Nova controladora da Linha Amarela herda desafios estruturais, de segurança e mobilidade

outubro 23, 2025

Compartilhe

Com a mudança de controle à vista, a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, deve passar por uma nova fase de gestão. O grupo Invepar anunciou a transferência do controle da Lamsa — concessionária responsável pela administração da via — para o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi. A operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Prefeitura do Rio, mas o novo controlador encontrará um cenário repleto de desafios acumulados ao longo dos 28 anos de concessão.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Com 17 quilômetros de extensão, a Linha Amarela liga a Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A via corta 13 bairros e 23 comunidades, que abrigam cerca de 500 mil pessoas. Mesmo com sua importância para a mobilidade carioca, a via é marcada por engarrafamentos frequentes, insegurança e problemas de manutenção.

Durante os horários de pico, o fluxo intenso compromete o deslocamento de motoristas e passageiros. Segundo o Fórum de Mobilidade Urbana do Rio, as filas nos pedágios estão entre as principais causas dos congestionamentos. O coordenador do grupo, Licínio Rogério, defende a adoção do sistema Free Flow — cobrança eletrônica sem praças físicas — e o estudo para a criação de novas agulhas de acesso e saída.

“Os engarrafamentos chegam até o Túnel da Covanca em horários de rush. O fundamental é instalar na via um sistema Free Flow (pedágio eletrônico que elimina praças físicas).” sugere Rogério, que considera importante ainda a elaboração de estudo para a implantação de novas agulhas de acesso e saída da via.

Atualmente, o pedágio custa R$ 3,80, cobrado em uma praça com 20 cabines (12 manuais e 8 eletrônicas). Parte dos usuários considera o valor elevado para uma via urbana.

A sensação de insegurança é outro fator recorrente entre quem utiliza a via. Casos de assaltos e trocas de tiros preocupam motoristas e pedestres. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, entre janeiro e outubro deste ano, a Linha Amarela foi fechada três vezes em razão de confrontos armados. Um dos episódios mais graves ocorreu em maio, na Cidade de Deus, quando um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) morreu durante operação.

Moradores relatam situações de medo e tentativas de assalto, inclusive com abordagens violentas. No fim de setembro, a via chegou a ser bloqueada nos dois sentidos durante uma operação policial no Complexo da Maré.

Os pedestres também enfrentam riscos. A iluminação precária e a presença de usuários de drogas nas 14 passarelas são queixas frequentes. Algumas estruturas apresentam ferrugem e lâmpadas furtadas, o que dificulta a travessia noturna.

Os painéis eletrônicos de mensagens, instalados ao longo da via, apresentam falhas e muitas vezes exibem informações incompletas. Incidentes graves, como o incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca, ocorrido no ano passado e que deixou mais de cem pessoas feridas, expuseram fragilidades em sistemas de ventilação e detecção de incêndio.

Uma auditoria da Controladoria-Geral do Município (CGM), concluída em 2019, apontou que a Lamsa não executou integralmente obras e melhorias previstas em contrato, o que teria gerado um prejuízo de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos. As irregularidades levaram ao rompimento do contrato pela gestão do então prefeito Marcelo Crivella, mas a concessionária obteve na Justiça o direito de manter a administração da via.

O impasse se estendeu por anos, até que um acordo firmado em junho deste ano no Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a concessão à Lamsa, com redução no valor do pedágio.

Apesar do novo acordo, o futuro da Linha Amarela segue indefinido. A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) informou que ainda não recebeu notificação oficial sobre a mudança de controle e que avaliará as condições contratuais após o envio da documentação pela concessionária.

A Invepar limitou-se a confirmar a transferência do controle acionário, enquanto o Mubadala Capital declarou que não comentará planos ou projetos até a conclusão do processo.

Em nota, a Lamsa afirmou que “trabalha continuamente para proporcionar maior agilidade na praça de pedágio”, que manter as passarelas ao longo da via não faz parte de suas obrigações contratuais e que a manutenção da iluminação sob sua responsabilidade se restringe ao eixo principal, acessos e saídas da via.

Já a Polícia Militar informa que realiza patrulhamento ostensivo e ações preventivas, “com o objetivo de impedir e reduzir os índices de roubos”. E que realiza mapeamentos estratégicos.


