Nova controladora da Linha Amarela herda desafios estruturais, de segurança e mobilidade

outubro 23, 2025

Compartilhe

Com a mudança de controle à vista, a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, deve passar por uma nova fase de gestão. O grupo Invepar anunciou a transferência do controle da Lamsa — concessionária responsável pela administração da via — para o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Prefeitura do Rio, mas o novo controlador encontrará um cenário repleto de desafios acumulados ao longo dos 28 anos de concessão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Com 17 quilômetros de extensão, a Linha Amarela liga a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via corta 13 bairros e 23 comunidades, que abrigam cerca de 500 mil pessoas. Mesmo com sua importância para a mobilidade carioca, a via é marcada por engarrafamentos frequentes, insegurança e problemas de manutenção.

Durante os horários de pico, o fluxo intenso compromete o deslocamento de motoristas e passageiros. Segundo o Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, as filas nos pedágios estão entre as principais causas dos congestionamentos. O coordenador do grupo, Licínio Rogério, defende a adoção do sistema Free Flow — cobrança eletrônica sem praças físicas — e o estudo para a criação de novas agulhas de acesso e saída.

“Os engarrafamentos chegam até o Túnel da Covanca em horários de rush. O fundamental é instalar na via um sistema Free Flow (pedágio eletrônico que elimina praças físicas).” sugere Rogério, que considera importante ainda a elaboração de estudo para a implantação de novas agulhas de acesso e saída da via.

Atualmente, o pedágio custa R$ 3,80, cobrado em uma praça com 20 cabines (12 manuais e 8 eletrônicas). Parte dos usuários considera o valor elevado para uma via urbana.

A sensação de insegurança é outro fator recorrente entre quem utiliza a via. Casos de assaltos e trocas de tiros preocupam motoristas e pedestres. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre janeiro e outubro deste ano, a Linha Amarela foi fechada três vezes em razão de confrontos armados. Um dos episódios mais graves ocorreu em maio, na Cidade de Deus, quando um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) morreu durante operação.

Moradores relatam situações de medo e tentativas de assalto, inclusive com abordagens violentas. No fim de setembro, a via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos durante uma operação policial no Complexo da Maré.

Os pedestres também enfrentam riscos. A iluminação precária e a presença de usuários de drogas nas 14 passarelas são queixas frequentes. Algumas estruturas apresentam ferrugem e lâmpadas furtadas, o que dificulta a travessia noturna.

Os painéis eletrônicos de mensagens, instalados ao longo da via, apresentam falhas e muitas vezes exibem informações incompletas. Incidentes graves, como o incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca, ocorrido no ano passado e que deixou mais de cem pessoas feridas, expuseram fragilidades em sistemas de ventilação e detecção de incêndio.

Uma auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluída em 2019, apontou que a Lamsa não executou integralmente obras e melhorias previstas em contrato, o que teria gerado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. As irregularidades levaram ao rompimento do contrato pela gestão do então prefeito Marcelo Crivella, mas a concessionária obteve na Justiça o direito de manter a administração da via.

O impasse se estendeu por anos, até que um acordo firmado em junho deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a concessão à Lamsa, com redução no valor do pedágio.

Apesar do novo acordo, o futuro da Linha Amarela segue indefinido. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança de controle e que avaliará as condições contratuais após o envio da documentação pela concessionária.

A Invepar limitou-se a confirmar a transferência do controle acionário, enquanto o Mubadala Capital declarou que não comentará planos ou projetos até a conclusão do processo.

Em nota, a Lamsa afirmou que “trabalha continuamente para proporcionar maior agilidade na praça de pedágio”, que manter as passarelas ao longo da via não faz parte de suas obrigações contratuais e que a manutenção da iluminação sob sua responsabilidade se restringe ao eixo principal, acessos e saídas da via.

Já a Polícia Militar informa que realiza patrulhamento ostensivo e ações preventivas, “com o objetivo de impedir e reduzir os índices de roubos”. E que realiza mapeamentos estratégicos.


