Operação investiga criminosos infiltrados em torcidas organizadas do Rio

setembro 18, 2025

Compartilhe

A Polícia Civil do Rio de Janeiro revelou que criminosos infiltrados em torcidas organizadas utilizam redes sociais e códigos próprios para planejar assaltos e ações violentas em dias de jogos. A investigação resultou na Operação Pax Stadium, deflagrada na manhã desta quinta-feira (18), pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo nove sedes de torcidas organizadas da capital. Durante as diligências, um homem morreu em confronto com policiais, outro foi preso em flagrante e um terceiro detido por posse ilegal de arma de fogo.

Segundo os investigadores, o objetivo da operação é reunir provas contra indivíduos que se aproveitam da estrutura das torcidas para cometer crimes. A ação ocorre em meio ao aumento de episódios violentos envolvendo torcedores nas últimas semanas, que resultaram em confrontos, tumultos e mortes.

O delegado titular da Draco, Álvaro Gomes, informou que foram apreendidos explosivos, cabos de enxada, celulares, notebooks e outros dispositivos eletrônicos. A quebra de sigilo dos aparelhos já foi autorizada e o material será periciado.

— Apreendemos explosivos na sede de uma dessas torcidas organizadas, assim como cabos de enxada. Em outras residências, interceptamos telefones celulares, notebooks e alguns dispositivos eletrônicos, que nos ajudarão a obter o máximo de informações para entender essa dinâmica, sobretudo das marcações das brigas — explica o delegado titular da Draco, Álvaro Gomes.

Uso de mensagens cifradas

De acordo com a polícia, os criminosos utilizavam siglas e expressões específicas para planejar ataques. Um dos códigos mais usados era “PAS”, referência a “pelotão de assalto surpresa”. Nas mensagens, os suspeitos se perguntavam se haveria “paS” (assalto) ou “paZ” (comportamento pacífico) em determinada partida.

Outro termo identificado foi “péssimo dia para vestir”, utilizado para indicar quais torcedores poderiam ser alvo. Por exemplo, a expressão “péssimo dia para vestir rubro-negro” indicava ataques a flamenguistas.

“As redes sociais se tornaram um espaço para a articulação desses crimes, potencializadas pelo anonimato garantido por apelidos e pseudônimos”, destacou o delegado.

Investigação e medidas preventivas

A Draco e o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) reforçaram que a investigação não tem como alvo as torcidas organizadas em si, mas os criminosos que se infiltram nesses grupos.

— Conseguir essas informações é o nosso real objetivo, pois acreditamos que podemos passar para uma nova fase da investigação com o que obtivermos. Isso nos garante a possibilidade de realizar uma expedição de mandados de prisão para aqueles CPFs que realmente estejam envolvidos de uma forma mais enraizada, mais próxima das atividades criminosas — explica Gomes.

Como medida preventiva, a Polícia Civil pretende ampliar o uso do sistema de reconhecimento facial já adotado no Maracanã, com o objetivo de identificar e deter suspeitos antes de novas ocorrências de violência.

Uso de mensagens secretas

Um dos códigos mais usados pelos bandidos, segundo a polícia, é “PAS” — sigla para “pelotão de assalto surpresa”. Em conversas on-line, os infiltrados perguntam entre si se haverá “paS” ou “paZ” no jogo, numa forma cifrada de indicar se pretendem praticar assaltos ou manter o comportamento pacífico.

Os criminosos também utilizavam os termos “péssimo dia para vestir” para indicar quais torcedores seriam atacados no dia. Por exemplo, se todos decidissem que seria um “péssimo dia para vestir rubro-negro”, qualquer flamenguista poderia se tornar alvos dos ataques.

— É nítido que as redes sociais viraram um espaço para marcarem essas algazarras. Um dos principais fatores que propiciam essa articulação pela internet é a questão do anonimato, já que os criminosos utilizam apelidos e pseudônimos, preservando a identidade — conta Álvaro Gomes.

O cenário de confrontos recentes envolvendo torcidas organizadas deixou mortos e feridos. Um torcedor vascaíno foi baleado e morreu; outro foi atingido no pé; e um terceiro foi morto a pauladas no último sábado.

A Torcida Jovem Fla (TJF), um dos grupos investigados, havia sido banida dos estádios por cinco anos. No dia de seu retorno, registrou episódios de violência em Copacabana, na Ponte Rio–Niterói e na linha férrea da SuperVia, em Marechal Hermes.

Diante dos novos incidentes, o Juizado do Torcedor determinou, nesta semana, que a TJF ficará novamente proibida de frequentar eventos esportivos por mais dois anos.

“Esses indivíduos não são torcedores comuns, mas criminosos disfarçados de torcedores”, reforçou o subcomandante do Bepe, tenente-coronel Guilherme.


