Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Rio: Grupo é flagrado agredindo e roubando pedestres na Zona Sul

Rio: Grupo é flagrado agredindo e roubando pedestres na Zona Sul

novembro 21, 2024

Compartilhe Câmeras de segurança registraram uma série de ataques violentos realizados por um grupo de criminosos contra pedestres em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível observar os bandidos agindo em bando, abordando e roubando as vítimas de forma agressiva. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Suspeito é preso por envolvimento na morte de motorista de aplicativo na Baixada Fluminense

Suspeito é preso por envolvimento na morte de motorista de aplicativo na Baixada Fluminense

novembro 21, 2024

Compartilhe A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (21) mais um suspeito de participação no latrocínio — roubo seguido de morte — do motorista de aplicativo Criciune Freires de Barros, na Baixada Fluminense. O homem foi localizado em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, elevando para três o número de presos pelo crime. Um quarto suspeito

Rio: Mais de 250 lojas são multadas por irregularidades no feriado da Consciência Negra

Rio: Mais de 250 lojas são multadas por irregularidades no feriado da Consciência Negra

novembro 21, 2024

Compartilhe Fiscais do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro autuaram 295 estabelecimentos comerciais por descumprimento de normas trabalhistas durante o feriado da Consciência Negra, na última quarta-feira (20). Entre as principais infrações identificadas estavam a ausência do Termo de Adesão para funcionamento no feriado e o desrespeito à jornada de trabalho prevista na Convenção

Maricá: Polícia apreende balão de 12 metros em área de mata

Maricá: Polícia apreende balão de 12 metros em área de mata

novembro 21, 2024

Compartilhe Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) apreenderam, na quarta-feira (20), um balão de aproximadamente 12 metros de comprimento em uma área de mata na Estrada da Varginha, em Ponta Grossa, Maricá. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! A ação

UFRJ suspende aulas no IFCS por problemas estruturais em prédio histórico

UFRJ suspende aulas no IFCS por problemas estruturais em prédio histórico

novembro 21, 2024

Compartilhe A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou a suspensão das aulas no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), devido a problemas estruturais no prédio histórico localizado no Largo de São Francisco de Paula, no Centro do Rio. A decisão foi comunicada aos alunos por e-mail

Acidente entre ônibus do BRT deixa mais de 20 feridos e interdita estação na Barra

Acidente entre ônibus do BRT deixa mais de 20 feridos e interdita estação na Barra

novembro 21, 2024

Compartilhe Acidente envolvendo dois ônibus do BRT deixou pelo menos 25 pessoas feridas na manhã desta quinta-feira (21), na Estação Bosque Marapendi, localizada na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A colisão ocorreu por volta das 9h20, quando um coletivo da linha 18 (Jardim Oceânico x Pontal – Expresso) bateu na

Polícia Civil e MPRJ cumprem mandados contra investigados por fraude bancária

Polícia Civil e MPRJ cumprem mandados contra investigados por fraude bancária

novembro 21, 2024

CompartilheO Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e a Polícia Civil, pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), cumprem, nesta quinta-feira (21/11), 16 mandados de busca e apreensão contra 11 integrantes de uma organização criminosa voltada para a prática de fraudes bancárias.

Itaboraí: Abastecimento de água é retomado em 12 bairros

Itaboraí: Abastecimento de água é retomado em 12 bairros

novembro 20, 2024

Compartilhe O fornecimento de água foi retomado gradativamente em 12 bairros de Itaboraí após a conclusão de um reparo emergencial no sistema da concessionária Águas do Rio. Segundo a empresa, os serviços foram finalizados às 19h50 desta terça-feira (19). Os bairros afetados pelo problema de abastecimento incluem Gebara, Itambi, Jardim Itambi, João Caetano, Shangri-la, Parque

SG: Ônibus tomba após colisão no Alcântara e deixa feridos

SG: Ônibus tomba após colisão no Alcântara e deixa feridos

novembro 20, 2024

CompartilheNa manhã desta quarta-feira (20), feriado, um ônibus tombou na Avenida Alfredo Backer, em Alcântara, próximo ao número 212, deixando sete mulheres feridas. O Corpo de Bombeiros dos quartéis de São Gonçalo e Colubandê foi acionado às 7h38 para atender a ocorrência. Cinco vítimas tiveram ferimentos leves, enquanto outras duas apresentaram lesões moderadas. Elas foram

Granada é encontrada na Rodovia Presidente Dutra e mobiliza equipes da PRF

Granada é encontrada na Rodovia Presidente Dutra e mobiliza equipes da PRF

novembro 19, 2024

Compartilhe Uma granada de atordoamento foi encontrada na manhã desta segunda-feira (18) na Rodovia Presidente Dutra, altura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O artefato estava em um buraco com destroços ao lado da BR-116, no km 173. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as