Compartilhe
Calor intenso no Rio e mudança climática com frente fria

Calor intenso no Rio e mudança climática com frente fria

novembro 6, 2024

Compartilhe A cidade do Rio de Janeiro começa a quarta-feira (06/11) sob calor intenso, com os termômetros já marcando altas temperaturas nas primeiras horas do dia. De acordo com o sistema de meteorologia Alerta Rio, da prefeitura, o céu limpo e o sol forte predominam, sem previsão de chuva para o dia. A máxima pode

Ônibus pega fogo na Linha Amarela e interdita pista sentido Zona Norte

Ônibus pega fogo na Linha Amarela e interdita pista sentido Zona Norte

novembro 6, 2024

Compartilhe Um ônibus incendiado na Linha Amarela causou uma grave interdição e congestionamento na via na noite desta terça-feira (5). O incidente ocorreu por volta das 20h30, na altura de Pilares, Zona Norte do Rio, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, que foram acionadas para conter as chamas. Até o momento, não há informações

Rio ganha nova linha de ônibus conectando Zonas Norte e Oeste

Rio ganha nova linha de ônibus conectando Zonas Norte e Oeste

novembro 6, 2024

Compartilhe A cidade do Rio de Janeiro conta com uma nova opção de transporte público para os moradores das zonas Norte e Oeste. A linha de ônibus municipal 799 entrou em operação nesta quarta-feira (6), ligando a Pavuna, na Zona Norte, ao Terminal Sulacap, na Zona Oeste. A medida foi implementada pela Prefeitura do Rio

Torcedor do Botafogo agredido por guarda municipal recebe alta após 13 dias internado

Torcedor do Botafogo agredido por guarda municipal recebe alta após 13 dias internado

novembro 5, 2024

Compartilhe Após 13 dias internado, o torcedor do Botafogo George Soares, de 46 anos, recebeu alta na noite desta segunda-feira (4) e seguirá sua recuperação em casa. Ele foi agredido por um guarda municipal em um bar próximo ao estádio Nilton Santos, logo após o jogo entre Botafogo e Peñarol, pela semifinal da Libertadores. Soares

Motorista é rendido e tem carro roubado no Grajaú; número de assaltos na região dobra em um ano

Motorista é rendido e tem carro roubado no Grajaú; número de assaltos na região dobra em um ano

novembro 5, 2024

Compartilhe Um homem foi vítima de um assalto à mão armada na noite de segunda-feira (4) no bairro do Grajaú, Zona Norte do Rio, considerado um dos bairros mais tranquilos da região. O roubo, registrado em vídeo e amplamente divulgado nas redes sociais, aconteceu por volta das 22h, na Rua Grajaú, próximo ao número 92.

Niterói celebra 451 anos com shows gratuitos e programação especial

Niterói celebra 451 anos com shows gratuitos e programação especial

novembro 5, 2024

Compartilhe A cidade de Niterói está em clima de festa para celebrar seus 451 anos com uma programação cultural intensa e gratuita entre os dias 15 e 23 de novembro. Organizadas pela Prefeitura de Niterói, as festividades incluem shows de artistas de renome nacional como Seu Jorge, Pitty e Delacruz, além de atividades diversas que

Rio: Ex-chefe de milícia da Zona Oeste, Rafael Pulgão, é solto

Rio: Ex-chefe de milícia da Zona Oeste, Rafael Pulgão, é solto

novembro 5, 2024

Compartilhe Rafael Luz Souza, ex-policial civil e conhecido como Rafael Pulgão, um dos principais nomes das milícias da Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi libertado no último dia 30 de outubro após obter liberdade condicional concedida pela Justiça do Rio. Pulgão, que cumpria pena de 15 anos por chefiar uma organização paramilitar, era um

MP investiga Bruno Henrique, atacante do Flamengo, por suposta manipulação

MP investiga Bruno Henrique, atacante do Flamengo, por suposta manipulação

novembro 5, 2024

Compartilhe O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, está sob investigação do Ministério Público, acusado de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados. A suspeita recai sobre a partida entre Flamengo e Santos, realizada em 1º de novembro de 2023, no estádio Mané Garrincha, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou com uma

Acidente com speedfly na Pedra Bonita gera debate sobre segurança de esportes radicais

Acidente com speedfly na Pedra Bonita gera debate sobre segurança de esportes radicais

novembro 4, 2024

Compartilhe Um homem morreu neste domingo (data), ao tentar realizar uma decolagem de speedfly, uma modalidade de voo radical que utiliza um paraquedas de alta velocidade, na Pedra Bonita, ponto turístico da zona sul do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na tentativa inicial de decolagem do piloto e gerou uma série de reações na

Governo do Rio instalará portais eletrônicos nas divisas contra tráfico

Governo do Rio instalará portais eletrônicos nas divisas contra tráfico

novembro 3, 2024

Compartilhe Em resposta ao aumento expressivo de apreensões de drogas e ao desafio contínuo do tráfico de armas, o Governo do Estado do Rio de Janeiro planeja instalar portais eletrônicos nas divisas interestaduais. A iniciativa, parte do projeto “Guardião de Divisa”, visa fortalecer a segurança e impedir a entrada de materiais ilícitos no estado, com

Deixe um comentário