Nova controladora da Linha Amarela herda desafios estruturais, de segurança e mobilidade

outubro 23, 2025

Compartilhe

Com a mudança de controle à vista, a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, deve passar por uma nova fase de gestão. O grupo Invepar anunciou a transferência do controle da Lamsa — concessionária responsável pela administração da via — para o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Prefeitura do Rio, mas o novo controlador encontrará um cenário repleto de desafios acumulados ao longo dos 28 anos de concessão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Com 17 quilômetros de extensão, a Linha Amarela liga a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via corta 13 bairros e 23 comunidades, que abrigam cerca de 500 mil pessoas. Mesmo com sua importância para a mobilidade carioca, a via é marcada por engarrafamentos frequentes, insegurança e problemas de manutenção.

Durante os horários de pico, o fluxo intenso compromete o deslocamento de motoristas e passageiros. Segundo o Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, as filas nos pedágios estão entre as principais causas dos congestionamentos. O coordenador do grupo, Licínio Rogério, defende a adoção do sistema Free Flow — cobrança eletrônica sem praças físicas — e o estudo para a criação de novas agulhas de acesso e saída.

“Os engarrafamentos chegam até o Túnel da Covanca em horários de rush. O fundamental é instalar na via um sistema Free Flow (pedágio eletrônico que elimina praças físicas).” sugere Rogério, que considera importante ainda a elaboração de estudo para a implantação de novas agulhas de acesso e saída da via.

Atualmente, o pedágio custa R$ 3,80, cobrado em uma praça com 20 cabines (12 manuais e 8 eletrônicas). Parte dos usuários considera o valor elevado para uma via urbana.

A sensação de insegurança é outro fator recorrente entre quem utiliza a via. Casos de assaltos e trocas de tiros preocupam motoristas e pedestres. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre janeiro e outubro deste ano, a Linha Amarela foi fechada três vezes em razão de confrontos armados. Um dos episódios mais graves ocorreu em maio, na Cidade de Deus, quando um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) morreu durante operação.

Moradores relatam situações de medo e tentativas de assalto, inclusive com abordagens violentas. No fim de setembro, a via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos durante uma operação policial no Complexo da Maré.

Os pedestres também enfrentam riscos. A iluminação precária e a presença de usuários de drogas nas 14 passarelas são queixas frequentes. Algumas estruturas apresentam ferrugem e lâmpadas furtadas, o que dificulta a travessia noturna.

Os painéis eletrônicos de mensagens, instalados ao longo da via, apresentam falhas e muitas vezes exibem informações incompletas. Incidentes graves, como o incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca, ocorrido no ano passado e que deixou mais de cem pessoas feridas, expuseram fragilidades em sistemas de ventilação e detecção de incêndio.

Uma auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluída em 2019, apontou que a Lamsa não executou integralmente obras e melhorias previstas em contrato, o que teria gerado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. As irregularidades levaram ao rompimento do contrato pela gestão do então prefeito Marcelo Crivella, mas a concessionária obteve na Justiça o direito de manter a administração da via.

O impasse se estendeu por anos, até que um acordo firmado em junho deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a concessão à Lamsa, com redução no valor do pedágio.

Apesar do novo acordo, o futuro da Linha Amarela segue indefinido. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança de controle e que avaliará as condições contratuais após o envio da documentação pela concessionária.

A Invepar limitou-se a confirmar a transferência do controle acionário, enquanto o Mubadala Capital declarou que não comentará planos ou projetos até a conclusão do processo.

Em nota, a Lamsa afirmou que “trabalha continuamente para proporcionar maior agilidade na praça de pedágio”, que manter as passarelas ao longo da via não faz parte de suas obrigações contratuais e que a manutenção da iluminação sob sua responsabilidade se restringe ao eixo principal, acessos e saídas da via.

Já a Polícia Militar informa que realiza patrulhamento ostensivo e ações preventivas, “com o objetivo de impedir e reduzir os índices de roubos”. E que realiza mapeamentos estratégicos.


