A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (03/07), a Operação Bella Ciao, que resultou na prisão de dois suspeitos envolvidos em um esquema de tráfico interestadual de armas e drogas com atuação no Rio de Janeiro e em São Paulo. A investigação aponta que o grupo movimentou cerca de R$ 250 milhões.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Coordenada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), a ação tem como alvo integrantes de um consórcio formado por facções criminosas voltado ao abastecimento de armamentos e entorpecentes para o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
As prisões ocorreram nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Além dos mandados de prisão, a operação também cumpre mandados de busca e apreensão contra outros investigados, com o objetivo de aprofundar as investigações.
A apuração revelou uma complexa rede de lavagem de dinheiro, que utilizava empresas de fachada, contas bancárias de laranjas e pessoas interpostas para ocultar a origem ilícita dos recursos. O esquema contava com núcleos de atuação no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul, de onde era feita parte da logística do transporte e movimentação dos produtos ilegais.
A investigação teve como base a análise de conversas telemáticas, dados bancários e laudos periciais, que ajudaram a mapear a atuação da organização criminosa.
O governador do Estado, Cláudio Castro, destacou que uma das prioridades do combate ao crime organizado é o sufocamento financeiro dos grupos, com operações baseadas em inteligência e estratégias coordenadas. O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, reforçou a importância de desarticular os mecanismos de lavagem de dinheiro que sustentam essas facções.
As investigações seguem em andamento.