Nova controladora da Linha Amarela herda desafios estruturais, de segurança e mobilidade

outubro 23, 2025

Compartilhe

Com a mudança de controle à vista, a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, deve passar por uma nova fase de gestão. O grupo Invepar anunciou a transferência do controle da Lamsa — concessionária responsável pela administração da via — para o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Prefeitura do Rio, mas o novo controlador encontrará um cenário repleto de desafios acumulados ao longo dos 28 anos de concessão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Com 17 quilômetros de extensão, a Linha Amarela liga a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via corta 13 bairros e 23 comunidades, que abrigam cerca de 500 mil pessoas. Mesmo com sua importância para a mobilidade carioca, a via é marcada por engarrafamentos frequentes, insegurança e problemas de manutenção.

Durante os horários de pico, o fluxo intenso compromete o deslocamento de motoristas e passageiros. Segundo o Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, as filas nos pedágios estão entre as principais causas dos congestionamentos. O coordenador do grupo, Licínio Rogério, defende a adoção do sistema Free Flow — cobrança eletrônica sem praças físicas — e o estudo para a criação de novas agulhas de acesso e saída.

“Os engarrafamentos chegam até o Túnel da Covanca em horários de rush. O fundamental é instalar na via um sistema Free Flow (pedágio eletrônico que elimina praças físicas).” sugere Rogério, que considera importante ainda a elaboração de estudo para a implantação de novas agulhas de acesso e saída da via.

Atualmente, o pedágio custa R$ 3,80, cobrado em uma praça com 20 cabines (12 manuais e 8 eletrônicas). Parte dos usuários considera o valor elevado para uma via urbana.

A sensação de insegurança é outro fator recorrente entre quem utiliza a via. Casos de assaltos e trocas de tiros preocupam motoristas e pedestres. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre janeiro e outubro deste ano, a Linha Amarela foi fechada três vezes em razão de confrontos armados. Um dos episódios mais graves ocorreu em maio, na Cidade de Deus, quando um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) morreu durante operação.

Moradores relatam situações de medo e tentativas de assalto, inclusive com abordagens violentas. No fim de setembro, a via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos durante uma operação policial no Complexo da Maré.

Os pedestres também enfrentam riscos. A iluminação precária e a presença de usuários de drogas nas 14 passarelas são queixas frequentes. Algumas estruturas apresentam ferrugem e lâmpadas furtadas, o que dificulta a travessia noturna.

Os painéis eletrônicos de mensagens, instalados ao longo da via, apresentam falhas e muitas vezes exibem informações incompletas. Incidentes graves, como o incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca, ocorrido no ano passado e que deixou mais de cem pessoas feridas, expuseram fragilidades em sistemas de ventilação e detecção de incêndio.

Uma auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluída em 2019, apontou que a Lamsa não executou integralmente obras e melhorias previstas em contrato, o que teria gerado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. As irregularidades levaram ao rompimento do contrato pela gestão do então prefeito Marcelo Crivella, mas a concessionária obteve na Justiça o direito de manter a administração da via.

O impasse se estendeu por anos, até que um acordo firmado em junho deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a concessão à Lamsa, com redução no valor do pedágio.

Apesar do novo acordo, o futuro da Linha Amarela segue indefinido. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança de controle e que avaliará as condições contratuais após o envio da documentação pela concessionária.

A Invepar limitou-se a confirmar a transferência do controle acionário, enquanto o Mubadala Capital declarou que não comentará planos ou projetos até a conclusão do processo.

Em nota, a Lamsa afirmou que “trabalha continuamente para proporcionar maior agilidade na praça de pedágio”, que manter as passarelas ao longo da via não faz parte de suas obrigações contratuais e que a manutenção da iluminação sob sua responsabilidade se restringe ao eixo principal, acessos e saídas da via.

Já a Polícia Militar informa que realiza patrulhamento ostensivo e ações preventivas, “com o objetivo de impedir e reduzir os índices de roubos”. E que realiza mapeamentos estratégicos.


Compartilhe
Dono de quiosque chora após ataque de torcedores do Peñarol: “Quem vai arcar com meu prejuízo?”

