabalhadores do Espaço Raul Veiga, em Alcântara. O prazo vai até

Nova Iguaçu abre concurso público com salários de até R$ 7,3 mil

Nova Iguaçu abre concurso público com salários de até R$ 7,3 mil

janeiro 13, 2025

CompartilheA Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Controle Geral (SEMCONGER), publicou o Edital do Concurso Público nº 1/2024-SEMCONGER, em parceria com o Instituto Consulplan. O certame visa o provimento de 20 vagas para cargos de Nível Superior, Técnico e Médio, além da formação de cadastro de reserva. Os salários podem chegar