Niterói vai refloresta restingas de Itacoatiara e Camboinhas

junho 4, 2024

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói dará início à segunda fase de revegetação das praias de Itacoatiara e Camboinhas, situadas na Região Oceânica na próxima semana. Esse esforço faz parte do projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social de Niterói, que visa a recuperação gradual das principais áreas de restinga da cidade desde 2019.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Sob a liderança da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), o projeto conta com um investimento de R$ 2,9 milhões, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a fundo perdido. A revegetação abrangendo diversos pontos da cidade equivalerá a uma área de 10 campos de futebol, marcando a maior iniciativa de recuperação ambiental na história do município.

O projeto está restaurando 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, com foco inicial na remoção de plantas invasoras em Itacoatiara. Posteriormente, a iniciativa se deslocará para Camboinhas, onde enfrentará o desafio de eliminar plantas invasoras maiores e promover a revegetação com espécies nativas, prevenindo futuras invasões.

Além da restauração ambiental, o projeto busca tornar Niterói mais sustentável, seguindo protocolos da Organização das Nações Unidas (ONU) que visam melhorar a qualidade ambiental para os moradores, visitantes e gerações futuras. A iniciativa inclui capacitação de pessoas em outras regiões, preparando-as para futuras oportunidades de emprego na área de recuperação ambiental.

O projeto também promove o ecoturismo, beneficiando indiretamente a cadeia produtiva de insumos necessários para a restauração ecológica, contribuindo para o sequestro de carbono e proporcionando diversos outros benefícios ambientais.

“Tivemos algumas paradas durante o projeto por conta da pandemia. Quando se lida com a natureza, muitas intempéries podem acontecer. Então, alguns pontos que haviam avançado precisamos retomar as análises antes de partir para outra fase. Nosso objetivo é garantir que em locais onde existam plantas invasoras que não são boas para o solo, possam ser substituídas por nativas e assim manteremos o ciclo do ecossistema de forma adequada, fazendo sempre a manutenção. Estamos muito felizes de podermos estar proporcionando isso para a cidade. Nesta fase de agora em Itacoatiara e Camboinhas teremos que utilizar empresa contratada por as espécies são muito grandes e necessitam de um manejo especial. Depois, a área será cercada para a chegada das plantas nativas”, explicou Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Dentre os locais que estão sendo recuperados estão 30,37 hectares de vegetação nas ilhas Pai, Mãe, Menina e do Veado, inseridas no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset); 65,30 hectares de manguezal no entorno da Laguna de Itaipu e Piratininga, inseridos parcialmente no Peset e no setor lagunar do Parnit; 21,16 hectares de vegetação de restinga em cinco praias do município (Itacoatiara, Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Charitas); e 86,28 hectares de vegetação no Morro da Viração, em área inserida no Parnit.

Conhecida como Ilha da Menina, da Filha e até mesmo Pitanga, a menor das ilhas que fica na enseada de Itaipu também terá seu ecossistema totalmente recuperado. Serão contempladas ainda as ilhas Pai e Mãe, na enseada de Itaipu, e Ilha do Veado, em Piratininga, que receberão um lançamento de mix de sementes e plantação de mudas de diversas espécies nativas. Também serão recuperados 65 hectares de manguezal.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhados de um pesquisador do Departamento de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), especialista em revegetação e restauração ecológica, já realizaram um diagnóstico da ilha e neste momento estudam a melhor forma de reconstituir aquele ecossistema, as técnicas que serão empregadas e espécies da flora que mais se adequarão ao solo para devolver a biodiversidade ao local que foi degradado pelo homem.

“Temos um trabalho estratégico na cidade. O que estamos fazendo é a maior restauração ecológica já realizada pelo município e vamos levar isso para as gerações futuras. É um trabalho feito em todas as regiões por técnicos, com a ajuda de voluntários. Em cada etapa, temos o cuidado de utilizar nossos biólogos, engenheiros florestais para fazer um estudo do solo e todas as necessidades. Não pode ser feito de qualquer maneira, demanda tempo e cuidado”, explicou Allan Cruz, subsecretário de Meio Ambiente.

A meta é fazer ainda o diagnóstico da vegetação das ilhas Pai e Mãe numa próxima etapa. O plantio de espécies nativas também irá contemplar áreas no entorno da Lagoa de Itaipu e manguezais.


Durante as vistorias e limpezas na Ilha da Menina, foram investigados: formações vegetais, tipo de solo, fauna, presença de água doce e profundidade associados à topografia, entre outros aspectos. Além da revegetação, será feita a restauração do meio ambiente. Serão introduzidas espécies nativas resistentes à seca e adaptadas àquele ecossistema, de modo a controlar a dominância atual do capim colonião e fornecer atrativos para a fauna. O objetivo a longo prazo é aumentar a biodiversidade.