Dono de quiosque chora após ataque de torcedores do Peñarol: “Quem vai arcar com meu prejuízo?”

outubro 23, 2024

Compartilhe A tarde desta quarta-feira (23) foi marcada por cenas de violência e vandalismo na orla do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Edilson Gonçalves de Souza, proprietário de um quiosque na região, viu seu estabelecimento completamente destruído e saqueado durante uma confusão envolvendo torcedores do Peñarol, clube uruguaio que enfrenta o

Torcedores do Peñarol causam caos na orla antes do jogo contra o Botafogo pela Libertadores

Torcedores do Peñarol causam caos na orla antes do jogo contra o Botafogo pela Libertadores

outubro 23, 2024

Compartilhe Na orla do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi palco de uma violenta confusão nesta quarta-feira (23). Torcedores do Peñarol, vindos do Uruguai para acompanhar a partida de ida da semifinal da Libertadores contra o Botafogo, entraram em confronto com a polícia e causaram uma série de estragos no

RJ: Cidades da região metropolitana poderão ser afetadas por corte no abastecimento de água; entenda!

RJ: Cidades da região metropolitana poderão ser afetadas por corte no abastecimento de água; entenda!

outubro 23, 2024

CompartilheA Cedae vai realizar a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal das 4h de quinta-feira (31/10) às 4h de sexta-feira (1/11). Para executar a ação, será necessário interromper a captação de água bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que atende cerca de 2 milhões de pessoas nos municípios de São

Estado do Rio deverá ganhar novo parque dos Dinossauros, confira!

Estado do Rio deverá ganhar novo parque dos Dinossauros, confira!

outubro 23, 2024

Compartilhe A cidade de Iguaba Grande, na região da Lagoa de Araruama, no Rio de Janeiro, está prestes a ganhar um novo empreendimento turístico que promete atrair visitantes de todo o Brasil. Trata-se do resort e parque temático Ilha dos Dinossauros, com previsão de inauguração para julho de 2025. ✅ Clique aqui para seguir o

Maricá renova convênio do PROEIS e garante 170 policiais militares por dia nas ruas

Maricá renova convênio do PROEIS e garante 170 policiais militares por dia nas ruas

outubro 22, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Maricá renovou o convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), assegurando a presença de até 170 policiais militares diariamente no município. Firmado inicialmente em 2017 com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o acordo é renovado anualmente e tem sido uma peça-chave no reforço da

Niterói: Trio é preso em flagrante por roubo de materiais de obra

Niterói: Trio é preso em flagrante por roubo de materiais de obra

outubro 22, 2024

Compartilhe Três pessoas foram presas em flagrante na madrugada desta terça-feira (22) após serem surpreendidas roubando materiais de uma obra no bairro Boa Viagem, Zona Sul de Niterói. O grupo foi interceptado por policiais do 12º BPM (Niterói) enquanto tentava transportar os objetos roubados utilizando um carrinho de mão. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Maricá inaugura nova sala de cinema com programação gratuita

Maricá inaugura nova sala de cinema com programação gratuita

outubro 22, 2024

Compartilhe Nesta quarta-feira (30), às 16h30, Maricá ganhará uma nova sala de cinema com capacidade para até 100 pessoas. A iniciativa é da Rede CINE+, que inaugurará sua sexta sala no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, a maior escola de tempo integral do país. O espaço será dedicado à exibição de filmes

Rio de Janeiro em alerta para tempestade perigosa com fortes chuvas e ventos nesta sexta (18) e sábado (19)

Rio de Janeiro em alerta para tempestade perigosa com fortes chuvas e ventos nesta sexta (18) e sábado (19)

outubro 18, 2024

Compartilhe O Rio de Janeiro está entre os estados do Sudeste que devem ser atingidos por uma perigosa tempestade a partir desta sexta-feira (18), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu um aviso de nível “laranja”, indicando risco significativo de chuvas intensas, que podem alcançar até 100 milímetros por dia, e

Rio: Perseguição e tiroteio na Avenida Brasil geram pânico durante operação policial

Rio: Perseguição e tiroteio na Avenida Brasil geram pânico durante operação policial

outubro 18, 2024

Compartilhe Uma perseguição seguida de tiroteio provocou momentos de pânico na manhã desta sexta-feira (18) na Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro. Motoristas e passageiros que transitavam pelo trecho de Irajá, na Zona Norte, foram surpreendidos pelo confronto entre policiais e criminosos que tentavam fugir de uma operação contra o

Rio: Advogado é morto a tiros em Seropédica

Rio: Advogado é morto a tiros em Seropédica

outubro 18, 2024

Compartilhe Na manhã de quarta-feira (16), o advogado Luiz Gustavo da Silva Paixão, de 47 anos, foi assassinado a tiros em um sítio onde morava, localizado no bairro Carretão, em Seropédica, na Baixada Fluminense. De acordo com informações preliminares, os criminosos, vestindo roupas camufladas, invadiram a propriedade com o intuito de executar o advogado. ✅ Clique

Deixe um comentário