Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Saquarema: Casal é preso acusado de tortura contra funcionário

Saquarema: Casal é preso acusado de tortura contra funcionário

dezembro 13, 2024

Compartilhe Policiais civis prenderam, nesta quarta-feira (11), um casal acusado de torturar um funcionário que trabalhava em seu estabelecimento comercial. As prisões foram realizadas em Saquarema, na Região dos Lagos, por equipes da 21ª DP (Bonsucesso) e da 67ª DP (Guapimirim). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

Rio: Polícia prende suspeito de envolvimento em crime brutal na Zona Norte

Rio: Polícia prende suspeito de envolvimento em crime brutal na Zona Norte

dezembro 13, 2024

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quinta-feira (12) um homem suspeito de participar do crime que chocou moradores da Favela do Quitungo, na Zona Norte da cidade. Jefferson Rocha Bezerra, conhecido como “Jeffinho”, é apontado pelas investigações como integrante do grupo que empurrou um carro com o corpo de um policial

PM do Rio adotará novo uniforme a partir de segunda-feira (16)

PM do Rio adotará novo uniforme a partir de segunda-feira (16)

dezembro 12, 2024

Compartilhe A Polícia Militar do Rio de Janeiro está prestes a estrear um novo uniforme, que será introduzido gradativamente a partir da próxima segunda-feira (16). A mudança faz parte de um projeto iniciado em 2021 e visa modernizar a identidade visual da corporação. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Rio: Idoso é assassinado durante assalto na Pavuna, Zona Norte

Rio: Idoso é assassinado durante assalto na Pavuna, Zona Norte

dezembro 12, 2024

Compartilhe Um idoso de 62 anos foi brutalmente assassinado a facadas durante um assalto ocorrido na noite desta quarta-feira (11), na Avenida Sargento de Milícias, Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. O caso deixou moradores da região abalados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Rio: Grupo que se passava pelo treinador Dorival Júnior é alvo de operação policial

Rio: Grupo que se passava pelo treinador Dorival Júnior é alvo de operação policial

dezembro 12, 2024

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a Operação Mascarado visando desarticular um grupo criminoso que se passava pelo técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, para aplicar golpes em jogadores e profissionais do futebol. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Itaperuna, no Norte Fluminense, como

Voto impresso: Comissão da Câmara aprova proposta

Voto impresso: Comissão da Câmara aprova proposta

dezembro 12, 2024

CompartilheA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, por 31 votos a 20, proposta que estabelece o voto impresso no Brasil e torna obrigatória a verificação de votos da urna eletrônica. O projeto também proíbe a adoção do voto puramente eletrônico.  O texto aprovado é substitutivo do deputado José

Lula fará novo procedimento médico nesta quinta-feira (12)

Lula fará novo procedimento médico nesta quinta-feira (12)

dezembro 12, 2024

CompartilheO presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento nesta quinta-feira pela manhã, informou o Hospital Sírio-Libanês em boletim divulgado às 16h30 desta quarta-feira (11). Ele fará uma embolização de artéria meníngea média (procedimento endovascular).  Em nota assinada pelos médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis, o hospital informa que Lula

Chuvas interrompem fornecimento de água em cidades da Baixada Fluminense

Chuvas interrompem fornecimento de água em cidades da Baixada Fluminense

dezembro 11, 2024

Compartilhe A forte chuva que atingiu o estado nesta terça-feira (10) trouxe impactos significativos no fornecimento de água para diversos municípios da Baixada Fluminense. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) precisou suspender a operação de várias represas do Sistema Acari, medida que afetou diretamente o abastecimento em localidades como

São Gonçalo: Diretor e professor são sequestrados após reprovação de aluna em escola

São Gonçalo: Diretor e professor são sequestrados após reprovação de aluna em escola

dezembro 11, 2024

Compartilhe Um episódio de violência envolvendo a educação chocou a comunidade de Jardim Catarina, em São Gonçalo, na tarde desta terça-feira (10). O diretor e um professor do Colégio Municipal Irene Barbosa Ornelas foram sequestrados após um conflito que teria sido motivado pela reprovação de uma aluna. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Câmara de Maricá aprova em primeiro turno aumento salarial dos vereadores

Câmara de Maricá aprova em primeiro turno aumento salarial dos vereadores

dezembro 10, 2024

Compartilhe Os vereadores de Maricá aprovaram, por unanimidade, o aumento de seus salários em uma sessão realizada nesta segunda-feira (9). O reajuste eleva o valor bruto dos subsídios de R$ 12.661,12 para R$ 16.503,19, representando uma diferença de cerca de R$ 4 mil. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”