Compartilhe
Ataque com drone atinge praça com crianças no Rio de Janeiro

Ataque com drone atinge praça com crianças no Rio de Janeiro

junho 16, 2025

Compartilhe Um artefato explosivo lançado por um drone causou pânico na noite deste domingo (15), na Arena Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. O ataque ocorreu enquanto crianças brincavam em uma praça da região. Ninguém ficou ferido. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as

Botafogo estreia contra o Seattle Sounders na Copa do Mundo de Clubes

Botafogo estreia contra o Seattle Sounders na Copa do Mundo de Clubes

junho 15, 2025

Compartilhe Botafogo e Seattle Sounders se enfrentam neste domingo (15), às 23h (horário de Brasília), no Lumen Field, em Seattle, pela primeira rodada do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes de 2025. A chave também conta com Paris Saint-Germain (França) e Atlético de Madrid (Espanha). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Problema técnico afeta circulação do MetrôRio entre estações da Zona Sul neste sábado

Problema técnico afeta circulação do MetrôRio entre estações da Zona Sul neste sábado

junho 14, 2025

CompartilheUm problema técnico na via entre as estações Botafogo e Flamengo, na Zona Sul do Rio, causou alterações na circulação do MetrôRio na manhã deste sábado (14). A falha ocorreu em um dia de grande movimento no transporte público, com eventos como a Bienal do Livro e partidas de vôlei no Maracanãzinho, o que gerou

Rio: Tiroteios provocam pânico pelo sexto dia consecutivo na Zona Norte

Rio: Tiroteios provocam pânico pelo sexto dia consecutivo na Zona Norte

junho 14, 2025

Compartilhe Moradores do Morro do Fubá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, enfrentaram mais uma madrugada de tensão neste sábado (14), em meio a intensos confrontos armados entre facções criminosas. É o sexto dia seguido de tiroteios na região, marcada por uma disputa territorial entre integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) e do Comando

São Gonçalo: Funcionário de clínica é preso por envolvimento na morte de paciente

São Gonçalo: Funcionário de clínica é preso por envolvimento na morte de paciente

junho 12, 2025

Compartilhe Policiais civis da 78ª DP (Fonseca) prenderam, na última terça-feira (10), um homem suspeito de envolvimento na morte de uma paciente durante um procedimento estético para tratamento de varizes em uma clínica de São Gonçalo. O suspeito, que era considerado foragido, foi localizado no próprio município com base em cruzamento de dados de inteligência

Maricá anuncia novo santuário com projeto de Oscar Niemeyer

Maricá anuncia novo santuário com projeto de Oscar Niemeyer

junho 12, 2025

Compartilhe O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou na quarta-feira (11) a construção de uma nova igreja dedicada a São José de Anchieta, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A edificação será erguida às margens da Lagoa de Araçatiba, local simbólico onde, segundo a tradição, o santo teria realizado uma pesca milagrosa em 1584.

Rio: Jaé substituirá o Riocard nos transportes municipais a partir de agosto

Rio: Jaé substituirá o Riocard nos transportes municipais a partir de agosto

junho 12, 2025

Compartilhe A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quinta-feira (12), o cronograma para a substituição definitiva do Riocard pelo sistema de bilhetagem digital Jaé no transporte público municipal. A mudança será implementada em duas etapas, com início das alterações em julho e conclusão em agosto. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Niterói: MAC oferece ingresso promocional no Dia dos Namorados

Niterói: MAC oferece ingresso promocional no Dia dos Namorados

junho 12, 2025

CompartilheO Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) promove nesta quinta-feira (12), em celebração ao Dia dos Namorados, uma ação promocional voltada ao público. Na data, visitantes que adquirirem um ingresso terão direito a uma segunda entrada gratuita. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no

Rio registra madrugada mais fria do ano e previsão indica tempo estável nos próximos dias

Rio registra madrugada mais fria do ano e previsão indica tempo estável nos próximos dias

junho 12, 2025

Compartilhe O Rio de Janeiro registrou, nesta quinta-feira (12), a madrugada mais fria de 2025 até o momento. De acordo com o sistema Alerta Rio, os termômetros marcaram 13,5°C às 6h05 na estação meteorológica do Alto da Boa Vista. A temperatura supera o recorde anterior do ano, registrado em 25 de maio, quando a mínima

Rio: Frente fria mantém temperaturas baixas para os próximos dias

Rio: Frente fria mantém temperaturas baixas para os próximos dias

junho 11, 2025

CompartilheA influência de uma massa de ar frio continua atuando sobre o estado do Rio de Janeiro, mantendo as temperaturas mais baixas ao longo dos próximos dias. A frente fria, que começou a afetar o estado na última segunda-feira (9), segue impactando principalmente as cidades litorâneas. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Anterior Próximos