A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo tem intensificado, em todo o município, as ações da Operação Tolerância Zero, voltada à fiscalização de motocicletas com irregularidades, especialmente relacionadas à poluição sonora. As ações são realizadas em diferentes bairros e horários e atendem a demandas apresentadas pela população.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Desde o início da operação, em abril de 2025, mais de 14 mil motocicletas já foram abordadas pelas equipes de fiscalização. O foco das ações é identificar veículos com escapamentos irregulares, descargas adulteradas e ausência de placa.
Apenas em 2025, mais de 450 motocicletas irregulares foram apreendidas. Entre os casos registrados estão veículos reprovados no teste com decibelímetro, equipamento utilizado para medir o nível de ruído permitido por lei, além de motos furtadas, sem placa ou cujos condutores tentaram se evadir da abordagem. No mesmo período, foram lavrados quase dois mil autos de infração.
A Operação Tolerância Zero é realizada de forma integrada, com a participação de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação e reduzir a poluição sonora no município.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, as fiscalizações ocorrem de maneira contínua e têm contribuído para a redução das infrações e da poluição sonora, além de promover maior segurança no trânsito. A Prefeitura informa que as ações terão continuidade e deverão ser ampliadas ao longo de 2026.