Compartilhe
Projeto de escola estadual de Araruama foca na qualificação de estudantes

Projeto de escola estadual de Araruama foca na qualificação de estudantes

novembro 1, 2024

Compartilhe Curso do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva busca desenvolver habilidades e competências voltadas ao empreendedorismo e à inovação Uma escola empreendedora, que busca algo a mais do que é ensinado dentro da sala de aula. Vocacionado ao empreendedorismo e à inovação, o Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de

RJ: Renovação de matrícula para a rede estadual de educação começa nesta sexta-feira (01/11)

RJ: Renovação de matrícula para a rede estadual de educação começa nesta sexta-feira (01/11)

outubro 31, 2024

CompartilheA Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro abrirá nesta sexta-feira (01/11), a partir das 8h, o período de renovação de matrícula para as escolas da rede estadual de ensino. Nesta primeira etapa, a inscrição será destinada aos alunos das unidades escolares vinculadas à Seeduc-RJ que desejam permanecer no mesmo colégio, mesmo curso

Tribunal do júri condena assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes

Tribunal do júri condena assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes

outubro 31, 2024

Compartilhe O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O veredicto veio seis anos, sete meses e 17 dias após o crime que chocou o país e teve repercussão mundial. ✅ Clique aqui para seguir o

Niterói Sanciona Gratificação Permanente para Servidores

Niterói Sanciona Gratificação Permanente para Servidores

outubro 31, 2024

Compartilhe O prefeito de Niterói, Axel Grael, sancionou nesta quinta-feira, 31, a lei que institui a Gratificação Permanente de Transição de Regimes (GPTR), voltada para os servidores públicos estatutários municipais. Em reunião no gabinete do prefeito, a assinatura contou com a presença de autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Milton Cal (União Brasil), e

Rio de Janeiro registra mais de 1,2 gigawatt de potência na geração própria solar

Rio de Janeiro registra mais de 1,2 gigawatt de potência na geração própria solar

outubro 31, 2024

CompartilheO Rio de Janeiro acaba de registrar mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada na geração própria solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 132 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 92 cidades, ou 100% dos

Botafogo está na final da Copa Libertadores pela primeira vez em sua história

Botafogo está na final da Copa Libertadores pela primeira vez em sua história

outubro 31, 2024

Compartilhe Apesar da derrota por 3 a 1 para o Peñarol nesta quarta-feira, no estádio Centenário, o Botafogo garantiu vaga na primeira final da Copa Libertadores da história do clube. A vantagem de cinco gols construída no jogo de ida foi crucial para o time de Artur Jorge, que agora se prepara para enfrentar o

Rio: Julgamento de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz Entra no 2º Dia

Rio: Julgamento de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz Entra no 2º Dia

outubro 31, 2024

Compartilhe No segundo dia de julgamento dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, acusados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro retoma nesta quinta-feira (data) as audiências no 4º Tribunal do Júri. O processo, transmitido ao vivo pelo tribunal, promete ser decisivo,

Peñarol x Botafogo: disputa pela vaga na final da Libertadores, onde assistir e escalações

Peñarol x Botafogo: disputa pela vaga na final da Libertadores, onde assistir e escalações

outubro 30, 2024

Compartilhe Peñarol e Botafogo se enfrentam no estádio Centenário, em Montevidéu, pelo jogo de volta da semifinal da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira, às 21h30. A partida será transmitida ao vivo pela Globo para todo o Brasil. Originalmente, o duelo estava programado para o estádio Campeón del Siglo, mas a Conmebol decidiu pela mudança ao Centenário

Flamengo e Inter duelam por vaga no G-4 do Brasileirão: onde assistir, horário e escalações

Flamengo e Inter duelam por vaga no G-4 do Brasileirão: onde assistir, horário e escalações

outubro 30, 2024

Compartilhe Flamengo enfrenta o Inter nesta quarta-feira, às 19h, no Beira-Rio, em Porto Alegre, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, que foi adiada. O confronto será transmitido ao vivo pelo Sportv e Premiere para todo o Brasil. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as

Rio: Lei Seca autua 365 motoristas por embriaguez no fim de semana

Rio: Lei Seca autua 365 motoristas por embriaguez no fim de semana

outubro 30, 2024

Compartilhe A Operação Lei Seca, ação de combate à embriaguez no trânsito coordenada pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, autuou 365 motoristas por alcoolemia entre sexta-feira (25) e domingo (27) em blitzes realizadas em todo o estado. As cidades de Maricá, Cabo Frio, Macaé, Teresópolis, Arraial do Cabo, além dos bairros

Deixe um comentário