Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Itaboraí: Abertura do Natal Ita Luz 2024 é adiada devido à previsão de temporal

Itaboraí: Abertura do Natal Ita Luz 2024 é adiada devido à previsão de temporal

dezembro 10, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Itaboraí anunciou o adiamento da abertura oficial do Natal Ita Luz 2024, que estava prevista para esta terça-feira (10). A decisão foi tomada devido à previsão de ventos fortes e chuvas intensas na região, priorizando a segurança da população e dos participantes. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Projeto ambiental resgata animais marinhos de Saquarema a Paraty

Projeto ambiental resgata animais marinhos de Saquarema a Paraty

dezembro 10, 2024

Compartilhe Um projeto ambiental de grande escala, financiado pela Petrobras como parte das exigências legais para a exploração de óleo e gás, está ampliando as ações de monitoramento e resgate de fauna marinha no litoral do Rio de Janeiro, em uma área que vai de Saquarema a Paraty. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ

São Gonçalo passa a oferecer inserção de DIU Mirena na rede pública

São Gonçalo passa a oferecer inserção de DIU Mirena na rede pública

dezembro 10, 2024

Compartilhe A Secretaria de Saúde de São Gonçalo anunciou que, a partir desta quinta-feira (12), as mulheres da cidade poderão contar com o serviço de inserção do DIU Mirena na rede pública. O dispositivo intrauterino, em formato de T e que libera hormônios, é indicado para tratar condições como sangramento uterino anormal, miomas e endometriose,

Confronto entre traficantes aterroriza Morro dos Macacos, em Vila Isabel

Confronto entre traficantes aterroriza Morro dos Macacos, em Vila Isabel

dezembro 10, 2024

Compartilhe A madrugada desta terça-feira (10) foi marcada por uma intensa troca de tiros no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Moradores relataram momentos de pânico desde a noite de segunda-feira (9), quando criminosos do Comando Vermelho (CV) iniciaram um ataque na tentativa de dominar o tráfico de drogas

Operação Torniquete: Polícias Civil e Militar recuperam 68 veículos roubados em ação no Complexo da Maré

Operação Torniquete: Polícias Civil e Militar recuperam 68 veículos roubados em ação no Complexo da Maré

dezembro 9, 2024

CompartilheMais de 600 policiais militares e civis atuaram em conjunto no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira (09/12). A ação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete e tem como objetivo reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e de veículos. Ao todo, 68 veículos foram recuperados, 13 criminosos presos, seis

Tubarão é avistado em São Gonçalo

Tubarão é avistado em São Gonçalo

dezembro 9, 2024

Compartilhe Pescadores de São Gonçalo registraram em vídeo a presença de um tubarão na Baía de Guanabara, nas proximidades da Ilha das Flores, em Neves, no domingo (8). No vídeo, é possível ver a barbatana do animal cortando a água, um evento raro, mas que reforça a diversidade de espécies presentes no ecossistema da região.

Rio em alerta de calor com previsão de chuva

Rio em alerta de calor com previsão de chuva

dezembro 9, 2024

Compartilhe O calor intenso marcou a manhã desta segunda-feira (9) no Rio de Janeiro, com a cidade entrando em Nível de Calor 2 (NC2) às 11h25. Este é o segundo de cinco níveis, indicando temperaturas entre 36°C e 40°C, acompanhadas de alta umidade por quatro horas ou mais durante um ou dois dias consecutivos. ✅ Clique

Rio registra 430 ônibus incendiados em ataques criminosos nos últimos 10 anos

Rio registra 430 ônibus incendiados em ataques criminosos nos últimos 10 anos

dezembro 9, 2024

Compartilhe Dados divulgados pela plataforma digital da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), lançada no início de dezembro, apontam que entre janeiro de 2014 e dezembro de 2024, o estado registrou 430 ônibus incendiados em ataques criminosos. Isso equivale a uma média de um coletivo queimado a cada nove

Carreata de Luz celebra os 35 anos da Campanha Papai Noel dos Correios em Niterói e Maricá

Carreata de Luz celebra os 35 anos da Campanha Papai Noel dos Correios em Niterói e Maricá

dezembro 9, 2024

Compartilhe A Carreata de Luz, ação que integra as celebrações pelos 35 anos da Campanha Papai Noel dos Correios, percorrerá as cidades de Niterói e Maricá nesta quarta-feira (11), com partida às 19h30. A iniciativa busca agradecer à população pelo apoio ao projeto, que já tirou milhares de sonhos do papel, e incentivar a participação

Itaboraí: Jovem morre em acidente de moto na BR-101

Itaboraí: Jovem morre em acidente de moto na BR-101

dezembro 9, 2024

Compartilhe Um acidente fatal envolvendo uma motocicleta deixou um jovem de 27 anos morto na manhã de hoje, na BR-101 (Rodovia Mário Covas), em Itaboraí. O acidente ocorreu no KM 296, no sentido Espírito Santo, na localidade de Três Pontes. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as