Compartilhe
Niterói e Petrópolis voltam às urnas para o 2º turno neste domingo

Niterói e Petrópolis voltam às urnas para o 2º turno neste domingo

outubro 27, 2024

Compartilhe Eleitores das cidades de Niterói e Petrópolis, no Rio de Janeiro, retornam às urnas neste domingo (27) para decidir o próximo prefeito de cada município. Ao todo, 655 mil pessoas são esperadas para participar do segundo turno das eleições, com as seções eleitorais funcionando das 8h às 17h. Dos 92 municípios fluminenses, apenas 11

Guarda Municipal é flagrado agredindo torcedores nas proximidades do Estádio Nilton Santos

Guarda Municipal é flagrado agredindo torcedores nas proximidades do Estádio Nilton Santos

outubro 25, 2024

Compartilhe Imagens de câmeras de segurança registraram uma cena de violência envolvendo agentes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e torcedores do Botafogo nas imediações do Estádio Nilton Santos. No vídeo, um dos agentes atinge a cabeça de um torcedor com um cassetete, que desmaia logo em seguida. Em outra parte da gravação, o

Nova Iguaçu: Três operários morrem após queda de muro causada por fortes ventos na estação do Guandu

Nova Iguaçu: Três operários morrem após queda de muro causada por fortes ventos na estação do Guandu

outubro 25, 2024

Compartilhe Três operários perderam a vida e um quarto ficou ferido após o desabamento de um muro em um canteiro de obras da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), na estação de tratamento do Guandu, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

Falta de luz após temporal gera transtornos em São Gonçalo

Falta de luz após temporal gera transtornos em São Gonçalo

outubro 25, 2024

Compartilhe Moradores de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, enfrentam longas horas sem energia elétrica após as fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde de quinta-feira (24). Desde então, bairros como Galo Branco, Trindade, Vista Alegre e Monjolos permanecem às escuras, e o problema, que já dura mais de 16 horas,

Rio: Licenciamento de veículos com placas finais 3, 4 e 5 vence em 31 de outubro

Rio: Licenciamento de veículos com placas finais 3, 4 e 5 vence em 31 de outubro

outubro 25, 2024

Compartilhe Detran.RJ alerta para o fim do prazo de licenciamento anual e orienta proprietários sobre procedimentos digitais O Detran.RJ reforça que o prazo de licenciamento de veículos com finais de placa 3, 4 e 5 termina na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro. Após essa data, os proprietários desses veículos devem estar com a documentação

Temporal deixa bairros de Maricá e Niterói sem luz

Temporal deixa bairros de Maricá e Niterói sem luz

outubro 25, 2024

Compartilhe Maricá e Niterói enfrentam cortes de luz após chuva e ventos fortes; Enel aponta grande impacto no estado. A combinação de chuva e ventos fortes que atingiu a região metropolitana do Rio de Janeiro na tarde de quinta-feira (24) deixou vários bairros de Maricá e Niterói sem energia elétrica. Este cenário já conhecido pelos

Entenda os cinco estágios operacionais do Rio de Janeiro e a situação atual da cidade

Entenda os cinco estágios operacionais do Rio de Janeiro e a situação atual da cidade

outubro 24, 2024

Compartilhe O Centro de Operações Rio (COR) anunciou que a cidade entrou em estágio 2 às 8h35, devido a intensas trocas de tiros durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, localizado na Zona Norte. A situação provocou a interdição da Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade, na altura da

Acidente entre moto e ônibus na Ponte Rio-Niterói deixa feridos e provoca congestionamento

Acidente entre moto e ônibus na Ponte Rio-Niterói deixa feridos e provoca congestionamento

outubro 24, 2024

Compartilhe Um acidente envolvendo uma motocicleta e um ônibus na Ponte Rio-Niterói causou a interdição de uma das pistas no sentido Niterói, na manhã desta quinta-feira (24), gerando grande retenção no trânsito. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! De acordo com informações

Tiroteio na Avenida Brasil coloca Rio em estágio de alerta e impacta trânsito

Tiroteio na Avenida Brasil coloca Rio em estágio de alerta e impacta trânsito

outubro 24, 2024

Compartilhe A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de alerta 2 após intensos tiroteios na Avenida Brasil, na manhã desta quinta-feira, 24 uma das principais vias expressas da capital. A alteração no status ocorreu às 8h35, conforme comunicado pela prefeitura, que destacou os sérios impactos no fluxo de veículos na região. ✅ Clique aqui

Botafogo atropela Peñarol e fica perto da final da Libertadores

Botafogo atropela Peñarol e fica perto da final da Libertadores

outubro 24, 2024

Compartilhe Em uma noite memorável no Estádio Nilton Santos, o Botafogo deu um passo gigante rumo à final da Libertadores ao golear o Peñarol por 5 a 0, na noite desta quarta-feira (23/10). Com um segundo tempo fulminante e o apoio incondicional da torcida, o time alvinegro praticamente assegurou sua vaga na decisão, que será

Deixe um comentário