Compartilhe
Operação Tolerância Zero aborda mais de 14 mil motocicletas em São Gonçalo

Operação Tolerância Zero aborda mais de 14 mil motocicletas em São Gonçalo

dezembro 30, 2025

CompartilheA Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo tem intensificado, em todo o município, as ações da Operação Tolerância Zero, voltada à fiscalização de motocicletas com irregularidades, especialmente relacionadas à poluição sonora. As ações são realizadas em diferentes bairros e horários e atendem a demandas apresentadas pela população. Clique aqui para

Rio recebe título de maior réveillon do mundo pelo Guinness World Records

Rio recebe título de maior réveillon do mundo pelo Guinness World Records

dezembro 30, 2025

CompartilheO Rio de Janeiro foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como sede do maior réveillon do mundo, após reunir cerca de 2,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana. O reconhecimento foi anunciado na manhã desta terça-feira, durante cerimônia realizada no palco principal da festa, na Zona Sul da cidade. Clique aqui para seguir

Rio confirma reajuste da tarifa de ônibus e alterações no modelo de remuneração

Rio confirma reajuste da tarifa de ônibus e alterações no modelo de remuneração

dezembro 30, 2025

CompartilheA Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou o reajuste da tarifa dos ônibus municipais e mudanças no modelo de remuneração das empresas que operam o sistema de transporte público. A partir de 4 de janeiro de 2026, a passagem passará a custar R$ 5,00, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira. Clique

Maricá notifica Enel via Procon e exige plano para evitar novas quedas de energia

Maricá notifica Enel via Procon e exige plano para evitar novas quedas de energia

dezembro 30, 2025

CompartilheA Prefeitura de Maricá, por meio do Procon Municipal, notificou formalmente a concessionária Enel para que preste esclarecimentos sobre as recentes interrupções no fornecimento de energia elétrica no município. A notificação também solicita a apresentação de um plano de contingência com as medidas adotadas para prevenir novas falhas no serviço. A empresa tem prazo de

Homem é baleado após discussão na Praia do Recreio

Homem é baleado após discussão na Praia do Recreio

dezembro 29, 2025

CompartilheUm homem foi baleado nas proximidades do Posto 12 da Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (28). Segundo relatos de testemunhas, dois homens armados teriam iniciado uma discussão, e a vítima, que não estaria envolvida no desentendimento, acabou sendo atingida por um disparo de arma de fogo.

Rio oferece Força-tarefa para distribui água potável gratuita durante onda de calor

Rio oferece Força-tarefa para distribui água potável gratuita durante onda de calor

dezembro 29, 2025

CompartilheO Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou, no domingo (28), uma força-tarefa para mitigar os efeitos das altas temperaturas, com a distribuição gratuita de água potável em locais de grande circulação e na orla das praias. A ação é coordenada pela Cedae e integra um conjunto de medidas voltadas à proteção da saúde

Homem é morto a tiros na Praia de Geribá, em Búzios

Homem é morto a tiros na Praia de Geribá, em Búzios

dezembro 29, 2025

CompartilheUm homem foi assassinado na tarde deste domingo no canto esquerdo da Praia de Geribá, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. O crime ocorreu em meio à movimentação de banhistas e comerciantes na orla. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Paes rebate críticas ao Palco Gospel no réveillon de Copacabana

Paes rebate críticas ao Palco Gospel no réveillon de Copacabana

dezembro 28, 2025

CompartilheO prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), manifestou-se neste domingo (28) em resposta às críticas feitas por representantes de outras religiões à realização da segunda edição do Palco Gospel no réveillon de 2026, em Copacabana. As manifestações contrárias partiram, entre outros, de um babalorixá, que questionou a presença do espaço dedicado à música

Faixa publicitária é apontada como possível fator em queda de aeronave na Zona Sul do Rio

Faixa publicitária é apontada como possível fator em queda de aeronave na Zona Sul do Rio

dezembro 28, 2025

CompartilheA faixa publicitária rebocada pela aeronave é uma das hipóteses consideradas como possível fator contribuinte para o acidente fatal ocorrido no mar, na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro. Especialistas ressaltam, no entanto, que apenas as investigações conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) poderão determinar as causas da

Rio registra três feminicídios em 24 horas

Rio registra três feminicídios em 24 horas

dezembro 27, 2025

CompartilheA Polícia Civil investiga três casos de feminicídio registrados no Estado do Rio de Janeiro em um intervalo de 24 horas. As ocorrências foram registradas no Centro do Rio, na Zona Oeste da capital e em Mangaratiba, na Costa Verde. Em um dos episódios, o suspeito morreu após ser baleado por policiais militares durante uma