A Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), segue com as ações de desassoreamento dos rios do município, com o objetivo de reduzir os impactos das chuvas intensas previstas para os próximos meses. Nesta terça-feira (1º), o prefeito Dudu Reina visitou um trecho do Rio Botas, no bairro Moquetá, para acompanhar os trabalhos.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
“Como as chuvas mais intensas ocorrem entre novembro e março, podendo se estender até abril, estamos trabalhando há meses no desassoreamento dos rios de Nova Iguaçu com apoio de equipamentos da Prefeitura e do Estado”, destacou o prefeito Dudu Reina. “Estamos promovendo uma limpeza contínua do Rio Botas e seus afluentes para reduzir ao máximo os riscos quando a temporada de chuvas começar”.
Durante a visita, o prefeito esteve ao lado do secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e do presidente do Inea, Renato Jordão Bussiere. Na ocasião, foi reafirmado o compromisso da administração municipal com o governo estadual para a continuidade das intervenções, com a permanência dos equipamentos enquanto houver necessidade.
Segundo a Prefeitura, os meses com maior incidência de chuvas vão de novembro a abril. Por isso, os trabalhos de limpeza têm sido intensificados preventivamente em diversos pontos da cidade, especialmente no Rio Botas e seus afluentes.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também atua na limpeza de rios nos bairros Santa Eugênia, Caioaba, Miguel Couto e Prados Verdes, incluindo o Rio das Velhas (também conhecido como Rio Guaraná). De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Ferreira da Silveira, estão sendo realizadas vistorias ao longo do Rio Botas para identificar áreas críticas e, se necessário, solicitar reforços ao Inea. O objetivo é melhorar o escoamento das águas pluviais e remover resíduos acumulados.
“Estamos realizando uma vistoria completa ao longo do Rio Botas, identificando os pontos mais críticos para, se necessário, solicitar reforço ao Inea. O objetivo é melhorar o escoamento das águas pluviais, com a remoção de resíduos e lixo acumulado”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Ferreira da Silveira.
A Prefeitura disponibiliza serviço gratuito de coleta domiciliar de entulhos, móveis, galhos, eletrodomésticos e recicláveis. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones:
(21) 4141-4920 (retirada de eletrônicos)
0800 023 2626
(21) 2768-9234 / 2768-8024 (eletrodomésticos)
Ou pelo e-mail: coletaseletiva.semusd@novaiguacu.rj.gov.br
Ainda pela manhã, o prefeito participou da inauguração da nova sede da Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu, localizada em Tinguá, no campus avançado da PUC-Rio na região.